SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Participação e consciência política: análise psicopolítica da experiência de lideranças femininas urbanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) v.13 n.1 Belo Horizonte jun. 2007

 

SEÇÃO ABERTA

 

 

Maria Ignez Costa Moreira*

 

 

Sanabria, Marisa. Rádio Favela escuta a mulher. Belo Horizonte: Armazém de Idéias, 2007. 95p.

Marisa Sanabria é psicóloga, formada pela Faculdade Católica de Montevidéu, e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seu livro Rádio Favela escuta a mulher é o resultado do programa “Encontro com o feminino”, que contou com o apoio da Cooperação Espanhola e foi transmitido pela Rádio Favela de maio de 2006 a maio de 2007. A Rádio Favela é fruto da mobilização popular do aglomerado da Serra, inicialmente clandestina, a Rádio Favela começou a alcançar estatuto legal, primeiramente, através de alvará fornecido pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1996 e, posteriormente, obteve, em 2000, a concessão de rádio do Ministério das Comunicações.

Marisa Sanabria soube utilizar um veículo de comunicação popular com o objetivo de não só transmitir informações importantes sobre a saúde e os direitos da mulher, mas também de possibilitar um espaço de reflexão entre os ouvintes – homens e mulheres – desse programa semanal, “Encontro com o feminino”.

O título do programa não afastou os homens e parece ter contribuído para ressaltar que as questões de gênero são relacionais, ou seja, não se pode pensar a relação entre os gêneros eliminando-se um deles. Nesse sentido, na filosofia do programa “Encontro com o feminino” havia o compromisso com o processo de transformação das relações de gênero, no sentido de torná-las mais solidárias, colocando-se dessa forma à serviço da promoção da equidade entre os gêneros.

Entre os desafios enfrentados pela autora havia o de não transformar o programa de rádio “em um consultório sentimental” e também de não ser tomada como alguém capaz de solucionar, num passe de mágica, todos os problemas relatados pelos ouvintes. Para isso, era preciso incentivar a participação de todos. Houve a consideração dos diversos “saberes” expressos pelos participantes do programa, e à medida que esses “saberes” ganhavam o espaço público eram transformados pela interação entre os ouvintes, que podiam se confrontar com outras opiniões distintas das próprias e ainda ter acesso a novas informações.

O programa de rádio foi registrado e publicado na forma de um livro organizado em dez capítulos temáticos, estruturados de modo a contextualizar cada tema de forma ampla, apontando seus aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, culturais e psíquicos, esclarecendo que estes múltiplos aspectos não estão dissociados entre si. Além disso, cada capítulo traz informações pesquisadas pela autora em bibliográfica atualizada sobre o tema do programa, organizadas e transmitidas em linguagem clara. Os capítulos são encerrados com uma breve síntese das conclusões produzidas.

Os dez capítulos são intitulados com o tema central: 1. Anorexia/bulimia; 2. Depressão; 3. Relacionamento mãe e filha; 4. Mulher trabalhadora e estresse; 5. Transtorno do pânico; 6. O lugar do pai; 7. Mulheres que amam demais; 8. Menopausa; 9. Assédio moral; e 10. Mulher alfa: a nova mulher.

Os temas do programa são contemporâneos e abrangem todas as classes sociais. No entanto, nem todos os grupos sociais têm acesso à informação e à espaços que possibilitem compartilhar, refletir e elaborar dúvidas, angústias, aprendizagens e descobertas. E, nesse sentido, o programa de rádio permite a democratização desses espaços.

A decisão de Marisa Sanabria de publicar o livro Rádio Favela escuta a mulher é muito importante por possibilitar que essa experiência alcance também outro público, distinto dos ouvintes da Rádio: a universidade, e nela, especialmente, os estudantes de psicologia que podem encontrar neste livro inspiração para formas inovadoras de intervenção psicossocial junto a camadas mais amplas da sociedade brasileira.

Os interessados por esta publicação devem entrar em contato com a autora pelo e-mail: msanabria@terra.com.br.

 

 

• O Processo editorial deste artigo foi acompanhado pelo Editor Responsável e pelos membros da Comissão Executiva.

 

 

*Psicóloga, doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora da PUC Minas. E-mail: maigcomo@uol.com.br

Creative Commons License