SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Avaliação de processos de orientação profissional e de carreira: problemas e possibilidadesO afeto sob a perspectiva do circumplexo: evidências de validade de construto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Aval. psicol. vol.16 no.2 Itatiba abr./jun. 2017

http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.03 

ARTIGO

DOI: 10.15689/AP.2017.1602.03

 

Avaliação de aspectos cognitivos em adultos: análise de manuais de instrumentos aprovados

 

Assessment of cognitive aspects in adults: Analysis of the manuals of approved tests

 

Evaluación de los aspectos cognitivos en adultos: análisis de lós manuales de los instrumentos aprobados

 

 

Caroline Tozzi Reppold*; Adriana Jung Serafini**; Léia Gonçalves Gurgel***; Vanessa Kaiser****

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre-RS, Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

A avaliação psicológica é uma prática especializada do profissional psicólogo, contudo, para adequada realização, são necessários instrumentos que contemplem requisitos mínimos, tais como estudos psicométricos de validade e precisão dos instrumentos e referencial teórico robusto. Além disso, é preciso a aprovação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) para sua utilização profissional. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise dos testes de avaliação cognitiva voltados para adultos disponíveis e aprovados pelo SATEPSI, a fim de apresentar dados sobre os aspectos cognitivos avaliados, suas propriedades psicométricas e a qualidade das informações contidas em seu manual. No total, 57 instrumentos que avaliam aspectos cognitivos em adultos foram incluídos, sendo inteligência e atenção os construtos mais estudados. A maior parte apresentava adequada relação entre estudos psicométricos e critérios de indicação do teste. Ressalta-se a importância de serem construídos mais instrumentos destinados à avaliação de processos cognitivos distintos, além de uma apresentação mais clara das características dos instrumentos nos manuais comercializados.

Palavras-chave: testes psicológicos; cognição; adultos.


ABSTRACT

Psychological assessment is a specialized practice of professional psychologist. However, for its proper conduct, instruments dealing with minimum requirements are necessary, such as complete psychometric studies of validity and accuracy of instruments and robust theoretical framework. In addition, approval of the Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) for your professional use is required. The aim of this study was to conduct an analysis of cognitive assessment tests available on the market and approved by SATEPSI in order to present data on the cognitive aspects that these instruments assess, its psychometric properties and the quality of the information contained in your manual. A total of 57 instruments that assess cognitive aspects in adults were included, intelligence and attention the most studied constructs. Most had adequate relationship between psychometric studies and test indication criteria. It emphasizes the importance of being built more instruments for the assessment of different cognitive processes, as well as a clearer presentation characteristics of the instruments traded in the manuals.

Keywords: psychological tests; cognition; adults.


RESUMEN

La evaluación psicológica es una práctica especializada del profesional de la psicología, sin embargo, para el correcto desarrollo, son necesarios instrumentos que se ocupan de los requisitos mínimos, como los estudios psicométricos de validez y exactitud de los instrumentos y marco teórico robusto. Por otra parte, es necesario la aprobación de SATEPSI para su uso profesional. El objetivo de este estudio fue realizar un análisis de las pruebas de evaluación cognitivos disponibles en el mercado y aprobado por SATEPSI con el fin de presentar los datos sobre los aspectos cognitivos que estos instrumentos evalúan, sus propiedades psicométricas y la calidad de la información contenida en el manual . Se incluyeron un total de 57 instrumentos que evalúan aspectos cognitivos en adultos, la inteligencia y la atención de las construcciones más estudiados. La mayoría tenía relación adecuada entre los estudios psicométricos y criterios de indicación de pruebas. Se hace hincapié en la importancia de que se está construyendo más instrumentos para la evaluación de diferentes procesos cognitivos, así como unas claras características de presentación de los instrumentos negociados en los manuales.

Palabras clave: pruebas psicológicas; cognición; adultos.


 

 

Avaliação psicológica pode ser definida como um processo, na maioria das vezes, complexo, cujo objetivo é definir diagnósticos ou elencar hipóteses sobre um indivíduo ou grupo (Hutz, 2015). É um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, entre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto a testagem é um processo diferente, reduzido, focal, cujas principais fontes de informação são os testes psicológicos (Conselho Federal de Psicologia, 2013). O processo avaliativo ainda é composto da investigação de outros dados gerais, relacionados à história de vida e às características do sujeito, visando a um processo de avaliação dinâmico (Pacanaro, Santos, & Suehiro, 2009).

Os testes psicológicos podem ser conceituados, segundo a Lei nº 4.119/62, como instrumentos que mensuram de forma sistemática características psicológicas, considerados como um método de uso privativo do psicólogo. Estão voltados para a observação e o registro de comportamentos e características psicológicas dos sujeitos. Ainda, fornecem informações importantes para a elaboração de um diagnóstico juntamente com os demais dados coletados. Também auxiliam na compreensão do problema estudado, facilitando a tomada de decisões em relação aos processos terapêuticos a serem adotados e encaminhamentos necessários (Noronha & Vendramini, 2003).

Observa-se um crescente esforço internacional de organizações como American Educational Research Association (AERA), American Psychological Association (APA), National Multi-Commodity Exchange (NMCE) e International Test Commission na orientação sobre o uso adequado dos instrumentos e na garantia de disponibilidade de testes válidos e fidedignos, padronizados e normatizados, que demonstrem confiabilidade à prática clínica e pesquisa (Anache & Correa, 2010; Duarte et al., 2003). Ressalta-se também a importância de procedimentos adequados de adaptação de instrumentos construídos originalmente em outros idiomas (Muñiz, Elosua, & Hambleton, 2013) Nacionalmente, temse o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI), criado em 2001 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), com o objetivo de estimular a adequada qualificação dos instrumentos psicológicos existentes e dos que seriam construídos a partir de então. O SATEPSI conta com um conjunto de especialistas na área da avaliação psicológica e de construção de testes e tem como objetivo estabelecer padrões e normas para os instrumentos e as práticas de avaliação em Psicologia no Brasil (Anache & Correa, 2010).

Mais especificamente, a avaliação da cognição em adultos é fundamental, uma vez que ela é composta das funções mentais relacionadas com a aquisição, o armazenamento e o uso dos conhecimentos adquiridos, incluindo a atenção, a memória, o raciocínio, entre outras funções importantes ao desenvolvimento dos sujeitos e sua interação com o ambiente que os cerca (Coltheart, 2004; Freitas & Aguiar, 2012). Para tanto, é essencial que os profissionais, alunos e demais interessados possam acessar as principais informações sobre os testes, tais como a amostra de normatização, a idade de indicação e os estudos de validação, a fim de facilitar a sua escolha e utilização. Assim, poderá ser realizada a avaliação de forma segura e precisa.

Portanto, o objetivo do presente estudo centrou-se na realização de uma compilação dos testes cognitivos disponíveis no mercado brasileiro e na análise dos dados apresentados nos manuais desses testes. Foram incluídos os instrumentos destinados à avaliação de aspectos cognitivos em adultos, como atenção, memória, raciocínio e inteligência, considerados favoráveis para uso do psicólogo pelo SATEPSI.

 

Método

Para compor a amostra de instrumentos deste estudo, analisou-se a tabela dos testes psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, segundo o SATEPSI, com data da plenária aprovada até julho de 2017. Com base nessa busca, foram incluídos todos os instrumentos que avaliavam aspectos cognitivos em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Foram desconsiderados aqueles instrumentos destinados apenas a indivíduos com idade inferior a 18 anos.

As etapas de seleção dos testes e extração das informações foram realizadas por dois pesquisadores previamente treinados. Após a seleção dos instrumentos incluídos na amostra deste trabalho, as seguintes informações foram extraídas dos manuais, por meio de formulários padronizados organizados especificamente para esse fim: nome do teste, construto específico a que se destina a avaliar, os autores originais e da adaptação, editora do instrumento, o tamanho da amostra de normatização e a idade indicada pelo manual para administração do teste. O acesso aos dados relativos aos instrumentos deu-se, na primeira etapa, por meio de consulta a manuais localizados nas editoras e no acervo de uma universidade. Os dados dos instrumentos não contemplados na primeira etapa foram obtidos por intermédio de páginas da internet (sites de editoras e revendedoras autorizadas), estudos publicados em periódicos indexados, ou por colaboração dos próprios autores dos instrumentos. Os construtos avaliados pelos instrumentos incluídos no presente estudo foram didaticamente categorizados em atenção, memória, raciocínio, inteligência e outros construtos variados. A análise foi descritiva quanto aos dados dos testes.

 

Resultados

Entre os 173 testes favoráveis pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) que haviam sido avaliados pela Comissão de Avaliação Psicológica (CAP), a pesquisa resultou na seleção inicial de 57 instrumentos destinados especificamente à avaliação cognitiva de adultos, representando 32,95% do total de testes favoráveis para uso pela avaliação do SATEPSI em julho de 2017. Dos instrumentos incluídos neste estudo, 17 avaliavam atenção, 16 avaliavam inteligência, nove eram destinados à avaliação do raciocínio, oito mensuravam memória e sete avaliavam desempenho cognitivo geral. Observa-se, portanto, que a avaliação da atenção é a área que mais apresenta instrumentos disponíveis aprovados pelo SATEPSI para adultos, entre os instrumentos de avaliação cognitiva, com 17 testes aprovados. Entre os instrumentos de avaliação de atenção, 31,48% são voltados para a atenção concentrada, como a Bateria Geral de Funções Mentais (BGFM 2) e o Teste D2, e 20,98% para avaliação da atenção de forma geral. Diferentemente das categorias seguintes, metade dos instrumentos, considerando os que se teve acesso à indicação de aplicação, é voltado apenas para avaliação de adultos. A Tabela 1 exibe os dados referentes à faixa etária à qual são indicados os testes, as idades normativas e outros dados do teste, como autores, ano, editora e data da plenária.

 

 

A área da inteligência vem em segundo lugar. Desses testes, observa-se que seis são especificamente não verbais, tais como o G-36 e o G-38. A maior parte dos instrumentos de avaliação da inteligência tem uma ampla faixa etária de aplicação, incluindo, em sua maior parte, a possibilidade de aplicação em adolescentes e adultos. A Tabela 2 apresenta os dados referentes à faixa etária à qual são indicados os testes de inteligência, as idades normativas e outros dados do teste, como autores, ano, editora e data da plenária.

 

 

O raciocínio, por sua vez, é avaliado por nove instrumentos aprovados pelo SATEPSI, como a Bateria de Raciocínio Diferencial (BRD) e a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). A maior parte dos instrumentos avalia o construto de forma geral, possuindo ampla idade de indicação para aplicação. A Tabela 3 apresenta os dados referentes à faixa etária à qual são indicados os testes de raciocínio, as idades normativas e outros dados do teste, como autores, ano, editora e data da plenária.

 

 

Na sequência, a memória foi o construto principal de oito instrumentos aprovados pelo SATEPSI. Esta categoria foi a que apresentou maior concordância entre as idades de indicação e as idades das amostras de normatização. Ainda, a metade dos instrumentos (50%) avaliava especificamente memória visual, abrangendo ampla faixa etária, incluindo adolescentes, adultos e idosos. A Tabela 4 apresenta os dados referentes à faixa etária à qual são indicados os testes, as idades normativas e outros dados do teste, como autores, ano, editora e data da plenária.

 

 

Por fim, sete instrumentos aprovados pelo SATEPSI avaliam desempenho cognitivo de forma geral. As baterias ou testes incluídos nessa categoria envolvem uma série de construtos, de modo a avaliar de forma completa o desempenho cognitivo dos sujeitos. Dentre os construtos mensurados pelos testes, incluem-se habilidades de memória, percepção, organização espacial, linguagem, praxias e funções executivas, além de construtos avaliados especificamente por outros testes, tais como atenção, memória e raciocínio. Em relação às idades, observa-se que o instrumento Figuras Complexas de Rey excede a idade de indicação para aplicação, da Figura B, em relação às idades das amostras de normatização. A Tabela 5 ressalta os dados referentes à faixa etária à qual são indicados os testes, as idades normativas e outros dados do teste, como autores, ano, editora e data da plenária.

 

 

Discussão

Os construtos mais estudados, correspondendo à maioria dos instrumentos, foram atenção e inteligência (29,82% e 28,07%, respectivamente). Esse dado demonstra que existe, entre os testes cognitivos, disparidade na concentração de estudos sobre determinados construtos em relação a outros. A atenção tem sido estudada por diversas áreas da Psicologia e isso se dá por causa da sua relevância em diferentes contextos e processos cognitivos (Rueda, 2011). Com relação a esse fato, Goldberg, Gold e Braff (1991) ressaltam a importância da atenção nas operações mentais, considerando-a um componente que necessita ser mensurado para avaliação eficaz de diversas funções cognitivas. A avaliação da atenção, conforme discutido por Rueda e Monteiro (2013), necessita ser realizada por meio de instrumentos que englobem os diferentes tipos de atenção e fases do desenvolvimento humano, considerando suas características. Com base no presente estudo, apenas um instrumento aprovado pelo SATEPSI se propõe a isso: a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). A inteligência, por sua vez, pode ser considerada um dos construtos mais tradicionais e estudados em avaliação psicológica, corroborando os resultados apresentados na presente pesquisa, tendo existido diferentes formas de avaliá-la ao longo do tempo em razão de concepções teóricas e empíricas diversas (Mecca, 2013).

Com relação à idade para utilização dos instrumentos, com base nos resultados deste estudo, percebeu-se a existência de uma discrepância ou generalização entre as faixas etárias para as quais os instrumentos são indicados e as das amostras normativas do processo de validação como, por exemplo, nos instrumentos G-36: Teste Não Verbal de Inteligência, G-38: Teste Não Verbal de Inteligência, V-47 Teste Verbal de Inteligência, Bateria Geral de Funções Mentais (BGFM-2), entre outros. Ou seja, alguns instrumentos se propõem a avaliar sujeitos de ampla faixa etária, porém suas amostras de normatização são formadas por uma grande concentração de pessoas de mesma faixa etária e pouquíssimas pessoas de idades diferentes, gerando dúvida em relação à validade do instrumento em determinado grupo etário.

Com relação aos dados exibidos referentes aos testes cognitivos na tabela do SATEPSI e aos dados coletados nos manuais, verificaram-se diferenças em algumas informações disponíveis, como, por exemplo, falta do nome da editora no SATEPSI (como nos casos dos instrumentos G-36 Teste Não Verbal de Inteligência e Teste Não Verbal de Inteligência R-1, por exemplo), o ano de publicação (como nos instrumentos G-38 Teste Não Verbal de Inteligência e Matrizes Progressivas de Raven, por exemplo), entre outros. Nesse aspecto, Noronha, Freitas, Sartori e Ottati (2002) destacam a importância de o psicólogo estudar cuidadosamente os manuais dos testes antes da sua utilização, verificando se eles oferecem as informações necessárias que comprovem sua qualidade técnica.

A disponibilidade de alguns manuais de testes no mercado também é restrita e pouco é sabido sobre eles. Alguns testes que estão como favoráveis no SATEPSI não foram localizados para consulta dos manuais por não serem comercializados, dificultando o acesso dos profissionais a eles. Ressalta-se também que as informações divulgadas pelo SATEPSI se restringem ao fato de o teste mostrar-se favorável ou desfavorável para uso, não apresentando dados mais detalhados sobre os instrumentos que apontem aprovação.

Como principal conclusão do presente estudo, salienta-se a importância de serem construídos mais testes destinados à avaliação de processos cognitivos distintos, para que, com a maior abrangência, houvesse a possibilidade de avaliar melhor os diversos aspectos da cognição, as diferentes faixas etárias e os vários níveis educacionais. Além disso, seria importante atentar no momento da construção dos manuais para a disponibilização dos dados acerca da indicação de idade de aplicação e estudos de normatização, precisão e validade de forma clara e acessível.

A atualização da lista do SATEPSI também é de extrema relevância e deve acompanhar o processo de atualização dos instrumentos. Atualmente, os estudos sobre as propriedades de um teste psicológico devem ser atualizados, segundo a Resolução do CFP nº 006/2004, a cada 15 anos para dados de padronização e a cada 20 anos para dados de validade e precisão, entrando novamente no processo de avaliação pelo sistema. Por fim, sugere-se que mais estudos como este sejam realizados a fim de conhecer e comparar outros parâmetros dos testes, tais como a escolaridade, objetivando instrumentalizar melhor as escolhas dos psicólogos. Ainda, estudos incluindo testes voltados para outras faixas etárias também são relevantes e necessários.

 

Agradecimentos

A Ana Elisa Salomão Bosquê e Daniely Simão Pereira, a colaboração no acesso aos dados.

 

Referências

Anache, A. A., & Corrêa, F. B. (2010). As políticas do Conselho Federal de Psicologia para a avaliação psicológica. In Conselho Federal de Psicologia. Avaliação Psicológica: diretrizes na Regulamentação da Profissão. Brasília: CFP.         [ Links ]

Coltheart, M. (2004). Brain imaging, connectionism and Cognitive Neuropsychology. Cognitive Neuropsychology, 21(1), 21-25. doi: 10.1080/02643290342000159        [ Links ]

Conselho Federal de Psicologia. (2004). Altera a Resolução CFP n.º 002/200 de 24 de março de 2003. Resolução CFP N.º 006/2004, de 8 de junho de 2004.         [ Links ]

Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha Avaliação Psicológica. Brasília; DF.         [ Links ]

Duarte, P. S., Miyazaki, M. C. O. S., Ciconelli, R. M. & Sesso, R. (2003). Tradução e adaptação cultural do instrumento de avaliação de qualidade de vida para pacientes renais crônicos (KDQOL-SF™). Revista da Associação Médica Brasileira, 49(4), 375-381. doi: 10.1590/ S0104-42302003000400027        [ Links ]

Freitas, J. O. F. & Aguiar, C. R. R. A. (2012). Avaliação das Funções Cognitivas de Atenção, Memória e Percepção em Pacientes com Esclerose Múltipla. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(3), 457-466. doi: 10.1590/S0102-79722012000300005        [ Links ]

Goldberg, T. E., Gold, J. M., & Braff, D. L. (1991). Neuropsychological functioning and time-linked information processing in schizophrenia. Review of Psychiatry, 10, 60-78.         [ Links ]

Hutz, C.S. (2015). O que é avaliação psicológica: métodos, técnicas e testes. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, & C. M.Trentini (Orgs.), Psicometria. Cap. 1, pp. 11-21. Porto Alegre: Artmed.         [ Links ]

Mecca, T. P. (2013). A avaliação da inteligência: questões contemporâneas, contribuições teóricas e uso de instrumentos. Psico-USF, 18(2), 333-338. doi: 10.1590/S1413-82712013000200018        [ Links ]

Muñiz, J., Elosua, P., & Hambleton, R. K. (2013). Directrices para la traducción y adaptación de los tests: segunda edición. Psicothema, 25(2), 151-157. doi: 10.7334/psicothema2013.         [ Links ]

Noronha, A. P. P., Freitas, F. A., Sartori, F. A., & Ottati, F. (2002). Informações contidas nos manuais de testes de personalidade. Psicologia em Estudo, 7(1), 143-149. doi: 10.1590/S1413-73722002000100017        [ Links ]

Noronha, A. P. P. & Vendramini, C. M. M. (2003). Parâmetros psicométricos: estudo comparativo entre testes de inteligência e de personalidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(1) 172-182. doi: 10.1590/S0102-79722003000100018        [ Links ]

Pacanaro, S. V., Santos, A. A. A., & Suehiro, A. C. B. (2009). Evidências de validade do TONI 3 com pessoas com Síndrome de Down. Arquivo Brasileiro de Psicologia, 61(3), 107-116.         [ Links ]

Rueda, F. J. M. (2011). Desempenho no teste de atenção dividida como resultado da idade das pessoas. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(2), 251-259. doi: 10.1590/S0103-166X2011000200012        [ Links ]

Rueda, F. J. M., & Monteiro, R. de M. (2013). Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias. Psico-USF, 18(1), 99-108. doi: 10.1590/S1413-82712013000100011        [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência
Caroline Tozzi Reppold
Rua Sarmento Leite, 245, Sala 117, Anexo II,
Centro,
90050-170,
Porto Alegre-RS, Brasil
E-mail: reppold@ufcspa.edu.br

recebido em outubro de 2015
reformulado em abril de 2016
aprovado em junho de 2016

 

 

* Caroline Tozzi Reppold é psicóloga, doutora em Psicologia, possui pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente, professora associada, na graduação e pós-graduação, coordenadora no Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Bolsista Produtividade do CNPq.
** Adriana Jung Serafini é psicóloga, doutora em Psicologia. Atualmente é docente, professora adjunta, na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
*** Léia Gonçalves Gurgel é fonoaudióloga, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
**** Vanessa Kaiser é psicóloga, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Creative Commons License