SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO (BPR-5): ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Aval. psicol. vol.9 no.2 Porto Alegre ago. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Mais um número da Revista Avaliação Psicológica é apresentado à comunidade psicológica, fruto do trabalho do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e dos vários pesquisadores que confiam seus achado de pesquisa e suas reflexões teóricas a este periódico. No presente número, quinze produtos inéditos são discutidos. Esperamos que as leituras sejam aproveitadas e incorporadas em suas práticas profissionais.

O artigo “Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): Estudo exploratório em alunos universitários”, dos pesquisadores Leandro S. Almeida, Elizabeth do Nascimento, Adriane de Oliveira Fernandes Lima, Alina Gomide Vasconcelos, Cláudia Terumi Akama e Mariana Teles Santos traz os dados de um estudo exploratório com o instrumento, a partir da aplicação em 330 alunos universitários. Como a BPR-5 só possui dados normativos para alunos até o ensino médio, a proposta é a ampliação desses dados, frente à escassez de instrumentos para esta faixa etária.

Com objetivo de verificar a relação entre a inteligência e a memória de curto prazo numa população de idosos, os pesquisadores Marina Gasparoto do Amaral Gurgel e Fermino Fernandes Sisto, utilizaram os instrumentos Teste de Raciocínio Inferencial (RIn) e o Teste Pictórico de Memória no artigo “Estudo correlacional entre inteligência e memória em idosos”. Os achados indicam que conforme aumenta a idade há um decréscimo da inteligência e da memória dos idosos.

“Fatores que afetam o desempenho na prova de matemática do SAEB: um estudo multinível” foi elaborado por Jacob A. Laros, João Luiz Pereira Marciano e Josemberg Moura-de-Andrade. A pesquisa teve como objetivo verificar quais características de alunos e escola estão associadas ao desempenho em matemática, por meio da análise dos dados do teste de matemática do SAEB, realizado em 2001.

As autoras Alessandra Gotuzo Seabra e Natália Martins Dias buscaram evidências de validade de dois instrumentos neuropsicológicos para avaliação da atenção. Com uma amostra de estudantes do ensino fundamental, os achados indicam que os testes avaliam construtos relacionados e também que a série cursada influencia os escores. O título do artigo é “Habilidades atencionais: estudo de validade de instrumentos em estudantes do Ensino Fundamental II”.

María Laura Andrés, Lorena Canet Juric e Ana García Coni relatam os estudos realizados com um instrumento de avaliação de desempenho de categorías gramaticais, para a língua espanhola. O título do artigo é “Conciencia sintáctica en niños de 5 a 8 años de edad: diseño de un instrumento y evaluación de sus propiedades psicométricas” e seus resultados revelaram que o instrumento possui propiedades psicométricas adequadas.

“Tradução e validação de conteúdo de uma bateria de testes para avaliação de Amusia” é o artigo dos pesquisadores Marília Nunes, Cybelle Maria Veiga Loureiro, Maurício Alves Loureiro e Vitor Geraldi Haase, que relata a adaptação cultural de um instrumento que avalia funções musicais. A partir das etapas de adaptação, os autores concluíram ser adequado manter os itens originais do teste.

O artigo “Reflexões sobre os Parâmetros Psicométricos do Inventário HOME versão Infant Toddler”, dos pesquisadores Letícia Gabarra Macedo, Naiane Carvalho Wendt Schultz, Ângela Hering de Queiroz, Maria Aparecida Crepaldi e Roberto Moraes Cruz, traz a descrição do instrumento bem como a sua utilização em pesquisas. Os achados versam sobre a falta de padronização do instrumento no Brasil, no entanto destacam que ele possui algumas vantagens.

O objetivo de Maycoln Leoni Martins Teodoro, Silvia Pereira da Cruz Benetti, Cristian Baqui Schwartz e Bruna Gomes Mônego foi investigar as propriedades psicométricas de um instrumento que avalia a qualidade do vínculo estabelecido entre pais e filhos durante a infância e adolescência. A existência de validade e fidedignidade do PBI foi identificado, ao mesmo tempo que foi ressaltada a sua importância em pesquisas sobre relações familiares. O título do artigo é ‘Propriedades psicométricas do Parental Bonding Instrument e associação com funcionamento familiar”.

O artigo “Tradução e Validação para a Língua Portuguesa das Escalas de Presentismo WLQ-8 e SPS-6”, dos pesquisadores Aristides Isidoro Ferreira, Luís Fructuoso Martinez, Luís Manuel Sousa e João Vieira da Cunha, relata a verificação das qualidades psicométricas de duas escalas de presentismo, para a língua portuguesa. Com a identificação dessas boas qualidades, os autores sugerem o uso dos instrumentos no contexto organizacional.

Soely A. J. Polydoro e Daniela C. Guerreiro-Casanova apresentam o processo de construção e busca de evidência de validade de uma escala de auto-eficácia. A análise fatorial indicou a existência de cinco dimensões, Auto-eficácia acadêmica, Auto-eficácia na regulação da formação, Auto-eficácia na interação social, Autoeficácia em ações pró-ativas e Auto-eficácia na gestão acadêmica, indicando a possibilidade de uso na prática docente. O título do artigo é “Escala de Auto-eficácia na Formação Superior: Construção e Estudo de Validação”.

“As Teorias da Ação Racional e da Ação Planejada: relações entre intenções e comportamentos” é o artigo dos pesquisadores Karina Moutinho e Antonio Roazzi, que apresentam um aprofundamento da TAR e da TAP, com seus conceitos e estratégias para investigação.

A realização de um levantamento bibliográfico da literatura nacional, para verificação das ferramentas disponíveis para avaliação dos transtornos da personalidade, foi o objetivo de “Instrumentos para Avaliação dos Transtornos da Personalidade no Brasil”dos pesquisadores Lucas de Francisco Carvalho, Daniel Bartholomeu e Marjorie Cristina Rocha da Silva. Por meio de buscas em bases de dados no período de 10 anos, artigos, teses e dissertações foram analisados.

O artigo “Propiedades Psicométricas de la Escala de Deseabilidad Social del Conductor (Versión en Español)” é a produção dos pesquisadores Fernando Martín Poó, Rubén Daniel Ledesma e Silvana Andrea Montes. A análise das qualidades psicométricas do instrumento foi realizada numa amostra argentina, evidenciando bons índices e a possibilidade de avaliação do estilo de condução de veículos.

Katia Puente-Palacios, Rafaella de Andrade Vieira e Raphael Andrade Nunes Freire são os autores do artigo “O Impacto do Clima no Comprometimento Afetivo em Equipes de Trabalho”, cujo objetivo foi investigar o poder explicativo do clima sobre a efetividade das equipes. Os achados evidenciaram que a qualidade das relações entre o líder e os membros bem como o espaço para a inovação e o conhecimento das demandas de desempenho podem ser considerados critérios afetivos de efetividade.

“Novas Tendências no Ensino da Avaliação Psicológica”, das autoras Caroline Tozzi Reppold e Adriana Jung Serafini, traz o relato da experiência de um curso de Psicologia com grande carga horária para disciplinas de avaliação psicológica. A relação entre teoria e prática é evidenciada, assim como uma disciplina com foco na elaboração e avaliação de programas e projetos psicossociais.

Por fim, uma nota técnica e duas resenhas são apresentadas. “Estabilidade Temporal da Escala Fatorial de Neuroticismo” de autoria de Ana Claudia Vazquez, Cristian Zanon e Claudio Simon Hutz, procurou verificar a estabilidade temporal da EFN em três momentos distintos, sendo um deles marcado por situação específica de elevação do nível de estresse dos participantes.

Marlene Alves da Silva apresenta o livro “Atualizações em Métodos Projetivos para Avaliação Psicológica”, organizado por Anna Elisa Villemor-Amaral e Blanca S. G. Werlang. A leitura é indicada, pois de modo estruturado, claro e didático, o livro oferece subsídios para a avaliação de forma quantitativa e qualitativa dos métodos projetivos utilizados pelos pesquisadores e profissionais.

Por fim, Gisele de Fátima Spineli, psicopedagoga, apresenta o livro “Cloze - Um instrumento de Diagnóstico e Intervenção”, organizado por Acácia, A. A. Santos, Evely Boruchovitch e Katya L. Oliveira, que contém um variado repertório de assuntos possibilitando o levantamento de novas questões, contribuindo para o crescimento teórico e prático do conhecimento acerca da leitura e compreensão e da utilização da técnica Cloze.

 

Ana Paula Porto Noronha, editora.


Creative Commons License