SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Psychometric study of the Metatextual Awareness Assessment Questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Aval. psicol. vol.20 no.4 Campinas Oct./Dec. 2021

http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.ed 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Katya Luciane de OliveiraI; Cristiane FaiadII

IUniversidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-2030-500X
IIUniversidade de Brasília, Brasília-DF, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-8012-8893

 

 

Em um momento histórico, a Avaliação Psicológica (AP) teve que repensar seus processos em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI 3481, a qual viabiliza o acesso irrestrito aos conteúdos dos testes psicológicos a não psicólogos (Cardoso & Zanini, 2021; Noronha et al 2021). Em virtude disso, o Grupo de Trabalho (GT) de n. 35 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), "Pesquisa em Avaliação Psicológica", vem demonstrar a maturidade dos seus 23 anos (desde 1998) de existência e expressar, por meio da qualidade dos estudos produzidos nesse número especial, a responsabilidade de ser o mais antigo dos seis grupos de trabalho existentes na ANPEPP da área de Avaliação Psicológica (AP). Neste sentido, o GT afirma sobre a importância da nossa área, a necessidade de qualificação para desempenhá-la, por meio da apresentação de diferentes pesquisas realizadas no contexto da AP.

É inegável que a área de Avaliação Psicológica é uma das que mais avançou e se qualificou na psicologia brasileira (Faiad et al, 2019). Sob essa perspectiva, ressalta-se a importância do GT Pesquisa em Avaliação Psicológica como grupo basilar para a consolidação e da área no território nacional. Afinal, muitos pesquisadores de outros GTs da área de Avaliação Psicológica existentes na Anpepp (GT 06, GT 29, GT 31, GT 82 e o recém criado GT 93), são oriundos do GT Pesquisa em Avaliação Psicológica. À medida que as especificidades das áreas de AP foram sendo contempladas nos referidos GTs esses pesquisadores migraram para esses outros espaços de discussão científica.

O GT Pesquisa em Avaliação Psicológica segue em defesa da diversidade dentro da área de AP, defendendo que a AP é um processo no qual pressupõe sua existência em diferentes contextos (Oliveira, et al 2021). Por isso, o GT ao longo de seus muitos anos de existência, vem sendo um celeiro de pesquisadores com respeitabilidade nacional e internacional.

Por essa via, o compilado de pesquisas trazidas por pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior reafirmam o compromisso ético e científico do GT para com a área da Avaliação Psicológica, à medida que traz contribuições para os campos prático, técnico e científico. Posto isto, no número especial, são apresentados trezes artigos que retratam o tema Avaliação Psicoeducacional.

Com vistas a discutir processos de aprendizagem, o artigo "Estudo psicométrico do Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual" traz um panorama do assunto, quando apresenta as propriedades psicométricas com bons índices de ajuste para o questionário estudado e propõe alternativas para o uso do instrumento. Na sequência, é apresentado o artigo "O desenho da Figura Humana com história (DFH-H) e crianças com dificuldade de aprendizagem", que discute possíveis indicadores clínicos do uso do teste e contribui com uma melhor compreensão das crianças com dificuldade de aprendizagem. Já o artigo "Corrective feedback makes a difference in preadolescents with ADHD: a pilot study in basic cognitive tasks" discute sobre a importância do feedback corretivo de pré-adolescentes com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade durante a realização de uma tarefa. Outro tema que desperta interesse é retratado no artigo "Indecisão e maturidade vocacional, autoeficácia e personalidade em adolescentes com e sem superdotação". Nessa pesquisa, os autores trazem medidas que permitem a avaliação da escola/indecisão/maturidade desvelando também a avaliação da superdotação, contribuindo para que profissionais proponham intervenções mais adequadas a esse contexto.

"Perfiles sobre estrategias de aprendizaje y autoeficacia académica en estudiantes de primaria" é o foco de um estudo que traz contribuições de pesquisadores brasileiros e espanhóis sobre a avaliação do constructo em estudantes do ensino fundamental. Em um cenário que contempla a avaliação psicoeducaconal no contexto universitário o artigo "Sobrecarga e satisfação com curso: há efeito indireto de fatores emocionais dos universitários?" tece considerações relevantes sobre a saúde socioemocional dos estudantes neste contexto. Na mesma direção, o estudo "Construction and validity evidence of a socioemotional skills scale for university students" contribui para o adensamento do assunto quando se propõe a demonstrar os estudos psicométricos de uma medida de habilidade socioemocional de estudantes universitários. A avaliação da motivação para aprender como variável socioemocional é trazida à discussão no artigo "Avaliação da motivação para aprender com base na teoria da autodeterminação", com base na medida Continuum de Motivação. Já o artigo "Compreensão e desempenho em leitura e produção de texto em universitários" discute a relação entre as variáveis compreensão de leitura e desempenho acadêmico, relatando a importância dos dois construtos. Sob a ótica de professores, o artigo "O suporte laboral e os estressores ocupacionais influenciam o burnout em professores?" discute sobre a avaliação da saúde mental de professores e sobre a necessidade de planejamento e intervenção neste contexto.

O atual cenário vivenciado tem trazido a necessidade de se discutir tecnologias digitais, cada vez mais presentes no contexto educacional, sendo um assunto que gera interesse e desperta a necessidade de se pensar formas avaliativas para as quais o contexto presente requer. O artigo intitulado "Escala de Estratégias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais para os ensinos médio e universitário" apresenta e discute os dados oriundos de análises que aferem bons ajustes a medida investigada, apresentando também as implicações práticas do uso da medida. Sob uma a ótica da segurança no uso de tecnologias, o artigo "Networks, internet, and risks: portuguese parents' perception of online grooming" discute a necessidade de que pais e responsáveis se atentem para a necessidade de prevenção no uso das redes por crianças e adolescentes, dado o risco da ocorrência de possíveis crimes digitais.

Os manuscritos ora apresentados denotam a importância de pesquisas no âmbito psicoeducacional para melhorias neste contexto, além de subsídios para que profissionais que atuam na área aprimorem sua prática e proponham intervenções mais eficazes. Sobretudo, sob a ótica dos pesquisadores, as pesquisas também reforçam a qualidade dos trabalhos produzidos pelo GT Pesquisa em Avaliação Psicológica e refletem a realidade de pesquisadores que, apesar de todos os desafios vivenciados e da constante tentativa de desqualificação da pesquisa e do ensino no Brasil, respondem com amor à causa e com produções de alta qualidade técnica científica. Por isso, dedicamos essa edição a todas e todos os pesquisadores que mantêm a esperança da melhoria do ensino no Brasil e de um melhor reconhecimento de professores e pesquisadores da área. Sem dúvida, é uma tentativa de "manter a esperança", do verbo esperançar, como tão bem retratou Paulo Freire, que completa neste ano de 2021 seus 100 anos.

 

Referências

Cardoso, L. M., & Zanini, D. S. (2021). O que aprender com a decisão do STF sobre os testes psicológicos? Psicologia: Ciência e Profissão, 41(e253067), 1-11. https://doi.org/10.1590/1982-3703003253067        [ Links ]

Faiad, C., Pasquali, L., & Oliveira, K. L. (2019). Histórico da avaliação Psicológica no mundo. In M. N. Baptista, M. Muniz, C. T. Reppold, C. H. S. S., Nunes, L. F., Carvalho, R. Primi, ... L. Pasquali (Orgs.), Compêndio de Avaliação Psicológica (pp.111-121). Vozes.         [ Links ]

Noronha, A. P. P., Resende, A. C., Oliveira, K. L., Muniz, M., & Reppold, C. T. (2021). Os Impactos da Ação Direta de Inconstitucionalidade no 3481 na Psicologia e na Sociedade. Psicologia: Ciência e Profissão, 41(e252730), 1-11. https://doi.org/10.1590/1982-3703003252730        [ Links ]

Oliveira, K. L., Muniz, M., Lima, T. H, Zanini, D. S., & Santos, A. A. A. (Eds.) (2021). Formação e estratégias de ensino em avaliação psicológica. Vozes.         [ Links ]

Creative Commons License