SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Valores de vida em estudantes universitários de cursos tecnológicos e de humanidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Aval. psicol. v.8 n.2 Porto Alegre ago. 2009

 

EDITORIAL

 

Em julho passado ocorreu em Campinas, nas dependências da Universidade São Francisco, um amplo evento de Avaliação Psicológica, organizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e pela Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Estiveram reunidas aproximadamente mil pessoas, sendo que foram apresentados mais de 600 trabalhos, o que permite celebrar um bom momento da avaliação psicológica brasileira.

Em que pese a necessidade de desenvolvimento da área, destaque deve ser dado à formação profissional. Parece importante que se olhe atentamente para isto, de modo que a melhor qualidade da preparação do psicólogo seja revertida em ações mais seguras e de qualidade. Tenhamos esta meta e continuemos trabalhando pelo incremento pleno da Avaliação Psicológica brasileira.

As autoras portuguesas, Leonor Almeida e Patrícia Tavares pesquisaram o sistema de valores de estudantes universitários em relação às variáveis área de formação, gênero, localização e tipo de ensino. Outros aspectos estudados foram as propriedades psicométricas do Inventário de Valores de Vida, revelando boa consistência interna. O título do artigo é Valores de Vida em Estudantes Universitários de Cursos Tecnológicos e de Humanidades.

O artigo Análises Confirmatória da Escala de Atitudes para o Perdão - EFI, de autoria de Júlio Rique Neto, Cleonice P. S. Camino, Walberto S. Santos e Valdiney V. Gouveia, buscou verificar a estrutura fatorial da Escala de Atitudes para o Perdão por meio de múltiplas análises confirmatórias. Os resultados confirmaram as expectativas teóricas sobre o perdão, e algumas questões relacionadas ao uso na prática de pesquisa e na clínica foram levantadas.

O objetivo dos pesquisadores Luciana Fernandes Marques, Jorge Castellá Sarriera e Débora Dalbosco Dell'Aglio foi adaptar e validar uma escala de bem-estar espiritual, utilizando análises fatoriais e cálculo de consistência interna. Os resultados evidenciaram as qualidades psicométricas do instrumento, possibilitando a sua aplicabilidade. O título do artigo é Adaptação e validação da Escala de Bem-estar Espiritual (EBE).

Questionário do Comportamento do Motorista - QCM: Adaptação e Validação Para a Realidade Brasileira é o título do artigo de Heila Magali da Silva Veiga, Luiz Pasquali e Narla Ismail Akel Silva. O trabalho traz uma importante contribuição para a área do trânsito no Brasil, ao adaptar e verificar a estrutura fatorial de um instrumento destinado a motoristas. Os dados encontrados podem auxiliar os profissionais da área, no que se refere ao planejamento e a educação para o trânsito

Os autores Alexsandro Luiz de Andrade, Roberto Moraes Cruz, Stephan Paul e Raquel Fava de Bitencourt relatam a constução e estudo das propriedades psicométricas de uma escala para avaliar propriedades acústicas no interior de aeronaves. Os achados indicam que a escala avalia 4 fatores e possui evidências de validade e precisão. O título do artigo é Construção de Escalas de Diferencial Semântico: Medida de Avaliação de Sons no Interior de Aeronaves.

O artigo Correlações entre a EFN - Escala Fatorial de Neuroticismo e o IFP - Inventário Fatorial de Personalidade, dos autores Clarissa Marceli Trentini, Claudio Simon Hutz, Denise Ruschel Bandeira, Marco Antônio Pereira Teixeira, Marcia Toralles Avila Gonçalves e Andresa Ribeiro Thomazoni, investigou as correlações entre EFN e IFP em adultos. Os resultados indicam que alguns fatores do IFP correlacionaram-se com os da EFN, sugerindo relação entre as dimensões dos instrumentos.

O objetivo dos pesquisadores Fabiano Koich Miguel e Ana Paula Porto Noronha foi investigar a relação entre inteligência emocional e estresse em trabalhadores de um órgão público e de um hospital. Os dados revelaram diferenças nas correlações em cada local de trabalho. O título do trabalho é Estudo da Relação entre Inteligência Emocional e Estresse em Ambientes de Trabalho.

André Goettems Bastos e Cícero Emídio Vaz, compararam os resultados de exames de neuroimagem e Rorschach em crianças com Síndrome de Tourette, e encontraram correlações significativas entre os dados, indicando que há diferenças de personalidade entre crianças portadoras da síndrome e as não portadoras. O título do artigo é Estudo Correlacional entre Neuroimagem e a Técnica de Rorschach em Crianças com Síndrome de Tourette.

Evidências de Validade do teste Desenho da Figura Humana para o contexto da surdez é o artigo de Lucila Moraes Cardoso e Cláudio Garcia Capitão. A partir da aplicação do teste DFH em crianças surdas e ouvintes, os autores comparam as médias dos indicadores do instrumento bem como os indicadores emocionais. Os achados revelaram que em relação aos indicadores emocionais, os surdos apresentaram resultados significativamente diferentes, sugerindo a existência de evidências de validade do DFH para essa população.

Os autores Izabel Hazin, Síntria Labres Lautert, Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, Danielle Garcia, Ediana Gomes e Mariana Borges, aplicaram o WISC-III em crianças com altas habilidades e encontraram discrepâncias significativas entre alguns resultados. Os achados revelaram ainda que, o instrumento pode auxiliar na compreensão das dificuldades de aprendizagem dessas crianças, e indica a necessidade de padronização para populações específicas. O título do artigo é Contribuições do WISC-III para a compreensão do perfil cognitivo de crianças com altas habilidades.

O artigo Inventário de Resolução de Problemas Sociais-Revisado: Evidências de validade e precisão, de autoria de Ricardo da Costa Padovani, Patrícia Waltz Schelini e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, investigou as propriedades psicométricas da forma abreviada do Inventário de Resolução de Problemas Sociais, por meio da aplicação em adolescentes infratores e não infratores. Os resultados indicaram que o instrumento foi capaz de diferenciar os adolescentes.

Por fim, uma resenha e duas notas técnicas são apresentadas. Aristides Isidoro Ferreira, doutorando pela Universidade do Minho em Portugal, apresenta o livro Memory de autoria de Alan Baddeley, Michael Eysenck e Michael Anderson, como uma importante fonte de informação para os interessados nos estudos sobre memória. Cristian Zanon e Claudio Simon Hutz descrevem os estudos de reavaliação das propriedades psicométricas da EFN e QRR, na nota técnica intitulada Propriedades psicométricas da Escala Fatorial de Neuroticismo e do Questionário de Ruminação e Reflexão. Lucas de Francisco Carvalho e Rodolfo Augusto Matteo Ambiel apresentam a recente criação de um grupo de discussão, via email, o Grupo de Estudantes de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica (GEPAP), na nota intitulada Uma Proposta de Discussão na Área de Avaliação Psicológica no Brasil.

Ana Paula Porto Noronha, editora.

Creative Commons License