SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Thematic and methodological analysis of the scientific publication in Psychology in BrazilSome guidelines for psychological assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.18 no.2 Belo Horizonte Aug. 2012

 

SEÇÃO ABERTA

 

Resenha: Perspectives on cognitive task analysis: historical origins and modern communities of practice

 

Review: Perspectives on cognitive task analysis: historical origins and modern communities of practice

 

Reseña: Perspectives on cognitive task analysis: historical origins and modern communities of practice

 

 

Hoffman, R. R. & Militello, L. G. (2009). Perspectives on cognitive task analysis: historical origins and modern communities of practice. New York, NY: Taylor & Francis.

 

 

Idonézia Collodel Benetti*

 

 

A análise cognitiva da tarefa (ACT) ("cognitive task analysis" - CTA) é empregada para determinar os processos mentais que os indivíduos realizam ao desempenhar suas atividades, focando as demandas cognitivas individuais, incluindo a memória, a atenção e a capacidade de tomar decisões. Assim, essa é uma abordagem que tem demonstrado eficácia pelo fato de capturar descrições, precisas e completas, de decisões e processos cognitivos, oferecendo ao profissional investigador condições de extrair informações sobre as demandas e as habilidades cognitivas exigidas na execução de tarefas.

Nesse sentido, a ACT pode ser indicada quando uma tarefa é considerada complexa, incerta, difícil de ser executada, e quando envolve tomada de decisão ou trabalho em equipe. É oportuno salientar que suas raízes estão em estudos clássicos oriundos da teoria da aprendizagem, aplicados à Administração Científica, combinando tempos e movimentos; outras áreas do conhecimento, tais como a Psicologia Educacional e a Engenharia de Softwares (e também fatores humanos)1 contribuíram para o fortalecimento e emergência dessa abordagem.

No que diz respeito ao termo "comunidades de prática" ("communities of practice" - CoP), pode-se afirmar que sua cunhagem é relativamente recente, apesar de que o fenômeno a que ele se refere é bastante antigo. Essas comunidades são formadas por pessoas preocupadas e engajadas em processos de aprendizagem coletiva em uma determinada área de conhecimento, na tentativa de compartilhar e explorar novas formas de "fazer melhor" e aprender sobre algo que é comum a todos os participantes da mesma comunidade.

É prudente apontar que é importante entender a natureza das tarefas, na intenção de tornar o trabalho mais interessante, sendo um desafio procurar estratégias para aumentar a produtividade. Nesse sentido, profissionais de diferentes contextos de trabalho consideram essa abordagem útil e procuram utilizá-la como ferramenta vital para aumentar a performance de suas equipes de trabalho.

Albergando temas relacionados à análise cognitiva de tarefas e às comunidades de prática/trabalho está a obra "Perspectives on cognitive task analysis historical: origins and modern communities of practice", de autoria de Laura Militello (psicóloga pesquisadora do Instituto de Pesquisa da Universidade de Dayton, Ohio, EUA) e Robert Hoffman (membro da Sociedade Americana de Psicologia, da Sociedade de Ergonomia e Fatores Humanos, da Associação Americana para a Inteligência Artificial, e da Sociedade Internacional de Psicologia do Meio Ambiente).

Publicada pela Psychology Press (EUA) em 2009, essa obra faz parte da série "Expertise: research and applications series",2 e tem como principal atributo sublinhar a importância dos métodos de análise cognitiva da tarefa na compreensão das demandas cognitivas de determinadas atividades, bem como o conhecimento e a extensão que estão encapsulados no desempenho destas, tendo como contexto algumas comunidades de trabalho. Contendo 516 páginas, esse volume está dividido em três partes:

1) Parte 1: História – Composta por cinco artigos que apresentam a descrição de uma variedade de técnicas relacionadas à ACT, suas características comuns e as estratégias típicas usadas para evocar conhecimentos provenientes de recursos e de experts da área: 1) Introdução à primeira parte; 2) A história da análise da tarefa; 3) Evolução da análise da tarefa até a análise cognitiva da tarefa; 4) Definindo e estabelecendo as fronteiras da análise cognitiva da tarefa; e 5) Emergência das comunidades de prática/trabalho.

2) Parte 2: "Perspectivas" – Apresenta sete trabalhos que discutem a integração da ACT e do treinamento em tarefas para áreas específicas: 1) Introdução à segunda parte; 2) As "perspectivas"; 3) Engenharia de sistemas cognitivos; 4) Estudos especializados; 5) Tomada de decisão; 6) Análise do trabalho; 7) Perspectivas sociológicas e etnográficas; e 7) Computação centrada na pessoa.

3) Parte 3: Síntese – Tem cinco capítulos que descrevem o impacto das pesquisas em ACT, sintetizando um número de estudos e revisões pertinentes a assuntos que envolvem a ACT e as comunidades de trabalho: 1) Introdução à terceira parte; 2) Divergência das perspectivas; 3) Convergências das perspectivas; 4) Convergência sobre o tópico relacionado a grupo de trabalho e grupo de cognição; e 5) Desafios metodológicos para a análise cognitiva da tarefa.

Como apontado pela obra, novas tecnologias introduzidas no espaço laboral têm permitido o crescimento da automação, transferindo o foco central de muitos trabalhos para atividades mais estratégicas e de solução de problemas. Então os métodos de análise cognitiva da tarefa podem ser usados efetivamente para antecipar a performance frente aos problemas e especificar maneiras para aumentar o desempenho individual e da equipe de trabalho.

Entre os benefícios trazidos pela ACT está a identificação de mudanças nas estruturas de conhecimento e nos processos mentais, quando comparado o progresso, de um estágio de conhecimento para outro, entre estreantes e experts, já que essa metodologia visa a oferecer ganhos essenciais por apresentar os seguintes componentes: acesso às habilidades individuais e às mudanças no conhecimento de base, identificação dos componentes de uma tarefa e das diferenças entre iniciantes e veteranos, identificação de conhecimentos conceituais e de procedimentos sequenciais de componentes similares, e especificação de condições que facilitam e esclarecem a progressão de um patamar de conhecimento para outro.

Nesse sentido, essa coletânea de trabalhos científicos traz o estado da arte em ACT, cobrindo ideias-chave, histórias, e a metodologia de algumas comunidades de trabalho, incluindo Engenharia de Sistemas Cognitivos, análise do trabalho na Europa, etnografia, fatores humanos e socioética. Todas com representativas contribuições de um seleto grupo de profissionais que articulam a ACT às teorias relacionadas às comunidades de trabalho, mostrando que várias comunidades de prática compartilham o mesmo universo científico, muito embora apresentem diferenças distintas em termos teóricos.

Portanto, recomenda-se a leitura dessa obra a todos aqueles que procuram pesquisar ou usar os conhecimentos relacionados à CTA aplicada às comunidades de trabalho, em qualquer área, uma vez que essas comunidades existem em todos os lugares e, na maioria dos casos, os indivíduos pertencem e atuam em mais de uma delas simultaneamente (no trabalho, na escola, em casa, etc.). Umas têm nome, outras não; algumas são grandes, outras pequenas; muitas são locais, algumas são globais; muitas estão dentro de organizações e muitas incluem membros de várias organizações; algumas apresentam interatividade face a face; em outras, essa interação se efetua virtualmente; em algumas, as pessoas fazem parte mais intimamente e, em outras, mais perifericamente; algumas são reconhecidas formalmente e outras, muitas, vivem na completa informalidade e são invisíveis.

Concluindo, esse volume, permeado pelas palavras, pesquisas e experiências de vários estudiosos, revela-se de extrema relevância por sinalizar que as informações e materiais desenvolvidos para treinamento em ACT são precisos e preciosos para o propósito a que se destinam, tornando a usabilidade, nessa área, accessível aos profissionais.

 

 

* Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora do Centro Universitário Barriga-Verde e psicóloga. Rua Pe. João Leonir Dall'Alba, s/nº - Bairro Murialdo, Orleans-SC. CEP 88870-000. E-mail:idonezia@hotmail.com.
1 Fatores humanos, nessa obra, referem-se à análise da interação humana relacionada ao desenvolvimento de mecanismos, ferramentas e máquinas, aplicadas a equipes de trabalho e vários outros aspectos atrelados à configuração do trabalho e das organizações.
2 "Conhecimento especializado: série pesquisa e aplicações" (tradução da autora).