SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Metáforas e pensamento divergente: criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Aval. psicol. vol.13 no.2 Itatiba ago. 2014

 

EDITORIAL

 

 

Com muita satisfação apresentamos o segundo fascículo de 2014 da nossa revista, que contém textos de relatos de pesquisas empíricas e de revisão atinentes à área de avaliação psicológica. Os artigos aqui publicados incluem contribuições de autores de diversas regiões do país. Para nós, o aumento da demanda de manuscritos para serem apreciados pela revista é um sinal, não só da confiança dos pesquisadores na eficácia do processo editorial, mas também o reconhecimento da visibilidade que a revista Avaliação Psicológica tem como veículo de divulgação da ciência.

A parceria entre pesquisadores portugueses (Ana Paula David e Maria de Fátima Morais) e brasileiros (Ricardo Primi e Fabiano Koich Miguel) sobre medidas de criatividade resultou no texto Metáforas e pensamento divergente: criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Os resultados sugerem que a escola tem participação importante no desenvolvimento da criatividade em seus alunos, sendo também discutido pelos autores a relação da criatividade com o desempenho escolar.

O segundo artigo de Carla Luciano Codani Hisatugo e Latife Yazigi denominado Estudo exploratório com indivíduos com depressão por meio do Rorschach, Sistema Compreensivo foi realizado com indivíduos diagnosticados com depressão (dois grupos), comparados a outro grupo com transtornos mentais, mas sem depressão. Foi observado que embora alguns indicativos do Rorschach tenham sido comuns aos três grupos, outros só estiveram presentes nos grupos de depressivos.

A parceria profícua entre pesquisadores portugueses (Maria de Fátima Morais; Leandro Silva Almeida e Ivete Azevedo) e brasileiros (Eunice Maria Lima Soriano de Alencar; Denise de Souza Fleith) se reflete no artigo Validação portuguesa do inventário de práticas docentes para criatividade na educação superior, cujas características psicométricas, em termos de precisão e validade, se mostraram adequadas. O instrumento pode ser considerado como uma ferramenta útil para a pesquisa e diagnóstico de condutas docentes quanto ao estímulo à criatividade.

O estudo de Pedro F. Bendassolli, Joatã Soares Coelho Alves e Camila Costa Torres apresenta a adaptação e evidências de validade do Inventário sobre significado do trabalho de profissionais de indústrias criativas, originalmente proposto por pesquisadores espanhóis. Os resultados da análise fatorial exploratória foram coerentes com os domínios conceituais do modelo teórico de referência. Os índices de confiabilidade obtidos também sugerem a adequação do instrumento.

Considerando a importância de oferecer novos instrumentos para o diagnóstico infantil, Flávia Helena Zanetti Farah, Lucila Moraes Cardoso e Anna Elisa de Villemor-Amaral escreveram o artigo Precisão e validade do Pfister para avaliação de crianças. Os achados sobre o uso do instrumento foram alentadores, não só por se considerar as evidências de validade obtidas, como também pelos bons indicadores de precisão entre avaliadores.

O sexto artigo Prejuízos de funções executivas em usuários de cocaína e crack, de autoria de Vinícius Renato Thomé Ferreira e Bruna Tolotti Colognese relata as alterações neuropsicológicas de pacientes usuários de drogas psicoativas. Os resultados das avaliações com instrumentos psicológicos apontaram prejuízos vários, tanto na cognição como no comportamento manifesto, o que prejudica a aderência necessária ao tratamento.

Estresse em um fio de cabelo: revisão sistemática sobre cortisol capilar revela como os avanços tecnológicos podem resultar em mais uma medida de estresse, ampliando a precisão de inventários psicológicos, comumente empregados. Andressa Melina Becker da Silva e Sônia Regina Fiorim Enumo fazem uma revisão sistemática de estudos que utilizam a técnica, revelando que esse exame constitui uma medida potencialmente útil em contextos clínicos e esportivos.

Partindo do pressuposto de que é importante que contemos com medidas cognitivas e afetivas de bem-estar para o trabalho com adolescentes e adultos, Lívia Maria Bedin e Jorge Castellá Sarriera escreveram o artigo Propriedades psicométricas das escalas de bem-estar: PWI, SWLS, BMSLSS e CAS. Os bons índices de ajuste encontrados para os vários instrumentos analisados são de fundamental relevância para o desenvolvimento da área.

Velocidade de processamento da informação em adolescentes de escolas públicas e privadas é o título do estudo de Luciene de Fátima Rocinholi, Mirian Akiko Furutani Oliveira, Ana Luiza Costa Zaninotto, Mara Cristina Souza De Lúcia e Milberto Scaff. O tipo de escola pareceu não produzir diferenças entre as meninas, mas os autores informam que os 'quase-erros', indicativos de distração, foram mais frequentes entre as alunas da escola privada. Essas diferenças certamente serão merecedoras de novos estudos que esclareçam a questão.

Natália Martins Dias, Alessandra Gotuzo Seabra e José Maria Montiel são os autores do texto Instrumentos de avaliação de componentes da leitura: investigação de seus parâmetros psicométricos, que analisou as características psicométricas de instrumentos de avaliação da leitura para uso com alunos do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram evidências de validade e de fidedignidade para: Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura (TCCAL), Teste de Processamento Ortográfico Computadorizado e o Teste de Velocidade de Leitura Computadorizado.

O instrumento considerado "padrão ouro" na avaliação da psicopatia é focalizado no artigo Estrutura fatorial da escala Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R): uma revisão sistemática, escrito por Nelson Hauck Filho, Marco Antônio Pereira Teixeira e Rosa Maria Martins de Almeida, cuja estrutura fatorial tem suscitado controvérsias entre os autores. Os modelos identificados são discutidos, tendo em vista aspectos estatísticos relacionados à sua especificação e à teoria psicológica na área. São, ainda, debatidas limitações metodológicas identificadas em alguns dos estudos localizados.

Propiedades psicométricas de la adaptación peruana de la prueba de pensamiento crítico PENCRISAL é o trabalho de Silvia F. Rivas, Patricia Morales Bueno e Carlos Saiz. O instrumento, originalmente proposto para a população espanhola, foi aplicado em universitários peruanos de ciências e engenharia. Usando a análise fatorial de componentes principais, os autores concluíram que o teste possui qualidades psicométricas apropriadas para a avaliação das habilidades de pensamento crítico na população peruana.

O artigo de Maria da Penha de Lima Coutinho, Marcelo Xavier de Oliveira, Denise Reinaldo Pereira, Inayara Oliveira de Santana denominado Indicadores psicométricos do Inventário de Depressão Infantil em amostra infanto-juvenil verificou aspectos de validade, fidedignidade e normatização do Inventário de Depressão Infantil (CDI) em amostra de Teresina – PI. Os parâmetros psicométricos são aceitáveis para a estrutura unifatorial identificada e reforçam sua validade e utilidade na identificação de sintomas depressivos para a população investigada.

Objetivando investigar quais os instrumentos de avaliação mais utilizados na neuropsicologia, Verônica Lima dos Reis-Yamauti, Carmen Maria Bueno Neme, Mirella F. Cardia F. de Lima e Maria de Fátima Belancieri trazem o artigo intitulado Testes de avaliação neuropsicológica utilizados em pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral. As autoras identificaram lacunas importantes entre o desenvolvimento da ciência psicológica e os instrumentos padronizados para avaliação neuropsicológica desses pacientes.

Escala de Resiliência para Adultos: aplicação entre servidores públicos é o título do trabalho de Virgínia D. Carvalho, Maycoln Leôni Martins Teodoro, Livia de Oliveira Borges, mostrando o potencial do instrumento para explicar e intervir em fenômenos psicossociais relacionados ao trabalho. Recorrendo à Análise Fatorial Confirmatória (AFC), os autores apresentam as propriedades psicométricas da escala para aplicação entre trabalhadores, o que a tornam um instrumento útil para subsidiar decisões de gestão organizacional.

O último artigo é o relato de pesquisa Medida de motivação para aprendizagem no Ensino Técnico Profissional de autoria de Fabio Alexandre Pereira Scacchetti, Katya Luciane de Oliveira e Sueli Édi Rufini. Os resultados permitiram a compreensão do perfil motivacional de alunos de escolas públicas e privadas de ensino técnico profissional, que traz potencial contribuição para a revisão de práticas profissionais, visando a necessidade de melhoria das condições de aprendizagem nessa modalidade de ensino.

Sabendo-se do grande interesse sobre novos instrumentos de avaliação psicológica, Caroline Tozzi Reppold, Léia Gonçalves Gurgel e Claudio Simon Hutz descrevem as exigências para a proposição de instrumentos psicométricos na Nota Técnica O processo de construção de escalas psicométricas. Os autores ilustram cada uma das etapas necessárias usando como exemplo a Escala de Ajustamento Psicológico, o que facilita enormemente a compreensão desse processo.

O conteúdo deste fascículo, bem como dos anteriores, está disponível integralmente no site do PePsic na BVS-Psi no link http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1677-0471&lng=pt&nrm=iso.

Boa leitura!

 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Editora responsável