SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Psicoterapia e a sua veiculação na Revista da SPAGESP: análise da produção científica de 2000 a 2016 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Rev. SPAGESP vol.17 no.2 Ribeirão Preto  2016

 

EDITORIAL

 

Nos próximos 20 anos

 

 

Fabio Scorsolini-Comin1

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

2016 marcou a comemoração dos 20 anos da SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo), instituição que dá nome a esse periódico. A SPAGESP foi criada em 1996, na cidade de Ribeirão Preto – SP, com a proposta de congregar profissionais que trabalham com grupos em diversas modalidades, como psicoterapia, terapia de casal e família, grupos operativos e análise institucional, tendo como fundamentação teórica e clínica a psicanálise.

Ao longo desses anos a política editorial da revista, anteriormente centrada nos grupos e na psicanálise, deu espaço a diálogos com outras abordagens teóricas, com novas formas de ser e pensar grupos, ampliando seu contato com as áreas de saúde mental, famílias e instituições. Essa ampliação de escopo, notadamente a partir de 2010, nos permitiu entrar em contato com produções de diferentes pesquisadores no Brasil e no exterior, construindo um arcabouço de conhecimentos e experiências que encontram neste periódico uma voz pulsante, viva. As experiências narradas no presente fascículo continuam corporificando esse escopo, potencializando contatos, encontros e ressonâncias importantes em nossa constante formação enquanto profissionais interessados nessa grupalidade.

Neste fascículo temos a presença de pesquisadores de diversas universidades, entre elas a Universidade do Porto, Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Fortaleza, Universidade Tuiuti do Paraná, entre outras. Essa diversidade compõe a nossa grupalidade e nos anima para próximos encontros e reflexões. Os fascículos de 2017 já se encontram em produção, dando continuidade a esse movimento.

Dentro desse movimento, aproveito para convidar toda a comunidade para um evento científico integrado que ocorrerá em maio de 2017, com o tema “Ressonâncias da grupalidade: o estranho e o familiar em nós, entre nós e nos outros”, na cidade de Serra Negra – SP. Serão realizados, simultaneamente, o XI Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, o XIII Encontro Luso-brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo, o IX Encontro Paulista de Saúde Mental e a XIII Jornada da SPAGESP. Trata-se de uma ótima oportunidade de aprendizado, de compartilhamento de experiências e inquietações, bem como de propostas para intervenções, pesquisas e reflexões nesse campo.

Em 2017 continuaremos a discutir essas ressonâncias da diversidade que nos habita, que fala de um “nós” em constante aprimoramento. As aberturas, rupturas, encontros, desvios, convites. Talvez a maior ressonância, nesse instante, seja pensar nos nossos próximos 20 anos. Recorro à Revista da SPAGESP para tratar disso. Com um cenário editorial cada vez mais concorrido e profissionalizado, vários desafios nos acenam, abrindo também diversas possibilidades de inserção e inscrição nessa grupalidade. Tudo o que se seguirá começa a ser construído no hoje, no tempo presente. Que as produções reunidas neste fascículo também possam disparar movimentos e ressonâncias várias, para além do hoje. Que venham nossos próximos 20 anos!

 

 

Endereço para correspondência
Fabio Scorsolini-Comin
E-mail: fabioscorsolini@gmail.com

 

 

1 Fabio Scorsolini-Comin é editor da Revista da SPAGESP e professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Creative Commons License