SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Interesses em adolescentes que procuram orientação profissional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Psic vol.4 no.2 São Paulo Dec. 2003

 

EDITORIAL

 

Apresento ao leitor, estudante ou profissional de Psicologia, ou pessoas interessadas de outras áreas, mais um número da revista PSIC da Vetor Editora. Mantendo a periodicidade e a qualidade, o leitor encontrará neste número artigos que tratam de temas variados da ciência e da prática profissional da Psicologia de nossos dias.

O artigo de Lucy Leal Melo-Silva e colaboradoras trata dos interesses de adolescentes que procuram orientação profissional. Apresentam uma pesquisa ampla e abrangente sobre a inclinação profissional de adolescentes e ao mesmo tempo divulgam uma técnica validada em nosso país - o Teste de Fotos de Profissões (BBT Berufsbilder Test), de Achtnich. O artigo apresenta ainda a proposta de intervenção nesse tipo de atendimento.

Outros artigos trazem contribuições na área de avaliação psicológica, uma vez que tratam de testes psicológicos. Nesse momento em que esses instrumentos estão sendo revistos e validados, é importante conhecer as pesquisas que colegas estão realizando visando a esse aprimoramento.

Assim, Helena Rinaldi Rosa, apresenta um artigo que trata de uma pesquisa piloto com o teste R-2, Teste Não-Verbal de Inteligência para Crianças, realizado na cidade de São Paulo. A pesquisadora traz resultados preliminares de um trabalho de padronização da técnica em nosso meio, concluindo pela adequação da mesma ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos de idade, com as alterações que a pesquisa sugere ser convenientes.

Outros trabalhos também enfocam instrumentos psicológicos que se referem às técnicas projetivas.

Deuslira M. de Araújo Candiani e equipe apresentam um estudo de validade do teste de Zulliger. Em cuidadosa pesquisa, as autoras concluem, a partir de um trabalho estatístico, pela validade dessa técnica tradicional que se mostra muito útil na avaliação da personalidade

Tratando de técnica projetiva, nesse caso gráfica, temos artigo de Edna de Oliveira Santos e colaboradoras. As autoras apresentam uma reflexão a respeito dos modos de organização neurótico e psicótico, que podem ser expressos a partir de manifestações gráficas, e, em especial, discutem essas questões no teste do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) de Buck.

Rosângela Sanchez Grisanti e colaboradoras também empregam um instrumento projetivo gráfico, nesse caso também temático, o Procedimento de Desenhos-Estórias, para embasar as relevantes reflexões acerca do sofrimento emocional de crianças acidentadas atendidas em hospital.

Os outros artigos trazem também contribuições a partir de reflexões teóricas sobre temas relevantes.

Rosângela de Sant´Anna Dall´Agnol discute a sexualidade no contexto contemporâneo. O artigo aborda a questão considerando a relevância da contribuição de outras áreas do conhecimento, além da Psicologia, e ainda enfoca as relações entre ciência e condição humana.

A reflexão teórica, apresentada por Giovani Belintani, trata do tema da histeria, tomando por base Freud , trazendo ainda discussões a partir de um caso clínico.

Reflexões acerca da Ciência psicológica são apresentadas por Hericka Zogbi Jorge e Marisa Campio Müller em seu artigo a respeito da Psicologia dos grupos, trazendo essas reflexões para dentro do nosso grupo - o da Psicologia.

Tenho certeza de que o leitor aproveitará a oportunidade de ler, conhecer, pensar e elaborar suas idéias a partir das experiências e reflexões trazidas pelos autores dos artigos que compõem este número.

Boa leitura.

Leila Cury Tardivo
Editora Responsável