SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Grupoterapia para pacientes com hipertensão arterial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Rev. SPAGESP vol.2 no.2 Ribeirão Preto  2001

 

EDITORIAL

 

A SPAGESP continua sua tarefa de congregar profissionais da área de saúde e educação, para difundir teorias e técnicas grupais, com uma abordagem principalmente psicanalítica.

Assim, editamos o segundo número de nossa revista, com trabalhos provenientes em sua maioria de apresentações na V Jornada da SPAGESP, realizada em Franca, em março de 2001, acrescidos de artigos de alguns convidados, como o da mexicana Miren de Izaurieta, que esteve entre nós em junho último. Foram acrescentados também comentários a alguns trabalhos de alunos em formação na SPAGESP, o que nos parece ter enriquecido o conteúdo científico da revista.

Essa publicação tem como foco principal a grupalidade. Neste número estamos abordando temas como: Equipe - Instituição e Grupos - Grupos na Saúde e Educação - Formação de Profissionais que Trabalham com Grupos - Grupos Específicos - Vivências e Grupos Sociais.

É tão vasta a aplicação de técnicas grupais e ao mesmo tempo é tão escasso o material publicado sobre essas aplicações, que estamos tentando colaborar para a expansão das fronteiras dessas técnicas. Com esse mesmo objetivo, nossa revista é enviada a quase todas as universidades brasileiras, especialmente aos setores de medicina, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional e serviço social.

A revista número 02 ocorre graças aos autores, que enviaram seus trabalhos em tempo, e à Comissão de Redação, que supervisionou a adequação às normas - somos gratos a todos.

Esperamos que dessa leitura e reflexão possam germinar bons frutos, principalmente a produção de outros tantos trabalhos, inclusive para serem apresentados em nosso I Congresso, que ocorrerá em abril do próximo ano, quando estaremos publicando os trabalhos lá discutidos.

 

Diretoria e Conselho Editorial