SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estudio psicométrico del Test Computarizado de Percepción de Emociones Primarias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión On-line ISSN 2175-3431

Aval. psicol. vol.13 no.1 Itatiba abr. 2014

 

EDITORIAL

 

 

Iniciamos o ano de 2014 compartilhando com os interessados em Avaliação Psicológica mais um número da revista que traz contribuições relevantes para a área. Importante salientar que nele estão congregados trabalhos de autores nacionais, de várias regiões brasileiras, e autores estrangeiros que se propuseram a usar o espaço editorial da nossa revista para divulgar os resultados de suas pesquisas. Agradecemos a todos os pesquisadores que veem a Avaliação Psicológica como uma alternativa para compartilhar com a comunidade científica suas importantes produções, tal como resumidas a seguir.

No primeiro artigo, Fabiano Koich Miguel e Ricardo Primi, intitulado "Estudo psicométrico do Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias", tiveram como objetivo estudar as características psicométricas, mais especificamente a estrutura fatorial, índices de ajuste, precisão e DIF do teste. As análises indicaram adequação das estruturas de um e três fatores, o que é discutido em detalhes pelos autores.

A pesquisa relatada no artigo "Comportamentos de risco para transtornos alimentares em atletas: associação com diversas características", Leonardo de Sousa Fortes e Maria Elisa Caputo Ferreira, utilizaram o Eating Attitudes Test (EAT-26), Body Shape Questionnaire e a Commitment Exercise Scale para avaliar comportamento de risco para TAs, insatisfação com a imagem corporal (IC) e grau de comprometimento psicológico ao exercício (GCPE). Os resultados indicam que a imagem corporal é a variável que mais está associada aos transtornos alimentares.

No terceiro artigo "Propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação do envolvimento paterno: revisão de literatura" de Lauren Beltrão Gomes, Carina Nunes Bossardi, Roberto Morais Cruz, Maria Aparecida Crepaldi e Mauro Luís Vieira são recuperados estudos científicos sobre o tema realizados entre 2000 e 2012. Os autores apontam a carência de métodos quantitativos para avaliar o envolvimento paterno.

Por sua vez, no quarto artigo, intitulado "Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A): evidências de validade com o Big Five", os autores Cássia Aparecida Bighetti, Gisele Aparecida da Silva Alves e Makilim Nunes Baptista apresentam as evidências de validade da escala, mostrando a relação identificada entre os resultados por ela fornecidos e os obtidos com esse importante instrumento de avaliação da personalidade.

"Metodologias de estimação da Inteligência Pré-Mórbida na identificação do declínio cognitivo" é o título do trabalho de Lara Alves, Mário R. Simões e Cristina Martins, que apresenta uma abordagem histórica do desenvolvimento das várias metodologias de estimação da IPM, sistematizando e analisando a validade desses métodos, desde as primeiras abordagens qualitativas, às recentes estratégias mais quantitativas.

Patrícia Alvarenga e Maria Ángeles Cerezo elaboraram o artigo "Fidedignidade da versão brasileira do Sistema SOCIII para análise da interação mãe-criança". Os resultados oportunizaram a discussão de problemas relativos à estimação de níveis satisfatórios de fidedignidade em algumas categorias de comportamentos infantis e soluções que podem ser adotadas durante o treinamento para evitar tais problemas.

A investigação de Arielle Sagrillo Scarpati, Valeschka Martins Guerra e Camila Nogueira Bonfim Duarte, publicada sob o título "Adaptação da Escala de Aceitação dos Mitos de Estupro: evidências de validade" identificaram evidências de validade em uma amostra de estudantes de Direito. Também verificaram diferenças com relação ao gênero dos respondentes e associações com a desejabilidade social, idade e religiosidade. As autoras concluíram que a escala proposta apresenta parâmetros psicométricos aceitáveis para utilização em pesquisas futuras.

O objetivo do estudo "Avaliação da tomada de decisão utilizando questionários: revisão sistemática da literatura", de Laura Damiani Branco, Charles Cotrena, Caroline Oliveira Cardoso e Rochele Paz Fonseca, foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de questionários para a avaliação dessa importante função executiva em adultos saudáveis. Os autores observaram uma escassez de questionários padronizados que possibilitassem sua avaliação da tomada de decisão em suas principais propostas teóricas.

Sob o título de "Características pessoais, familiares e escolares: estudo comparativo entre superdotados e superdotados underachievers", Vanessa Terezinha Alves Tentes e Denise de Souza Fleith demonstram que o reconhecimento da existência de superdotados underachievers tem implicações quanto à caracterização dos indivíduos superdotados e dos critérios para sua identificação.

No trabalho de Renato G. Carvalho e Rosa F. Novo "Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial" é analisada a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam como estudantes. Os resultados foram discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e percepções subjetivas dos indivíduos.

O estudo de Katya Luciane de Oliveira, Sandra Maieski, Andrea Carvalho Beluce, Gracielly T. de Oliveira e Andressa dos Santos denominado "Propriedades psicométricas de uma escala de motivação e estratégias para aprender", apresenta evidências de validade e índices aceitáveis de consistência interna. As autoras ressaltam a necessidade de aprofundamento, construção de novos itens ou reformulação daqueles já existentes.

"Construção e validação da escala de atributos desejáveis do(a) parceiro(a) ideal" é o título do trabalho de Valdiney Veloso Gouveia, Marina Pereira Gonçalves, Ana Isabel Araújo de Brito Gomes e Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho. Os autores chegaram à conclusão que a escala apresenta características psicométricas adequadas, podendo ser utilizada em estudos futuros.

"Evidências de validade da escala ‘Student Alienation and Trauma Survey – R", de Paloma Pegolo de Albuquerque e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, é uma pesquisa que procurou evidências de validade de conteúdo e de construto, apontando para a viabilidade da utilização do instrumento no contexto brasileiro. As autoras ponderam sobre a necessidade de estudos de validação externa

O objetivo do estudo "Parâmetros psicométricos da Escala Internacional de Inteligência Leiter-R para Crianças Pré-Escolares" de Tatiana Pontrelli Mecca, Daniela Aguilera Moura Antonio, Alessandra Gotuzo Seabra e Elizeu Coutinho de Macedo foi verificar as qualidades psicométricas da medida. Os resultados sugeriram sua adequação, visto que atende os requisitos básicos que atestam a qualidade do instrumento para uso nessa população.

Giovanna Wanderley Petrucci, Juliane Callegaro Borsa, Altemir José Gonçalves Barbosa e Sílvia Helena Koller elaboraram o artigo "Adaptação cultural e evidências de validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno". Os autores constataram que a versão adaptada da escala demonstra ser uma medida útil para a avaliação da qualidade da interação professor-aluno no contexto brasileiro.

Na nota técnica "Caracterização e Avaliação de um Procedimento de Coleta de Dados Online (CORP)", João Wachelke, Jean Natividade, Alexsandro de Andrade, Rafael Wolter e Brigido Camargo propõem um procedimento misto contendo características de abordagens por correio eletrônico, precedido por uma breve apresentação realizada pessoalmente em sala de aula. O procedimento realizado com esses parâmetros apresentou boa relação custo benefício para pesquisas com populações acadêmicas e escolares.

Vale lembrar que o conteúdo deste fascículo, bem como dos anteriores, está disponível integralmente no site do PePsic na BVS-Psi no link http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1677-0471&lng=pt&nrm=iso.

Leiam e divulguem aos colegas!

 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Editora responsável