SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Analysis of demand and emergency interventions in mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.16 no.1 Belo Horizonte Apr. 2010

 

EDITORIAL

 

A continuidade do trabalho editorial do periódico Psicologia em Revista tem sido assegurada pelo fluxo contínuo dos textos que nos chegam. Fiéis ao nosso objetivo de garantir um espaço de divulgação científica aberto a todos os pesquisadores e profissionais em Psicologia, brasileiros e estrangeiros, publicamos este novo número com artigos que traduzem questões atuais e pertinentes no campo da Psicologia, mantendo nosso caráter generalista e plural.

Nesta edição, vemos a diversidade que o campo da pesquisa em Psicologia comporta. M. Inês Sotelo, Guillermo Belaga, Lucíola Freitas de Macêdo e Jorge A. Pimenta Filho desenvolvem a problemática da urgência na clínica e investigam a população que chega aos serviços de urgência com perturbações psíquicas que nos permitem pensar estratégias de tratamento eficazes e atuais. Tânia Maia Barcelos, a partir do samba, gênero musical brasileiro, criado, oficialmente, nas primeiras décadas do século XX, busca problematizar a subjetividade contemporânea, especialmente os modos hegemônicos de experimentação da dor. O artigo de Jacqueline Cavalcanti Chaves traz uma discussão acerca da heterogeneidade das percepções de jovens sobre os relacionamentos amorosos na atualidade.

Este número contempla ainda o artigo "Relação de amizade de adolescentes obesos e eutróficos", escrito por Teresa Helena Schoen-Ferreira, Flávia Sayegh, Ana Damaso e Isa de Pádua Cintra, no qual se discutem a autoimagem crítica e o isolamento desses sujeitos, com o objetivo de verificar o grau de intimidade nos relacionamentos entre pares de adolescentes obesos, comparando-os a eutróficos. Daniella Machado de Oliveira e Leopoldo Pereira Fulgencio apresentam algumas das contribuições de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas especialmente para o trabalho dos educadores de adolescentes. Ronaldo Sousa Sampaio e Claudia Amorin Garcia discutem a construção da masculinidade com base na articulação entre os estudos de gênero e a leitura psicanalítica, abordagens teóricas que se afastam dos pressupostos essencialistas e enfatizam o caráter dinâmico e contingencial do masculino. Fátima R. M. do Nascimento e Antonios Térzis investigam o adiamento do projeto parental, enfatizando aspectos psicológicos e sociais que o determinaram, repercussões da esterilidade para o vínculo conjugal e a vivência dos tratamentos reprodutivos. Oswaldo França Neto discute a noção de resto (objeto a) em psicanálise tomando como referência o caso Bartleby de Melvill. Seu texto, "A exclusão do Bartleby de Melville e a inclusão do doente mental na sociedade", visa a problematizar os termos "inclusão" e "exclusão" e algumas consequências de seus usos. O artigo de Thaís Zerbini e Gardênia Abbad tem como objetivo identificar variáveis preditoras de transferência de treinamento, medida em termos da proporção de participantes que elaboraram o plano de negócios ao final do curso-alvo. Igor Gomes Menezes e Ana Cristina Passos Gomes buscam sistematizar parte dos conhecimentos produzidos sobre clima organizacional, ressaltando a premência pelo desenvolvimento de novos modelos teóricos que integrem o conjunto de descritores dos modelos já existentes e uma maior aplicação de técnicas psicométricas para validação desses modelos. Simone de Biazzi Ávila Batista Silveira e Maria Angela Mattar Yunes investigam os processos relacionais que operam no atendimento oferecido pelo ambiente judiciário às famílias pobres em conflito judicial. O artigo de Leonardo Ferreira Almada visa a defender a significação de algumas hipóteses neurobiológicas – acerca das relações dos raciocínios morais com as emoções – que se propõem depreender um caminho privilegiado para a compreensão objetiva e em bases causais do comportamento humano e do percurso neural que envolve o processo de decision-making. Ainda neste número, trazemos o resumo da dissertação de mestrado de Camila Alvarenga Côrtes, orientada pela Prof.ª Dra. Ilka Franco Ferrari, defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Minas, intitulada "A psicose como escolha de uma posição subjetiva: da ‘escolha da neurose’ em Freud à estrutura e os modos de gozo em Lacan".

Agradecemos a cada um dos autores por suas preciosas contribuições. São elas que garantem a riqueza e a qualidade da nossa revista. Agradecemos também a toda a nossa equipe de editoração, ao corpo editorial científico e aos pareceristas. Desejamos a todos uma boa leitura.

A Comissão Editorial.

Creative Commons License