SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Influence of single-parent families on child development: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Rev. SPAGESP vol.17 no.1 Ribeirão Preto  2016

 

EDITORIAL

 

20 anos de SPAGESP, uma ideia viva: conquistas, aprendizados e compromissos com a formação em Psicologia Clínica

 

 

Fabio Scorsolini-Comin1

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

"(...) Abriu a porta, levantou o cortinado. Na cama de marfim, a ideia dormia
azul como naquele dia. Como naquele dia, jovem, tão jovem, uma ideia
menina. E linda. Mas o rei não era mais o rei daquele dia. Entre ele e a ideia
estava todo o tempo passado lá fora, o tempo todo parado na sala do sono".
(Marina Colasanti, Uma ideia toda azul).

O rei da história narrada por Marina Colasanti resolveu guardar uma ideia "toda azul" por longos anos e, ao revisitá-la, depois de todo esse tempo, descobriu que ele não era mais o mesmo, apesar de a ideia ainda estar lá. E de nada adiantaria uma ideia que não mexesse mais com ele. A ideia "toda azul" havia se esvaziado, perdido o sentido. Escolhi essa narrativa para destacar que o nosso processo de formação, pessoal e profissional, deve ser pensado com atenção a esses processos de mudança, a fim de que nossas ideias "azuis" não sejam trancafiadas por conta de nossos medos e inseguranças, mas que possam ganhar o mundo com o poder do nosso desejo. Que sejam ideias que possam flertar com tantas outras. Que possam construir outras tantas.

A SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo), que dá nome a esse periódico, surgiu de uma ideia que soube ganhar o mundo, construindo coletivamente diversas formas de ser grupo e pensar o grupo. No ano de 2016 a SPAGESP completa 20 anos de existência. Esse importante acontecimento será comemorado com um evento no dia 17 de setembro de 2016, na cidade de Ribeirão Preto (SP), com a reunião de diversos colaboradores que estiveram à frente da instituição ao longo desses anos, bem como alunos, ex-alunos, profissionais formados pela SPAGESP e demais interlocutores que teceram de diversos modos a construção desse espaço de referência na formação de profissionais dedicados às práticas e estratégias grupais nos campos da saúde, clínica e institucional.

A SPAGESP foi criada em 1996 com a proposta de congregar profissionais que trabalham com grupos em diversas modalidades, como psicoterapia, terapia de casal e família, grupos operativos e análise institucional, tendo como fundamentação teórica e clínica a psicanálise. Ao longo desses anos de existência ofereceu duas especializações que se tornaram referência na formação em Psicologia Clínica, a primeira delas em Psicoterapia Analítica de Grupo e a segunda em Coordenação de Grupos para diversas áreas, como educação, saúde e assistência social.

Além desses cursos, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, foram ofertados cursos de curta duração, palestras, encontros científicos, jornadas e congressos que reuniram importantes profissionais interessados na divulgação do grupo como recurso e também como foco de pesquisa e intervenção. Trata-se de uma história vitoriosa envolta por aprendizados e compromissos com uma formação em Psicologia Clínica de qualidade e alinhada aos desafios contemporâneos da atuação profissional, contribuindo diretamente para a formação de novos grupo terapeutas e para a pesquisa e prática psicanalítica com grupos.

Este ano comemorativo se estende à Revista da SPAGESP, avaliada no Qualis CAPES da área de Psicologia como B1, conquista esta que contou com a participação de muitos dos interlocutores que hoje celebram os 20 anos da SPAGESP. A Revista da SPAGESP surgiu também com o compromisso de contribuir com a formação e o aprimoramento profissionais, alinhando a veiculação de estudos sobre grupos à produção de conhecimento científico de qualidade, na sua interface com a prática na área.

No início deste ano recebemos a notícia de que nosso periódico foi indexado no Dialnet, da Fundación Dialnet, ligada à Universidad de La Rioja, a maior coleção de artigos científicos hispânicos da internet. Além desta base, estamos indexados no BASE (Bielefeld Academic Search Engine), LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanã y Portugal), CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciências Sociales y Humanidades), Index Psi Periódicos (Base Virtual em Saúde – Psi), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) e no ProQuest Social Science Journals. Esses indexadores contribuem tanto para a maior divulgação dos estudos veiculados pela Revista da SPAGESP como também certificam a qualidade e seriedade do nosso processo editorial.

No contexto dessas comemorações, apresento à comunidade científica e profissional o primeiro fascículo de 2016 (volume 17, número 1). Neste número contamos com estudos advindos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade de São Paulo e da SPAGESP. Desejo a todas e todos uma proveitosa leitura desses materiais, reforçando o convite para que submetam seus artigos à apreciação da revista. Estamos recebendo artigos em fluxo contínuo. E, de modo, em especial, apresento o convite para que toda a comunidade interessada em grupos, famílias, casais, saúde mental e Psicologia Clínica possa se juntar a nós na celebração desses anos de muito trabalho, dedicação e compromisso com o outro. Vida longa ao nosso grupo e às nossas ideias!

 

 

Endereço para correspondência
Fabio Scorsolini-Comin
E-mail: fabioscorsolini@gmail.com

 

 

1 Fabio Scorsolini-Comin é editor da Revista da SPAGESP desde o ano de 2010. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Creative Commons License