SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Positive and negative affect scale for adolescents: adaptation, standardization and validity evidence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Aval. psicol. vol.11 no.1 Itatiba Apr. 2012

 

EDITORIAL

 

 

Imediatamente antes do fechamento deste primeiro número do volume de 2012, fomos favoravelmente surpreendidos com a notícia de que a revista Avaliação Psicológica havia sido enquadrada na categoria B1 do Qualis-Capes. Indubitavelmente o reconhecimento do valor do periódico pela comissão avaliadora refletiu o trabalho da equipe anterior, cuja editora responsável foi a Drª Ana Paula Porto Noronha. A nossa responsabilidade agora foi aumentada, visto que o próximo desafio é mudar do atual patamar B para o A. Sabemos que essa não é uma tarefa nada simples, pois muitos periódicos brasileiros estão se empenhando para galgar os patamares superiores.

No entanto, para além do enquadramento no Qualis, necessitamos ganhar mais visibilidade para que os interessados no tema, estudantes, profissionais e pesquisadores, possam se beneficiar com a leitura dos conteúdos da revista. Nosso intuito é que os artigos aqui publicados tenham muitos acessos de pessoas no Brasil e no exterior. Esperamos que a cada dia eles sejam mais citados, visto que essa é uma medida que corresponde ao quanto os artigos aqui publicados são recuperados e usados para o aprimoramento da prática e da formação profissional. Vale ressaltar que desejamos que prioritariamente eles sejam usados pelos pesquisadores da área, tanto para a fundamentação de seus estudos como para serem cotejados com os dados empíricos por eles obtidos. Sob essa perspectiva divulgamos no presente fascículo os artigos que se seguem.

No primeiro, intitulado "O Zulliger e as Constelações do Rorschach no Sistema Compreensivo", as autoras Renata da Rocha Campos Franco e Anna Elisa de Villemor-Amaral, analisaram se as Constelações, utilizadas no método de Rorschach, se aplicavam ao Zulliger, com base no mesmo sistema de interpretação. Os escores de um grupo de pacientes psiquiátricos, comparados com um grupo de não-pacientes, foram mais significativos quando envolveram psicopatologias relativas à esquizofrenia e à depressão.

José Roberto Leite e Tânia M. B. Loricchio elaboraram a pesquisa "Estresse, ansiedade, crenças de autoeficácia e o desempenho dos bacharéis em Direito", com o objetivo de avaliar as relações entre estresse, ansiedade e crenças de autoeficácia com o desempenho, nas duas fases do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Os participantes responderam aos inventários de Ansiedade Traço-Estado do Spielberger - IDATE, ao Inventário de Stress de Lipp - ISSL e a um Inventário de Autoeficácia. Os resultados do estudo demonstraram que candidatos sem sintomas de estresse têm duas vezes mais chance de serem aprovados em relação a candidatos com estresse.

A "Relação das variáveis idade e escolaridade com desempenho escolar de estudantes de ensino fundamental" é o título do artigo de Leila Oliveira Brito, Rodolfo A. M. Ambiel, Sílvia Verônica Pacanaro, Edla Grisard, Gisele Aparecida da Silva Alves, Ivan Sant’ Ana Rabelo e Irene F. Almeida de Sá Leme. Nele, alunos do ensino fundamental responderam ao Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados apontaram para a existência de relação entre o nível de escolaridade e desempenho escolar, mas não com a idade. Foi ressaltada a necessidade de atualizações de normas para interpretação dos resultados do TDE.

Tatiana de Cássia Nakano e Luciana Gurgel Guida Siqueira buscaram evidências de "Validade de conteúdo da Gifted Rating Scale (versão escolar) para a população brasileira". Após tradução e adaptação dos itens, seis estudantes de pós-graduação atuaram como juízes, classificando os 72 itens que compõem o instrumento em subfatores. De uma forma geral, os resultados apontaram a adequação da versão brasileira aos conteúdos do modelo que ela pretende avaliar.

A pesquisa de Hugo Ferrari Cardoso e Makilim Nunes Baptista, intitulada "Escala de Suporte Laboral: construção e estudo das qualidades psicométricas" teve como objetivos construir uma Escala de Suporte Laboral (ESUL) e realizar estudos de evidência de validade de construto e análise da confiabilidade. Os dados foram coletados em 312 universitários trabalhadores e os resultados mostraram propriedades psicométricas adequadas do instrumento.

"Transtornos psicológicos em adolescentes socioeducandos", de Carolina Cardoso de Souza e Ana Cristina Resende, é um trabalho que abordou dois estudos de caso e teve como objetivo fazer a descrição da personalidade de um adolescente que cometeu furto e de uma adolescente que cometeu um homicídio. Por meio de entrevista semiestruturada, o Teste das Matrizes Progressivas Raven e o Método de Rorschach (Sistema Compreensivo) as autoras identificaram diferentes transtornos psíquicos nos adolescentes o que as levou a questionar a forma como são tratados os socioeducandos.

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota é a autora do artigo "Considerações Metodológicas e Conceituais sobre a construção de instrumentos de avaliação das habilidades metalinguísticas", que apresenta um panorama das questões conceituais e metodológicas que precisam ser consideradas na construção de instrumentos que medem essas habilidades, especialmente as que dizem respeito à definição do construto, às unidades linguísticas avaliadas e às adaptações para o português de tarefas realizadas em outras línguas.

"Escala de Afeto Positivo e Negativo para Adolescentes: Adaptação, Normatização e Evidências de Validade", é o título do trabalho de Joice Dickel Segabinazi1, Maxciel Zortea, Cristian Zanon, Denise Ruschel Bandeira, Claudia Hofheinz Giacomoni e Claudio Simon Hutz. Seu objetivo foi adaptar uma escala de afetos positivos e negativos para adolescentes. Foram verificadas correlações positivas de afeto positivo com autoestima e satisfação de vida, e negativas de afeto negativo com estas variáveis. Ademais, os autores identificaram escores de afetos positivos mais elevados em meninos e escores de afetos negativos mais elevados em meninas e forneceram normas regionais para interpretação dos escores.

Para descrever o processo de adaptação transcultural do Teste de Recordação Selectiva Livre e Guiada (TRSLG) para a população portuguesa, Raquel Lemos, Cristina Martins, Mário R. Simões e Isabel Santana elaboraram o artigo "Estudo de adaptação do Teste de Recordação Selectiva Livre e Guiada para a população portuguesa". O TRSLG está fundamentado em um novo paradigma na avaliação da memória, cujos resultados não são confundíveis com os do envelhecimento normal, visto ter revelado sensibilidade e especificidade elevadas na diferenciação entre Doença de Alzheimer e controles saudáveis ou outras formas de demência.

O artigo "Escala de crenças no mundo injusto (UWS): evidências de validade fatorial, convergente e precisão", de Carlos Eduardo Pimentel, Viviane Andrade Prado Maynart, Igor Soares Vieira, Tamara dos Santos Mendonça e Alessandra Maia Vasconcelos Santos, teve como objetivo principal verificar evidências de validade e precisão da Escala de Crenças no Mundo Injusto. Os autores concluíram que a UWS é uma medida unifatorial válida e precisa.

Marcelo Gulini Chiodi e Solange Muglia Wechsler verificaram a validade convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock Johnson- III (WJ-III) versão Ampliada, comparando-a com a Bateria WJ-III versão Padrão, no "Estudo de Validade Convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson-III - Versão Ampliada". Os resultados obtidos indicaram que a bateria ampliada possui validade convergente com a WJ-III Padrão, podendo enriquecer ainda mais as possibilidades de instrumentos para avaliação intelectual.

Com o objetivo de acrescentar à literatura indícios de validade da Escala de Satisfação no Trabalho, de Siqueira, Francisco Antonio Coelho Junior e Cristiane Faiad realizaram o estudo "Evidências de Validade da Escala de Satisfação no Trabalho", testando-a em uma amostra de Segurança Pública. A escala se mostrou confiável, sendo importante instrumento gerencial no diagnóstico de satisfação no trabalho.

Neste número ainda está publicada a resenha de Jeferson Gervasio Pires sobre o livro "Avaliação Psicológica. É um guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia" que se propõe a abordar temas da psicometria, usando uma linguagem acessível a quem se inicia na área. Por fim, ainda é apresentada uma nota técnica de José Humberto da Silva-Filho sobre o "Acessório para aplicação do teste Wisconsin de classificação de cartas", referindo- -se a um dispositivo simples que tem se mostrado útil na aplicação da versão impressa do WCST, principalmente com crianças e com idosos e também na aplicação da versão assistida por computador.

 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Editora responsável