SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Professor eficaz: um instrumento de aferição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Aval. psicol. v.1 n.1 Porto Alegre jun. 2002

 

EDITORIAL

 

O lançamento do primeiro número de Avaliação Psicológica é um marco importante na trajetória do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) que vem se consolidando como Sociedade Científica. Esta revista permitirá que pesquisadores, estudantes e profissionais possam se comunicar, informar os resultados de suas pesquisas e contribuir para o fortalecimento da área e para a formação de psicólogos qualificados.

Avaliação Psicológica é uma revista científica que obedece a padrões internacionais no que diz respeito ao seu processo editorial. É a revista oficial do IBAP e é produzida em parceria com a Casa do Psicólogo. Porém, Avaliação Psicológica tem o compromisso de publicar a produção científica da área, independentemente de sua origem. O único critério para aceitação de um artigo é mérito. Todo artigo na área de avaliação que possa dar uma contribuição relevante, independentemente de seu enfoque ou metodologia, será publicado.

Nossa revista nasce em um período conturbado porém excitante e promissor. O país passa por transformações e enfrenta grandes desafios. A área da Psicologia também enfrenta importantes desafios mas, como nunca anteriormente, encontra-se organizada e motivada para lutar pela melhoria da formação, pela integração da ciência e da profissão e, em resumo, para cumprir seu papel de contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Não é por acaso que o lançamento desta revista se dá no âmbito do maior congresso de Psicologia realizado no Brasil: o I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, organizado pelo Fórum das Entidades da Psicologia brasileira, do qual o IBAP é um participante ativo.

Avaliação Psicológica nasce com uma história longa. Enfrentamos múltiplos e inusitados problemas para produzir esse primeiro número. A atual diretoria do IBAP, empossada no final de outubro de 2001, pode apenas lamentar o passado e se propor a aprender as lições. Esperamos e confiamos que, de agora em diante, teremos finalmente uma revista semestral que será objeto de orgulho para todos os interessados na área. Pretendemos que Avaliação Psicológica não se restrinja exclusivamente ao público brasileiro. A revista publicará também em espanhol e em inglês. Queremos que nossa revista circule internacionalmente, especialmente nos países ibero-americanos. Nosso Conselho Editorial reflete esse desejo e, é com muita satisfação que o primeiro número já conta com autoria internacional, o que deve aumentar nos próximos números.

Finalmente, cabe agradecer a todos os que colaboraram para permitir a produção deste número. Além dos autores, participaram ativamente diversos colegas, pareceristas ad hoc, membros da Comissão Editorial e membros do Conselho Editorial. A Casa do Psicólogo foi responsável pela arte final e impressão da revista e é também responsável por sua distribuição.

Claudio Simon Hutz
Editor

Creative Commons License