SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A psicanálise aplicada no Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia (NIAB) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) v.13 n.2 Belo Horizonte dez. 2007

 

SEÇÃO ABERTA

 

O processo grupal na orientação profissional: um estudo com adolescentes na escola pública

 

The group process in the vocational guidance: a study with adolescents in the public school

 

 

Flávia Lemos Abade*

 

 

O objetivo da dissertação foi investigar a influência do processo grupal na orientação profissional, a partir da metodologia de oficinas em dinâmica de grupo, cuja proposta é de uma intervenção psicossocial e nas quais a linguagem e o significado, as ações e a subjetividade são questões essenciais, assim como o reconhecimento do contexto sócio-histórico, cultural e político do grupo. Embora essas questões sejam apresentadas separadamente, o esforço nas oficinas é de superação dessa dicotomia a partir de uma representação dialética da relação entre cidadania, cultura e subjetividade. A proposta de intervenção tem uma base teórica e metodológica interdisciplinar, sustentada em princípios e conceitos da psicologia social, da psicanálise e da educação, e fornece subsídios para a compreensão do grupo, sua estrutura e dinâmica. Desse modo, o participante da oficina em orientação profissional é um sujeito que pensa e sente, um sujeito que produz no contexto único de uma história de vida. A posição que se assume é de que a escolha profissional não é apenas “descoberta” de uma profissão que se encaixa no perfil da pessoa. É um ato contínuo que envolve formas de pensar, sentir e agir no contexto social. Ao escolher, o sujeito repete suas determinações sociais, mas também é capaz de questioná-las e de criar novos sentidos, construindo um projeto pessoal e profissional que introduz uma mudança, mínima que seja, em si mesmo e em seu cotidiano. Considera-se ainda que a escolha profissional está relacionada à construção da identidade do adolescente, processo psicossocial que envolve não apenas as questões relacionadas à identidade profissional, mas também à identidade de gênero, raça, classe social, entre outras. A concepção de orientação profissional é referenciada sobretudo na estratégia clínica e na sua reformulação, propostas por Rodolfo Bohoslavsky.

O estudo foi realizado com um grupo de adolescentes que cursava o terceiro ano do ensino médio numa escola pública de Contagem, em 12 encontros com uma hora de duração, duas vezes por semana. Além das observações e análise dos registros dos encontros, ao final do processo, foi realizada uma entrevista com o grupo, a fim de avaliar a oficina em orientação profissional sob o ponto de vista dos próprios participantes.

A análise dos dados revelou que o processo do grupo não ocorre naturalmente e que o papel do coordenador é fundamental na oficina, pois é ele quem, a partir da compreensão psicossocial da escolha profissional, dinamiza a comunicação no grupo e os processos associados que facilitam a elaboração de um projeto profissional. Dentre os elementos do processo grupal relevantes para a orientação profissional foram destacadas, além da formação psicossocial do coordenador, a interação entre os participantes e a formação de um esquema conceitual referencial operativo grupal (Ecro).

A avaliação da oficina revelou que, mais do que o uso de técnicas de dinâmica de grupo, o fortalecimento do vínculo entre os participantes, a comunicação e a possibilidade de desconstruir representações estereotipadas e reconstruir ou construir novas representações foram fundamentais para a apreensão da informação profissional e para a elaboração da identidade psicossocial e dos projetos profissionais.

O planejamento da oficina foi descrito de maneira pormenorizada na pesquisa e se distingue por tomar como referência as teorias e concepções citadas anteriormente e, sobretudo, por correlacionar as fases do processo grupal (formação da identidade grupal, aparecimento das diferenças e formação de normas, fechamento e avaliação) às temáticas psicossociais da orientação profissional (expectativas e concepções de futuro e escolha profissional, expressão da identidade psicossocial, conflitos familiares, informação profissional, representações sociais enraizadas no contexto sociocultural etc.).

Por fim, a pesquisa revela ainda que a dificuldade de acesso à informação e aos bens da cultura, assim como o reduzido número de atividades escolares que oferecem espaço à expressão da subjetividade dos jovens evidenciam a necessidade de propostas de trabalho no âmbito educativo que não sejam meramente pedagógicas, psicologizantes ou assistencialistas, mas que, numa perspectiva psicossocial, incluam o debate entre cidadania e subjetividade.

 

 

*Psicóloga e mestre em Psicologia, UFMG. Orientadora: Profª Drª Lúcia Afonso. E-mail: flavia.abade@gmail.com

Creative Commons License