SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The enigma of the event author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.17 no.2 Belo Horizonte Aug. 2011

 

EDITORIAL

 

Nosso periódico, Psicologia em Revista, traz neste número um conjunto de estudos com diversidade temática e variadas perspectivas teórico-metodológicas. No artigo que abre esta edição, André Levy propõe uma análise acerca da noção de acontecimento e das condições nas quais este pode promover mudanças, mediante três breves estudos de casos. Na sequência temos duas pesquisas abordando o tema da família. A primeira, escrita por Bernardo Jablonski (a quem esta revista presta  homenagem  póstuma) e Marília Saldanha da Silva, aborda as vicissitudes da conjugalidade de aeronautas; e o segundo, de Juliana Peterle Ronchi e Luziane Zacché Avellar, estuda famílias na primeira fase do ciclo vital familiar.

Temos também um estudo sobre os fundamentos epistemológicos das ciências humanas, privilegiando as condições de surgimento da Psicologia, de autoria de Cláudia Henschel de Lima, seguido por dois artigos que discutem, com base na psicanálise, o uso abusivo de drogas na sociedade contemporânea. O primeiro, de Júlia Reis da Silva Mendonça, tem por eixo a droga entendida como um recurso ao mal-estar na civilização, enquanto o segundo, de Helena Greco Lisita e Márcia Maria Vieira Rosa, analisa sua utilização por parte de sujeitos psicóticos. A leitura psicanalítica ainda nos oferece duas contribuições. No artigo de Brenda Rodrigues da Costa Neves e Ângela Maria Resende Vorcaro, analisa-se a articulação do objeto a ao traço unário na constituição subjetiva; no artigo de Elizabete Siqueira e Edilene Queiroz, investiga-se um caso como um exemplo de neodesencadeamento de psicose.

O trabalho de Patrícia Mendes Lemos e José Célio Freire realiza uma leitura do sofrimento e do adoecimento psíquicos com base no contexto social tardo-moderno. Helena Bazanelli Prebianchi nos apresenta um estudo da percepção sobre o atendimento infantil, dada por estagiários e cuidadores de crianças usuárias de um serviço-escola de Psicologia. Finalmente, em nossa "Seção Aberta", a pesquisadora Jacqueline Moreira resenha o livro A Psicose, de autoria de Andréa Guerra e Ednei Soares apresenta uma resenha de sua dissertação de mestrado.

Psicologia em Revista é fruto de um trabalho coletivo e queremos apresentar aqui nossos agradecimentos a alguns parceiros fundamentais. À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que tem assegurado, nos últimos anos, a continuidade do apoio financeiro necessário para viabilizar esta publicação. À Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas, cuja ajuda sempre oportuna nos dá o respaldo para realizarmos nosso trabalho. Aos autores e pareceristas, motor vital da qualidade dos conteúdos que oferecemos.

A Comissão Editorial

Creative Commons License