SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Análise fatorial confirmatória do neo-ffi utilizando parcelização de itens e método bootstrap índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Aval. psicol. vol.11 no.2 Itatiba abr./jun. 2012

 

EDITORIAL

 

 

No segundo fascículo do ano de 2012, a revista Avaliação Psicológica publica artigos que trazem importantes contribuições para que o conhecimento sobre os temas focalizados sejam ampliados. Com artigos empíricos e teóricos, estudiosos brasileiros e estrangeiros compartilham seus conhecimentos, colaborando com o desenvolvimento da área, fornecendo os resultados alcançados com suas pesquisas e com suas reflexões. Por fim, além de uma resenha, este número conta também com uma nota técnica sobre o ensino de avaliação psicológica que pretende prover elementos para uma ampla discussão sobre aspectos indispensáveis para a formação dos psicólogos brasileiros.

No primeiro artigo, "Análisis factorial confirmatorio del NEO-FFI utilizando parcelización de ítems y método bootstrap", Marcos Cupani, Marcelo Vaiman, María Laura Font, Fabiana Pizzichini e Belén Saretti se propuseram a realizar uma análise fatorial confirmatória em universitários argentinos para avaliar a estrutura fatorial do NEO-FFI. Os autores observaram que o modelo construído com parcelas estatísticas, e que contempla os fatores como oblíquos, embora tenha apresentado os melhores índices de ajuste em comparação ao resto dos modelos avaliados, elas não foram ótimas.

O trabalho intitulado "Questionário de estilos de defesa: avaliação psicométrica e redefinição conceitual", de Hudson W. de Carvalho, Andrea V. Santesso Caiuby, Maria Inês Quintana, Miguel Roberto Jorge e Sérgio Baxter Andreoli, relata o estudo psicométrico do Questionário de Estilos de Defesa, com uma amostra de população carcerária do Estado de São Paulo. Chegaram à conclusão que o instrumento parece avaliar uma dimensão não patológica de sofrimento e três de enfrentamento; entretanto, não houve suporte empírico e conceitual para sua utilização clínica.

A pesquisa com o título "Eficácia coletiva de professores: análise de escalas internacionais de avaliação" teve o objetivo de analisar as escalas de avaliação da eficácia coletiva de professores com base na perspectiva da Teoria Social Cognitiva. Para tanto, Marilda Aparecida Dantas, Daniela Couto Guerreiro-Casanova e Roberta Gurgel Azzi realizaram buscas de escalas em bases de dados, considerando publicações datadas a partir de 2000. Foram encontradas quatro escalas publicadas, todas elaboradas em contexto internacional, sendo que a maior parte atende aos principais requisitos propostos por Bandura e apresentam evidências de validade.

Com o título "Interesses profissionais e personalidade: um aporte para a integração dos construtos", o trabalho de Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Ana Paula Porto Noronha e Maiana Farias Oliveira Nunes buscou relações entre interesses profissionais, medidos pela Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e os traços de personalidade, medidos pela Bateria Fatorial de Personalidade em estudantes do ensino médio. Os autores verificaram que, de modo geral, as associações entre interesses e personalidade foram baixas e, em muitos casos, não significativas.

Mariana Teles Santos e Carmen Elvira Flores- Mendoza divulgam um estudo de adaptação de instrumento para avaliação de crianças pré-escolares no texto intitulado "Adaptação do Eysenck Personality Questionnaire Júnior para pré-escolares – versão heterorrelato". Associações positivas foram encontradas entre a dimensão de Psicoticismo e dimensões da escala de Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade, indicando a validade da medida. Os resultados sustentam boa qualidade psicométrica do instrumento.

"Uso da análise fatorial exploratória em psicologia" é o título da pesquisa de Bruno Figueiredo Damásio. Nela, o objetivo foi o de discutir alguns dos principais aspectos dessa técnica, apresentando estudos atualizados sobre o tema. O autor pretendeu auxiliar pesquisadores da área da Psicologia a realizarem análises fatoriais exploratórias com maior discernimento teórico e metodológico.

O estudo de Sayonara Helena Thadeu, Maria Cristina Ferreira e Cristiane Faiad teve como objetivo discutir as especificidades e características do processo seletivo e da avaliação psicológica no contexto da segurança pública. Para tanto, apresentam-se no artigo "A avaliação psicológica em processos seletivos no contexto da segurança pública" as principais técnicas utilizadas neste processo e os aspectos mais específicos da avaliação psicológica em seleção de pessoal na área da segurança pública.

No estudo "Psicopatia e comportamentos interpessoais em detentos: um estudo correlacional", Roberta Salvador Silva, Tárcia Rita Davoglio, David Kosson, Gabriel José Chitto Gauer e Silvio José Lemos Vasconcellos verificaram a relação entre psicopatia e a manifestação de comportamentos interpessoais em detentos de regime fechado. Foram utilizadas a escala Hare (PCL-R) e a Medida Interpessoal de Psicopatia (IM-P). Os resultados evidenciaram correlação estatisticamente significativa entre os escores totais e indicaram que a IM-P pode ser considerada um instrumento auxiliar para a avaliação da psicopatia.

Os autores Altemir José Gonçalves Barbosa e Lara Carolina desenvolveram o estudo "Escala de características de leitura: evidências de validade" para testar hipóteses que previam sua unidimensionalidade, consistência interna e correlação expressiva e positiva com o Teste de Desempenho Escolar, Teste de Cloze e leitura de palavras isoladas. As hipóteses foram parcialmente corroboradas.

Jean Carlos Natividade, Mônica Colognese Barros e Claudio Simon Hutz verificaram, no artigo "Influência da flexão de gênero dos adjetivos em instrumentos psicológicos em português", a influência da flexão de gênero de adjetivos descritores de personalidade na caracterização de homens e mulheres. Os resultados indicaram que os adjetivos flexionados no feminino foram considerados mais representativos de mulheres e o contrário ocorreu para os mesmos adjetivos flexionados no masculino. Os autores indicaram que a flexão de gênero dos termos utilizados em instrumentos psicológicos pode interferir no endosso de itens em função do gênero do respondente e, desta forma, comprometer a validade dos testes.

"Evidências de validade do Raven MPA pela sua relação com a Prova de Raciocínio Abstrato" é a pesquisa de Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes, Alexander Reinhard Rudolf Manfroi Melzer, Gabrielli Tochetto Rodrigues, Luciane Guisso, Micheli Sotili, Cassandra Melo Oliveira e Maiana Farias Oliveira Nunes. Os autores relataram uma correlação moderada entre os instrumentos, sugerindo evidências de validade favoráveis para o Raven MPA.

Elizabeth Bozoti Pasin, Maria das Graças Vasconcelos Paiva e Denise Rocha Correa Lannes pretenderam mapear fatores psicológicos e relacionais que podem atuar para um melhor ou pior desempenho dos alunos. Em seu estudo "Associação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental" investigaram a interação entre o nível de estresse, a competência percebida, a autoestima geral e o rendimento escolar de um grupo de 48 alunos do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram um rendimento escolar significativamente menor em alunos com estresse excessivo e/ou competência percebida baixa.

O artigo "Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): evidências de validade para idosos" traz resultados desta medida comparada com os de outros dois instrumentos de memória visual. As autoras, Adriana Mokwa Zanini, Gabriela Peretti Wagner, Jerusa Fumagalli de Salles, Denise Ruschel Bandeira e Clarissa Marceli Trentini contaram com uma amostra de 29 idosos sem indicadores de depressão ou demência. Os resultados apontaram evidências de validade convergente entre o BVRT e o Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M) e indicaram que o BVRT também possui um cunho verbal, apesar de seus estímulos com figuras geométricas abstratas.

Ricardo Primi, em sua pesquisa "Psicometria: fundamentos matemáticos da teoria clássica dos testes", revisitou textos clássicos em psicometria e apresentou os fundamentos matemáticos da Teoria Clássica dos Testes. O texto interessa àqueles que queiram ampliar seu conhecimento nos conceitos de psicometria, entendendo de onde surgem as principais fórmulas usadas na prática psicométrica de análise de testes e escalas.

"Diretrizes para o ensino de avaliação psicológica" é uma nota técnica elaborada por Maiana Farias Oliveira Nunes, Monalisa Muniz, Caroline Tozzi Reppold, Cristiane Faiad, José Maurício Haas Bueno e Ana Paula Porto Noronha. Nela, é apresentada uma proposta de diretrizes para o ensino de avaliação psicológica no Brasil. Os autores respeitaram e indicaram todas as resoluções do Conselho Federal de Psicologia e do Código de Ética Profissional do psicólogo.

Adriana Munhoz Carneiro resenhou o livro "A família e o idoso: desafios da contemporaneidade". A autora considerou que a compilação dos trabalhos relacionados ao idoso contribui com o cenário da psicologia do envelhecimento, principalmente por sua escassa literatura disponível. Considerou que o livro é uma importante ferramenta de apoio aos que estudam ou que possuem maior interesse em estudar o processo de envelhecimento nas relações sociais, principalmente, a família.

 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Editora responsável