SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A história oral de mulheres que viveram no seringal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.21 no.3 Belo Horizonte set. 2015

 

EDITORIAL

 

 

Prezado leitor,

No terceiro número de 2015, Psicologia em Revista apresenta doze artigos e um resumo de dissertação. Nesse conjunto de trabalhos, os leitores encontrarão significativa diversidade teórica e metodológica, refletindo a produção de pesquisadores inseridos em vários contextos de investigação.

Iniciamos com dois artigos que abordam, de diferentes perspectivas, a vida e o trabalho rural no Norte e Nordeste do Brasil. Pedro Vasconcelos Corrêa e colaboradores escreveram A história oral de mulheres que viveram no seringal, abordando a vivência de mulheres que habitam seringais na Ponta do rio Abunã, em Rondônia, e em reservas fixadas em terras da Bolívia, mediante a história de vida temática. Já Simone Huning e colaboradores investigam os processos de subjetivação de sujeitos que moram e trabalham em uma comunidade situada geograficamente na propriedade de uma usina sucroalcooleira do Estado de Alagoas.

Três artigos apresentam estudos sobre educação. José Maria Montiel e colaboradores trazem os resultados da pesquisa Considerações a respeito do autogerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância, envolvendo 202 estudantes de cursos de graduação. Mateus Pranzetti Paul Gruda e José Sterza Justo nos trazem uma pesquisa-intervenção, Murais de ponta-cabeça: reflexões sobre a linguagem e práticas de inversão de sentido, discutindo as estereotipias e repetições na comunicação cotidiana. Eliana Olimpio e Cristina Marcos buscam, com base na psicanálise, compreender as relações que o adolescente estabelece com seus pares e com os professores, com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.

A temática da saúde aparece em três artigos. Carolina Novaes Cunha e Maria Stella Brandão Goulart estudam A participação política de pessoas com sofrimento mental: a Associação dos Usuários de Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais - Asussam-MG, mediante observação participante e dinâmicas conversacionais. Marina Silveira de Resende e colaboradores apresentam o estudo O DSM-V e suas implicações no processo de medicalização da existência, com base nas contribuições da psicanálise. Finalmente, Carla Oliveira Fernandes e colaboradores abordam Corpo e fenômeno psicossomático na clínica psicanalítica, destacando suas implicações em um tratamento de acordo com as diretivas clínicas da psicanálise de orientação lacaniana.

Na sequência temos dois estudos teóricos. O primeiro, Fenomenologia da intersubjetividade e estudos em cognição social: reflexões acerca da atenção conjunta, de Danilo Saretta Verissimo, discute as posições teóricas adotadas por estudos acerca da intersubjetividade no campo da cognição social. O segundo, de Rovana Kinas Bueno, Mauro Luís Vieira, Maria Aparecida Crepaldi e Daniela Ribeiro Schneider, Considerações epistemológicas da perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano sobre o envolvimento paterno, estuda o envolvimento paterno com base na teoria bioecológica do desenvolvimento humano.

Concluímos este número com o artigo de Heloísa Cristina Pereira e Márcia Stengel, intitulado Projetos de vida na Pós-Modernidade: possibilidades e limites aos jovens, discutindo discute a temática projeto de vida, considerando a dimensão temporal e adolescência; e o artigo de Dario Cecilio-Fernandes e Ana Paula Porto Noronha, Vulnerabilidade ao estresse e satisfação no trabalho de funcionários públicos, trabalhando com 116 servidores públicos utilizando a escala de satisfação no trabalho e a escala de vulnerabilidade ao estresse no trabalho. Na Seção Aberta, temos a resenha da dissertação de Ana Paula Lopes Rocha, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas, intitulada Cuidado com a velhice: interdisciplinaridade e intersetorialidade.

Esperamos que os estudos possam colaborar com pesquisadores e demais interessados nos temas.

 

A Comissão Editorial.

Creative Commons License