SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) v.13 n.1 Belo Horizonte jun. 2007

 

SEÇÃO ABERTA

 

 

Rosângela Escalda1

 

 

Lima, Mariza Tavares. Orientação profissional – princípios teóricos, práticas e textos para psicólogos e educadores. São Paulo: Vetor, 2007. 191p.

O livro Orientação profissional – princípios teóricos, práticas e textos para psicólogos e educadores, editado pela Vetor e escrito pela psicóloga e professora Mariza Tavares Lima, foi lançado, primeiramente, durante a realização do I Congresso Latino-americano de Orientação Profissional da ABOP e VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional em Bento Gonçalves – RS, em agosto/2007; um mês depois, aconteceu um novo lançamento do livro, dessa vez em Belo Horizonte – MG.

Com experiência de mais de 30 anos em Orientação Profissional e de Carreira – OPC, a autora vem se dedicando ao tema como educadora – é professora e acompanha alunos em supervisões em instituição de ensino superior –, como escritora – tem diversos artigos publicados em livros, revistas de cunho científico e jornais de grande circulação – e como consultora – presta serviços de consultoria na área, para empresas nacionais e multinacionais de grande porte – e apresenta, no livro, reflexões significativas e orientações relevantes.

O livro, que segundo a própria autora, “não pretende ser um tratado de orientação profissional”, é, certamente, uma referência teórica e prática para todos aqueles interessados no assunto, uma vez que apresenta uma base conceitual, um conjunto de práticas e uma ampla gama de informações pertinentes, utilizando uma linguagem compreensível e objetiva.

Na primeira parte do livro – dividido em três e explicitadas no subtítulo – , a autora apresenta bem fundamentados princípios teóricos da Orientação Profissional/Vocacional – OP/OV, cita trabalhos, publicações e pesquisas de especialistas – nacionais e estrangeiros – na área, discute questões e conceitos relacionados ao tema, sempre com bastante propriedade e domínio do conhecimento. É também nesta parte do livro que se pode observar e constatar a verve inovadora da autora: é apresentada, aqui, uma proposta do uso da linguagem artística em processos de Orientação Profissional. São citados nomesde músicas e de filmes que podem ser utilizados como instrumentos facilitadores à abordagem de elementos essenciais em processos de OP/OV. As orientações sobre como utilizá-los e explorá-los são claras e precisas, atingindo-se plenamente o objetivo inicial: promover a reflexão, a análise e o debate a respeito da escolha profissional e da OP/OV.

A segunda parte do livro, dedicada às “Técnicas de intervenção”, apresenta e descreve uma série de técnicas – num total de 17 – que podem ser utilizadas em processos de Orientação Profissional – OP. Quando se lê esta parte do livro, percebe-se, de forma explícita e inequívoca, a formação da autora: uma educadora em ambos os sentidos da palavra – restrito (aquela que educa, instrui) e amplo (aquela que é, também, facilitadora da aprendizagem, mediadora e orientadora do conhecimento e que está sempre buscando, em conjunto com os educandos e de forma interativa, a construção de novos saberes). As técnicas sugeridas são descritas detalhadamente e com “dicas” importantíssimas para os profissionais principiantes em OP/OV. A autora disponibiliza, inclusive, em ANEXOS, formulários de aplicação e folhas de apuração adaptados e utilizados por ela própria, durante todo o seu longo percurso e vivência como psicóloga e educadora, seja em seu consultório ou como professora e supervisora, acompanhando e orientando atendimentos de alunos. Algumas técnicas, apesar de não serem inéditas, aparecem com uma nova “roupagem” e com o toque especial da autora no que se refere à aplicação, ao desenvolvimento e à exploração das mesmas. Outras – destaque para a “Tempestade de profissões” e o “Círculo da vida” – foram criadas pela própria autora, que apresenta, inclusive, resultados de um estudo realizado em Belo Horizonte – MG, com a aplicação da técnica “Tempestade de profissões” a dois grupos de diferentes graus de instrução.

A terceira e última parte do livro – “Coletânea de textos” – é composta por interessantes artigos, em sua maioria publicados em diversos jornais e revistas, relacionados ao mundo do trabalho, ao processo de escolha profissional, ao vestibular e ao relacionamento afetivo-emocional. A autora demonstra capacidade, clareza de pensamento e inteligência inegáveis para escrever textos com linguagem simples, acessível e de fácil entendimento – aliás, essa a principal característica do livro –, até mesmo para leigos no assunto – pais, professores e jovens implicados em processos de escolha, entre outros.

No momento em que se finaliza a leitura do livro, constata-se que ele cumpre, com rigor científico, com transparência e precisão, o que antevê e espera a autora, na sua introdução: sem dúvida alguma, ele contribui significativamente para ampliar o uso e o reconhecimento da importância da Orientação Profissional em um diverso e extenso universo – psicólogos, educadores, educandos, pais e filhos, entre outros – que precisa, solicita e busca algum tipo de orientação nas esferas profissional e/ou pessoal.

 

 

1Educadora e especialista em Orientação Profissional e de Carreira – OPC. E-mail: rosescalda@uol.com.br

Creative Commons License