SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Produção científica brasileira em neuropsicologia: análise de artigos publicados de 1930 a 1999 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Psic vol.4 no.1 São Paulo June 2003

 

EDITORIAL

 

A Revista da Vetor - PSIC já vem se constituindo como importante veículo de comunicação de trabalhos pesquisas, artigos referentes à produção científica em Psicologia em diversas áreas. Por isso neste número, o leitor terá a oportunidade de obter contribuições relevantes.

Temos artigo de João Carlos Alchieri que apresenta os indicadores quanto à produção científica na avaliação neuropsicológica no Brasil, desde 1930 até nossos dias. Essa revisão histórica, mostra como essa área da Psicologia vem tomando lugar de destaque na atuação do Psicólogo, como área de pesquisa e de intervenção clínica.

Em clínica, o artigo de Manoel Antônio dos Santos, Renata Loureiro Raspantini, Letícia Araújo Moreira da Silva e Mariana Visconti Escrivão discute o tema da adoção. Assunto este que também se insere na área da avaliação psicológica, já que procura discutir a construção da parentalidade no casal adotivo e busca avaliar os recursos psicológicos dos pais e da criança adotada, empregando instrumentos psicológicos.

Relacionando a área de avaliação psicológica e a temática da deficiência, temos três artigos. O trabalho de Rodrigo Sanches Peres trata do emprego de desenhos (teste HTP) em crianças surdas, mostrando como estas se comunicam e as suas vivências por meio dessa forma de expressão

O artigo de Aidyl M. Q. Pérez-Ramos, Maria Ângela Bonifácio e Silva, Sibele Neves Moreira e Silvia Fornazari aborda o trabalho realizado por um grupo de psicólogos da APAE de Bauru, que avalia a competência social em alunos com deficiência intelectual, empregando um Inventário de Competência Social.

Sandra Nunes Angelini e Rejane Veiga Oliveira (também trabalhando com deficientes) investigaram a possibilidade da avaliação de pessoas surdas com teste verbal de personalidade. Mostram a necessidade de algumas adaptações das normas e regras de aplicação, bem como do levantamento dos dados do teste, neste caso, o teste de Zulliger.

Em outra área da Psicologia, temos o artigo de Lucy Leal Melo-Silva que discute a formação do psicólogo em Orientação Profissional. Relata a experiência ocorrida numa universidade pública e apresenta a prática desenvolvida no Serviço de Orientação Profissional. Vale destacar que a autora apresenta contribuições advindas do emprego de diferentes técnicas psicológica, incluindo testes e entrevistas.

Ainda a respeito da área de avaliação psicológica, temos o trabalho de Nemésio Dario Vieira de Almeida que discute os aspectos fenomenológicos do psicodiagnóstico que é a resenha do livro de Monique Rose-Aimée Augras.

Contribuição relevante na área clínica é a apresentada por Marina Pereira Rojas Boccalandro que fala do arquétipo do Amor na relação terapêutica e no processo de cura. Traz reflexões para o clínico tomando por base colocações de diferentes autores, além da sua própria experiência.

Temos a honra de apresentar à comunidade científica da área da Psicologia,o artigo de Jacqueline Barus-Michel, professora da Universidade de Paris 7 e coordenadora do Laboratoire de de Psychologie Clinique Sociale et de Changement Social. O artigo é um resumo de sua obra, no qual ela coloca considerações a respeito do sofrimento, considerado como sendo tanto físico quanto moral. Discute também as distintas relações entre esse conceito e outros.

Temos certeza de que este número se insere na trajetória deste periódico, testemunha do esforço da Vetor Editora, editores e de todos os colaboradores para produzir e apresentar sempre contribuições que propiciem a tão salutar troca de experiências e intercâmbio de idéias em nosso meio científico.

Leila Cury Tardivo
Editora Responsável