SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue19Father, bring this chalice unto me: judges and prosecutors' meanings of the parental role played in juridical practiceThe use of the image by the media and its repercussion in contemporary subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.12 no.19 Belo Horizonte June 2006

 

SEÇÃO ABERTA

 

Resumo de tese

 

A estética do sopro em Clarice Lispector: um certo destino do feminino

 

The aesthetics of the breath in Clarice Lispector: a certain fate of the feminine

 

 

Cristina Marcos1

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

 

O propósito desta pesquisa foi interrogar o feminino a partir da escrita de uma mulher. A questão se colocou do seguinte modo: o que a escrita dessa mulher pode nos ensinar sobre o feminino? É a partir do que se chamou de uma estética do sopro, do que aparece no texto como murmúrio, intervalo, silêncio, que um saber sobre o feminino se inscreve.

A leitura da obra, baseada nessa questão, conduziu à revisão do conceito de sublimação, além de se poder pensar o texto como lugar privilegiado de inscrição de um gozo, pela voz. A obra permitiu, assim, falar de objeto, pois, na escrita de Clarice Lispector, o que está em jogo, mais do que uma narrativa, é uma sonoridade que aponta para o objeto. Claro, a letra é o suporte dessa escrita, mas pareceu que o singular dessa escrita, que nela se repete, é menos uma depuração da letra, até a sua materialidade, do que uma pulsação, uma respiração do texto. Orientou-se por uma indicação da própria Clarice - a de que o sentido não vem pelas palavras, mas pela respiração.

Por que o recurso à literatura, para falar do feminino, ou por que a obra de Clarice Lispector interessaria à psicanálise? Muitas são as respostas. Seguiu-se aí uma orientação de Lacan, encontrada num texto em homenagem a Merleau-Ponty. A arte, segundo Lacan, nos dá a ver o que, de outro modo, não se veria, mantendo o que há de inapreensível no objeto. Saímos assim da metáfora do psicanalista como decifrador da arte, para pensar a arte como aquilo que coloca questões ao psicanalista, arte decifradora ou causadora do analista/sujeito. A arte nos ensina modos de subjetivação em jogo na clínica. Assim, interessou menos a caracterização de uma escrita como feminina do que a maneira como a escrita de Clarice Lispector permite pensar certos modos femininos de subjetivação.

A escrita de Clarice, assinalando um além da palavra, um impossível a dizer, seria passível de nos ensinar sobre o feminino, entendido como aquilo que, da mulher, não se recobre pelo falo. Quais seriam as manifestações dessa parte da mulher? Graças a uma dicção particular, à estética do sopro, através da qual Clarice busca falar de um impossível além da linguagem, sua escrita pode nos fornecer elementos para pensar o feminino em sua relação com a criação, com o real e com o gozo.

Dois eixos maiores orientaram a tese. O primeiro privilegiou as relações entre a criação e o feminino, propondo-se a pensar o espaço literário como um lugar de inscrição do feminino. O segundo concerne ao que se chamou de uma estética do sopro. O texto de Clarice busca certa musicalidade das palavras, uma respiração ofegante ou mesmo um gozo da linguagem, mais do que uma construção fantasmática. Em sua obra, encena-se o drama de uma subjetividade, que não teria outro lugar de existência além do texto, e que, tão logo inscrita, se eclipsa.

Na primeira parte da tese, buscou-se investigar sua vocação de escritora e sua relação com o feminino. Para tanto, procedeu-se a uma análise do conceito de sublimação e das teses freudianas e lacanianas sobre o feminino. Na segunda parte, perguntou-se sobre o que seria uma arte feminina. Um exame do conceito de sublimação, à luz da concepção clariciana da criação, e da noção de désoeuvrement, de Maurice Blanchot, permitiu formular algumas hipóteses acerca das relações entre o feminino e a criação. A possibilidade de o espaço literário constituir-se como lugar privilegiado de inscrição do gozo foi então discutida. Na terceira parte, propôs-se pensar a escrita como modo de inscrição do gozo feminino e como suporte do não-todo. Para concluir, foi assinalada a relação entre a sublimação, tal como definida por Lacan, no Seminário sobre a ética, e o gozo feminino. Fazer a travessia da sublimação à criação, de uma concepção da arte como refúgio à arte como possibilidade de inscrição de um gozo, permitiu não somente situar, de um outro modo, as relações entre a criação e o feminino, mas também lançar um novo olhar sobre as relações entre a psicanálise e a literatura.

Para Starobinski, a psicanálise renova as relações entre a vida e a obra. A vida não se reduz a uma biografia constituída de fatos e anedotas. Ela é a história da relação do sujeito com o mundo e com os outros, «é a história dos estados sucessivos do desejo». Cada obra ocupa uma função para seu autor. A psicanálise incita a pergunta sobre a questão que domina a obra. Entretanto, o sentido não está em uma pré-história da obra ou atrás das palavras do texto, mas no texto mesmo, em sua superfície..

 

 

1Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Literatura Brasileira, Fale/UFMG; diploma de D.E. A. em Psicanálise, na Universidade de Paris 8; doutora em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental, Universidade de Paris VII, orientador: Patrick Guyomard; professora da PUC Minas; e-mail: cristinamarcos@terra.com.br

Creative Commons License