SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A experiência de coordenar equipes que coordenam grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Rev. SPAGESP v.1 n.1 Ribeirão Preto  2000

 

EDITORIAL

 

Inicialmente gostaríamos de lembrar que a SPAGESP foi fundada em 15/06/1996 por psicoterapeutas de grupo advindos do CEPAG-RP e do NESME, que tiveram sua formação básica na Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo.

A SPAGESP é uma Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais que congrega profissionais da área de saúde, para difundir teorias e técnicas grupais, com uma abordagem principalmente psicanalítica.

Durante estes pouco mais de quatro anos temos realizado jornadas, publicado boletins, fundamos uma Clínica Social, vamos seguindo com um livro em gestação e estamos dando formação para coordenadores de grupos e para grupoterapeutas. Mas não tínhamos uma revista...

Assim, é com grande satisfação que estamos editando o primeiro número da Revista da SPAGESP, com trabalhos provenientes em sua maioria de apresentações na IV Jornada da SPAGESP, realizada em Ribeirão Preto, em abril de 2000, acrescidos de artigos de alguns convidados. Ao publicar esta revista estamos cumprindo compromisso assumido anteriormente, primeiro passo de um empreendimento que pretendemos renovar a cada ano.

Neste número há reflexões sobre os grupo nas instituições, a instituição como grupo e o grupo familiar. Temos também uma visão de vários autores expondo como trabalham psicanaliticamente com grupos - terapêuticos ou não - e as perspectivas do trabalho grupal. Ao lado desses temas, não poderíamos deixar de discutir a respeito de alguns transtornos ansiosos e depressivos, seja pelo vértice diagnóstico e terapêutico da moderna psiquiatria clínica, seja pelo vértice psicodinâmico e sua inserção grupal.

Acreditamos que temas tão importantes nos dias de hoje sejam apreciados e que estimulem novas apresentações dos colegas, colaborando com um aprendizado permanente para todos nós.

Finalmente, queremos agradecer aos autores, colaboradores essenciais para este projeto, e à comissão de redação que seriamente se debruçou sobre as normas de publicação, permitindo esta edição com boa qualidade, e sem maiores atrasos.

 

Diretoria e Conselho Editorial