SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Distortion of fairy tales in contemporary times and its implications in the development of subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.25 no.2 Belo Horizonte May/Aug. 2019

 

EDITORIAL

 

 

Prezados leitores,

Psicologia em Revista oferece, no segundo número do volume 25, um conjunto de quatorze artigos que trazem, em sua diversidade temática e teóricometodológica, a oportunidade de importantes reflexões. Relacionados à infância, encontramos, no primeiro artigo, a discussão sobre a captura dos contos de fadas pela sociedade contemporânea de consumo e seus atravessamentos nos processos de subjetivação. Outro artigo aborda a publicidade dirigida ao público infantil dos programas televisivos. A atenção à saúde de crianças e adolescentes é abordada no artigo sobre a psicoprofilaxia cirúrgica de pacientes infantis e adolescentes, com base na percepção dos médicos que integram equipes interdisciplinares. Outro artigo busca discutir, por meio de uma revisão teórica, as semelhanças entre crianças diagnósticas com transtorno de espectro autista e crianças com deficiência visual, focalizando os aspectos sociocomunicativos.

Encontramos também neste número artigos que tratam, por diferentes ângulos, questões relacionadas à maternidade e paternidade, como no artigo que discute a presença de profissionais, tais como babás e enfermeiras, demandadas pelas mães que se sentem vulneráveis para cuidar de seus bebês trigêmeos gerados por reprodução assistida. Já o artigo seguinte, com base numa perspectiva fenomenológico-hermenêutica, discutirá a experiência de infertilidade masculina, vivida com angústia pelos homens. A monoparentalidade feminina é o tema da pesquisa realizada com terapeutas de família, o trabalho enfocou o papel dos estudos de gênero na formação clínica desses profissionais.

Compõe ainda este número uma reflexão teórica sobre a importância do estudo das implicações na formação de vínculos intersubjetivos tendo em vista o desenvolvimento da afetividade humana. Em outro artigo, a atividade de trabalhadores em uma feira de roupas numa cidade nordestina é analisada, considerando-se os laços familiares e de amizade, além de vínculos de trabalho, como propiciadores do sentimento de pertencimento e de confiança entre os trabalhadores e trabalhadoras.

A perspectiva teórico-metodológica da psicanálise guia a reflexão de um conjunto de artigos, entre eles uma reflexão sobre prazer nas modalidades esportivas de combate, refletido na experiência do espectador e interpretada com base na pulsão de morte. O texto seguinte, baseado no estudo de um caso clínico, propõe-se a investigar a transferência como meio de tratamento do Outro e recurso de contenção à passagem ao ato na psicose. A articulação entre as teorias de gênero e a psicanálise guiou um breve percurso histórico acerca da transexualidade.

Finalmente, três artigos enfocam os estudos de revisão bibliográfica, tais como o texto que trata do percurso da psicanálise na universidade francesa, apresentando um levantamento das teses produzidas nessa perspectiva, entre 1987 e 2012, destacando seus temas, métodos e referenciais teóricos. O último artigo deste número trata de uma revisão sistemática da literatura sobre as publicações decorrentes das pesquisas sobre os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e as Equipes de Saúde da Família (EqSF).

A Seção Aberta apresenta o estudo de caso realizado por Patricia Bessaoud- Alonso, realizado na Universidade de Limoges (França), sobre as relações intrafamiliares vividas por Sophie, em sua trajetória da adolescência para a fase adulta.

Na segunda parte deste número de Psicologia em Revista, publicamos o Dossiê organizado pelo GT Psicologia Sócio-Histórica no Contexto Brasileiro de Desigualdade, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Os artigos que integram esse dossiê são derivados do III Colóquio, realizado entre 23 e 24 de maio de 2019, que tratou da desigualdade psicossocial no contexto atual.

Aos leitores desejamos ótima leitura!

A Equipe Editorial

Creative Commons License