SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Teste de Fotos de Profissões (BBT-BR): Possibilidades técnicas e padrões avaliativos no BrasilRecursos para a implantação do programa de informação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Aval. psicol. v.7 n.1 Porto Alegre abr. 2008

 

RESENHA

 

Orientação profissional: teoria e prática

 

 

Denise da Fonseca Martins *

Universidade São Francisco

 

 

Lima, M. T. (2007). Orientação Profissional: Princípios Teóricos, Práticas e Textos para Psicólogos e Educadores. 1ª ed. São Paulo: Vetor. 192 pp.

A Orientação Profissional/Vocacional pode ser descrita como um processo facilitador para a escolha profissional, que engloba o autoconhecimento e o conhecimento das atividades profissionais. O livro apresentado nessa resenha está organizado em três partes. No primeiro capítulo são apresentados aspectos teóricos essenciais para o trabalho em Orientação Profissional. No segundo capítulo apresenta-se um conjunto de técnicas úteis no processo de OP. O terceiro capítulo é composto de vários artigos, referentes, em maior parte, a questões ligadas à escolha profissional.

O capítulo 1, intitulado Princípios Teóricos, apresenta conceitos importantes que abrangem a Orientação Profissional. Inicialmente, o texto é direcionado aos profissionais que desenvolvem o processo de OP, descrevendo que, de modo geral, existem dois métodos de intervenção em Orientação Profissional. O primeiro, estatístico-psicométrico, tem como base a Teoria de Traço e Fator, de Frank Parsons. Tal como previsto por esta concepção, os testes psicométricos são considerados fundamentais para que o orientador avalie os interesses e as características pessoais do indivíduo. Já o segundo método tem como foco a escuta e o diálogo, sendo que o orientador ajuda o individuo a escutar-se e desta forma, tende a promover a reflexão de questões referentes a dúvidas e dificuldades, apresentar suas expectativas, revelar suas fantasias, além de aumentar seus conhecimentos sobre os cursos e oportunidades ocupacionais. Esse método, chamado clínico-operativo, engloba testes padronizados, técnicas, testes projetivos, dramatizações, entre outros.

O livro é destinado aos profissionais que atuam na área de Orientação Profissional, entretanto este capítulo pode também auxiliar pessoas que estão diante da tomada de decisão. Sob essa perspectiva, a autora procura esclarecer para o jovem que procura a orientação profissional quais são os profissionais que auxiliam nesse processo, onde podem ser encontrados e a maneira de se realizar os atendimentos em OP. São exploradas as etapas do processo por qual o jovem passará, sendo fundamental duas etapas para que a tomada de decisão em relação à escolha profissional ocorra. A primeira engloba os interesses, aptidões e características de personalidade, para ajudar o jovem na facilitação do autoconhecimento. A entrevista psicológica, os testes de personalidade e um conjunto de técnicas são instrumentos que auxiliam na introspecção, contribuindo para que o adolescente tenha um olhar para si mesmo. A segunda etapa envolve o conhecimento das oportunidades profissionais, sendo de extrema importância que o orientando tenha o máximo de informações possíveis sobre a realidade profissional, o mercado de trabalho e os cursos de seu interesse. Teoricamente, ao término do processo de orientação profissional, o indivíduo deverá ser capaz de fazer sua escolha profissional.

Em acréscimo, a autora enfatiza que os professores do ensino médio podem exercer um papel importante na escolha profissional do jovem, uma vez que o adolescente passa por um período de intensas e significativas transformações, bem como mudanças físicas, psicoafetivas e nos valores pessoais e sociais. Sob essa perspectiva, o professor pode ser uma referência para o aluno e pode ser considerado um dos principais substitutos afetivos dos pais.

Um dos tópicos que finalizam o capítulo é a utilização da linguagem artística em Orientação Profissional. A autora indica músicas e filmes que podem ser usados durante o processo, como uma estratégia de abordar alguns aspectos que devem ser considerados no momento da escolha profissional. Lima conclui esta parte do livro, direcionando um "olhar" sobre a reopção profissional. Atualmente, existem indivíduos que tem uma impressão negativa acerca do trabalho e uma insatisfação pessoal e profissional. Desta forma, estas pessoas procuram a orientação profissional para redirecionar sua vida profissional ou até mesmo para encontrar uma mudança de atitude dentro da mesma carreira.

O capítulo 2, que tem como título as Técnicas de Intervenção, apresenta técnicas auxiliares no processo de Orientação Profissional/Vocacional, com o objetivo de fornecer subsídios para os profissionais de OP poderem atuar e melhorarem seu desempenho. As técnicas têm o intuito de facilitar a reflexão do indivíduo que busca a orientação profissional, apresentando mais didaticamente, o que foi descrito no primeiro capítulo. De acordo com a autora, as técnicas facilitarão ao orientando refletir sobre suas características, identificar seus interesses, aptidões, traços de personalidade, falar sobre sua família, ter uma visão acerca do futuro, identificar as profissões, avaliar as escolhas profissionais entre outros aspectos.

No terceiro capítulo, cujo título é "Coletânea de Textos", há a reunião de textos direcionados aos jovens que estão passando pelo processo de tomada de decisão e que necessitam de algum instrumento que os ajudem a refletir sobre o momento da escolha profissional. Alguns textos podem ser úteis a pais e professores que acompanham pessoas que estão enfrentando esse período de elaboração. Os artigos abrangem assuntos referentes ao mundo do trabalho, a escolha profissional, sobre o vestibular, sobre pais e professores e sobre relacionamento afetivo-emocional. Cada tema possui textos independentes, mas todos eles abrangem os objetivos que podem ser utilizados dentro do processo de Orientação Profissional.

Este livro pode auxiliar pessoas que estão diante da tomada de decisão e que se encontram em dúvida quanto à melhor profissão para escolher, precisam de um ponto de referência para obter maiores informações a respeito de todo o processo que envolve a orientação profissional, bem como facilitar e esclarecer sobre possibilidades e limites desse processo. Escolher uma profissão, na maioria das vezes causa angústia ao ser humano, pois se trata de uma decisão muito importante em sua vida. Esta escolha transcende a própria pessoa, refletindo perante a família e a sociedade. Existe uma grande expectativa para que a escolha profissional se realize, tornando esse um período particular na vida dos indivíduos, que normalmente tem em torno de 17 a 19 anos.

O livro Orientação Profissional: Princípios Teóricos, Práticas e Textos para Psicólogos e Educadores contribui para os profissionais da área de Orientação Profissional por reunir conteúdos teóricos e práticos. Por se tratar de um livro que resgata uma grande parte da experiência profissional da autora, algumas técnicas são bastante conhecidas, principalmente para aqueles que já possuem contato com diversos materiais da área de OP. A linguagem do livro é acessível para diferentes públicos, podendo ser utilizado por educadores ou ainda pelos próprios indivíduos que buscam responder a questões referentes à escolha profissional.

 

 

Sobre a autora:

* Denise da Fonseca Martins: psicóloga, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. E-mail: deni_fm@yahoo.com.br

Creative Commons License