SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Adaptation studies of the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) to the portuguese population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Aval. psicol. vol.9 no.3 Porto Alegre Dec. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Chegamos ao fim de mais um ano e com ele, a publicação do terceiro número do volume 9 da Revista Avaliação Psicológica. Peço licença aos leitores, mas após seis anos à frente da editoria desse periódico, e de finalizar minhas atividades com a entrega desse número, gostaria de fazer alguns agradecimentos para aquelas pessoas que me foram caras ao longo dos anos. Claudio Hutz foi quem me „passou? a Revista e indicou meu nome para a difícil tarefa de substitui-lo. Os diretores do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica foram generosos ao permitirem que eu pudesse desfrutar dessa experiência indescritível. A Casa do Psicólogo, representada por sua diretoria e por seus colaboradores, foi parceria indispensável para a impressão da Avaliação Psicológica. Meus agradecimentos especiais aos autores, pela confiança no trabalho desenvolvido e por permitirem que o fluxo da revista fosse sempre mantido, o que culminou com a alteração de dois para três números ao ano. De igual modo, quero mencionar os pareceristas brasileiros, trabalhadores anônimos e voluntários; a eles meu sincero reconhecimento.

Nominalmente gostaria de agradecer à minha equipe, com quem partilhei alegrias e dificuldades: Fernanda Ottati, Rodolfo A. M. Ambiel, Maiana Farias Oliveira Nunes, Natália Dias e Lucas de Francisco Carvalho, assistentes do Conselho Editorial ao longo destes anos, e à época, alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; sem os quais meus dias teriam sido muito mais difíceis. Um último agradecimento é destinado à Profª Drª Sônia Regina Pasian, editora associada, que representa a parceria que o IBAP firmou com a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, com vistas a unir esforços em prol do avanço da Avaliação Psicológica brasileira. À nova equipe meus votos de sucesso. Que vocês consigam colocar a Revista em melhor condição de visibilidade e que ela receba a avaliação que realmente merece.

O artigo de Sandra Freitas, Mário R. Simões, Cristina Martins, Manuela Vilar e Isabel Santana teve como objetivo descrever as etapas do processo de adaptação transcultural do Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para a população portuguesa, além de analisar a equivalência entre a versão original e a versão final portuguesa. Os resultados mostraram que o instrumento possui boas propriedades psicométricas. O título é “Estudos de adaptação do Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para a população portuguesa”.

“Análise Factorial Confirmatória do Group Environment Questionnaire, com atletas Portugueses” é o título da pesquisa de Carla Chicau Borrego, José Carlos Leitão, Carlos Silva, José Alves e Joan Palmi, que objetivou determinar a validade da aplicação do Group Environment Questionnaire, (GEQ), como medida para avaliar a coesão de grupo em esportes de equipes, no contexto de Portugal. No que respeita os resultados, a análise fatorial confirmatória revelou bons índices.

O estudo da relação entre depressão e representações parentais negativas foi desenvolvido por Rui C. Campos, no artigo “Depressão, traços depressivos e representações parentais: Um estudo empírico”. O autor realizou a pesquisa com estudantes universitários de Portugal e confirmou a hipótese de que traços depressivos são um mediador entre representações parentais negativas e depressão.

Outra pesquisa com a temática da depressão está no artigo “Propriedades Psicométricas do Inventário de Depressão de Beck–II (BDI–II) em Adolescentes”, de autoria de Mariana Esteves Paranhos, Irani Iracema de Lima Argimon e Blanca Susana Guevara Werlang. O objetivo das autoras foi investigar as propriedades psicométricas do Inventário de Depressão de Beck–II (BDI–II) em uma amostra de adolescentes, usando para isso a comparação com a Escala de Desesperança de Beck. Os achados revelaram bons índices de validade e fidedignidade para o BDI-II.

“Adaptação e validação de uma escala de medida de cognição na ansiedade social” é o título do artigo de Paula Vagos, Anabela Pereira e Deborah Beidel. O objetivo foi avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Crenças e Pensamentos Sociais, na versão portuguesa. O instrumento foi traduzido e aplicado em jovens estudantes portugueses, juntamente com outra medida de avaliação da ansiedade e evitamento social, como uma variável de critério, sendo que os resultados evidenciaram a validade e precisão da escala.

Com o objetivo de elaborar e validar um instrumento de avaliação de violência escolar, os pesquisadores Ana Carina Stelko-Pereira, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Lucas

Cordeiro Freitas revelaram o artigo “Validade e Consistência Interna do Questionário de Investigação de Prevalência de Violência Escolar – Versão Estudantes”. Foram realizados dois estudos, o primeiro consistiu na elaboração e validação do Questionário e o segundo para verificação da fidedignidade. Os achados revelaram que o instrumento é capaz de avaliar a prevalência da violência escolar e os fatores de risco associados.

Os autores Selma de Cássia Martinelli e Fermino Fernandes Sisto buscaram investigar as orientações motivacionais de crianças de três séries do ensino fundamental, por meio de uma escala que avalia a motivação intrínseca e extrínseca. Os resultados demonstraram que as diferenças entre os anos escolares foram significativas no que se refere à motivação intrínseca, extrínseca e geral. O título do artigo é “Motivação de estudantes: um estudo com crianças do ensino fundamental”.

“O Uso da Teoria de Resposta ao Item em Avaliações Educacionais: Diretrizes para Pesquisadores” é o artigo de Josemberg Moura de Andrade, Jacob Arie Laros e Valdiney Veloso Gouveia, cujo objetivo foi discutir os pressupostos, modelos e aplicações da TRI em avaliações educacionais de larga escala. Os autores destacaram a complexidade do tema e a possibilidade de o estudo servir para pesquisadores e avaliadores educacionais.

Dentro desta mesma temática, os autores Igor Reszka Pinheiro, Flávio Rodrigues Costa e Roberto Moraes Cruz propuseram o artigo “Modelo Nominal da Teoria de Resposta ao Item: uma Alternativa”. O objetivo foi apresentar o Modelo de Resposta Nominal de Bock como uma alternativa para a parametrização dos itens de múltipla escolha, bem como para obtenção de estimativas mais precisas de traços latentes.

O relato do estudo sobre a validade de construto, por meio da análise fatorial, da Bateria de Fatores Cognitivos de Alta-Ordem BaFaCa1O é apresentado no artigo “Estrutura Fatorial da Bateria de Fatores Cognitivos de Alta-Ordem (BaFaCAlO)” de autoria de Cristiano Mauro Assis Gomes. A bateria foi aplicada em estudantes de ensino médio e os resultados revelaram que ela avalia seis habilidades de alta-ordem.

“Relação entre os Estilos Parentais e o Desempenho Intelectual de Crianças com Plumbemia” é o artigo de Denise Dascanio, Olga Maria Rolim Rodrigues e Tania Gracy Martins do Valle. O objetivo foi investigar os estilos parentais maternos e a possível relação com o desempenho acadêmico de crianças com e alta e baixa plumbemia, por meio do WISC-III e IEP. Os achados revelaram que as crianças com alta plumbemia apresentaram prejuízos no WISC, embora o predomínio de práticas educativas negativas estivesse presente em todas as crianças.

Os autores Cristiana Rezende Gonçalves Caneda e Maycoln Leôni Martins Teodoro tiveram como objetivo verificaram as propriedades psicométricas de uma escala para porte de arma. Os achados indicaram bons índices, o que favorece o uso do instrumento. O título do artigo é “Desenvolvimento e Investigação de Propriedades Psicométricas da Escala Motivacional para Porte de Arma (EMPA)”

“Escala de Suporte Laboral (ESUL) e Escala de Satisfação no Trabalho: Evidencias de Validade” é o artigo desenvolvido por Makilim Nunes Baptista, Fabián Javier Marín Rueda, Mayra Silva de Souza, Ingo Degenhardt e Ivani Genghini Nicoletti. O objetivo dos autores foi a busca de evidências de validade para a ESUL por meio da correlação com a EST. Os resultados apontaram correlações entre os instrumentos, denotando que o aumento do suporte laboral, aumenta a satisfaça no trabalho.

Por fim, duas resenhas e uma nota técnica são apresentadas. Juliane Callegaro Borsa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresentou o livro Avanços em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes,organizado por Claudio Hutz na resenha intitulada ”Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Crianças d Adolescentes”. A outra resenha foi proposta por Zélia Maria Freire de Oliveira da Universidade Católica de Brasília, na qual apresenta o livro “Medidas de Criatividade”, organizado por Eunice M. L. Soriano de Alencar, Maria de Fátima Bruno-Faria e Denise de S. Fleith. A nota técnica é de autoria de Sally Karina Brodski, Cristian Zanon e Claudio Simon Hutz da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada “Adaptação e Validação do Questionário sobre Traumas na Infância (QUESI) para uma Amostra Não-Clínica”.

 

Ana Paula Porto Noronha, editora.


Creative Commons License