SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Male prisoners' health: health promotion, power relations and production autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.20 no.2 Belo Horizonte  2014

 

EDITORIAL

 

 

Caro leitor, Publicamos, neste número de Psicologia em Revista, nossa costumeira variedade temática, mas, desta feita, com uma inflexão de estudos sobre diversos elementos da vida universitária. Silvia Maria Cintra da Silva, Fabiana Marques Barbosa, Luciana Guimarães Pedro e Victor Carvalho Muniz apresentam um "estado da arte" da produção de um programa de pós-graduação no eixo Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem. Helena Bazanelli Prebianchi traz um estudo sobre representações sobre a saúde mental infantil por profissionais e usuários, e Luis Flávio Silva Couto, Fábio Santos Bispo e Maíra Barroso Leo analisam perspectivas da direção do tratamento em psicanálise para a clínica-escola de uma faculdade de Psicologia, a partir da psicanálise. Fechando essa temática, Washington Napoleão, Aline Gomes e Marilise Katsurayama identificam as representações sociais nos discursos dos acadêmicos das áreas das Ciências Humanas, Exatas e da Saúde a respeito do aluno de Psicologia e da atuação do psicólogo, tendo com base a teoria das representações sociais.

Na sequência, temos dois estudos ancorados em livros clássicos. Adelina Lima Freitas e Ana Maria Rudge abordam o supereu, tendo como corpus o romance de Dostoievski, "Crime e Castigo"; e Marina Massimi investiga o conhecimento de si mesmo na narrativa autobiográfica de Girolamo Cardano.

Os três artigos seguintes têm como tema diferentes aspectos ligados à área da saúde. O primeiro, escrito por Alexandre Costa Val, Paula Duarte Félix Marinho, Roberto Assis Ferreira e Márcia Rosa, alicerçado na teoria lacaniana, discute a anorexia, baseado na hipótese de que ela pode ser uma das estratégias femininas da atualidade para lidar com o corpo; o segundo é uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por Andréia Resende dos Reis e Luciana Kind, que analisa produções discursivas a respeito de saúde/doença expressas por homens presos que se encontram no regime fechado de execução da pena privativa de liberdade. Finalmente, Tatiane Lebre Dias e Luciane Laura Godoy Leite analisam a rede de apoio social e afetiva e conhecem as estratégias de enfrentamento utilizadas por familiares de pessoas com doença falciforme.

Os dois artigos que fecham este número têm temas diversos. O primeiro, de Roseane Torres Madeiro e Roseane Freitas Nicolau, estuda a medida socioeducativa e seu alcance pelo adolescente infrator, no sentido da responsabilidade por seu ato infracional. Dolores Cristina Gomes Galindo, Claudia Poletto e Leihge Pereira discutem as maneiras de falar e de observar imageticamente a Índia que circulam no turismo brasileiro, com base em materiais de divulgação produzidos por agências de viagem.

Em nossa Seção Aberta, publicamos a tradução de um artigo da pesquisadora Dominique Efros, sobre o trabalho em equipe num hospital, com base na ergologia. Trata-se de um artigo já citado em estudos publicados no Brasil, mas entendemos que sua tradução ampliará o acesso de um público mais amplo interessado na temática.

Neste ano, renovamos nosso corpo editorial científico, nacional e internacional, que trabalhará conosco no próximo triênio.

Agradecemos à colaboração de autores, pareceristas e corpo técnico que nos apoia e tornaram possível a conclusão deste número.

 

A Comissão Editorial.

Creative Commons License