SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Vozes que contam a experiência de viver com câncer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.3 no.1 São Paulo July 2005

 

EDITORIAL

 

Com intuito de possibilitar reflexão sobre os temas que permeiam a prática do trabalho desenvolvido na área da saúde, este número da Revista apresenta os trabalhos científicos premiados no III Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde: territórios e percursos do psicólogo hospitalar.

Permitindo troca de experiências, conhecimentos e trabalhos diversificados na área, o Congresso foi cenário de excelentes discussões científicas devido ao alto nível dos palestrantes convidados. Com satisfação constatamos que o sucesso do evento faz com que seja, hoje, um dos maiores encontros da especialidade no país.

Na categoria Sênior foram premiados os trabalhos de Lucia Cecília da Silva, Maria Delia Fernandez Sargentim e Gloria Heloisa Perez e colaboradores. Na categoria Junior, os autores premiados foram Dalva de Jesus Tavares Tosello; Rodrigo Sanches Peres e Manoel Antonio dos Santos; e Tatiana Bukstein Vainboim, que poderão ser lidos na íntegra neste número da Revista.

O trabalho de Lucia Cecília da Silva busca, através da escuta atenta e da sistematização dos dados segundo a abordagem fenomenológica, compreender a experiência vivida por pessoas portadoras de câncer. O texto de Maria Delia Fernandez Sargentim nos convida a refletir acerca dos comportamentos adictos no paciente portador de obesidade mórbida, enquanto que o trabalho de Glória Heloise Perez e colaboradores se preocupa em investigar fatores de risco para depressão em pacientes portadores de síndromes isquêmicas miocárdicas instáveis.

Importante contribuição para o estudo normativo do Hooper Visual Organization Test foi desenvolvido por Dalva de Jesus Tavares Tosello, apresentando sugestões interessantes sobre a influência cultural na nomeação dos objetos-estímulo. Partindo do pressuposto teórico da Psicossomática, Rodrigo Sanches Peres e Manoel Antonio dos Santos apresentam o direcionamento do tratamento interdisciplinar, buscando a compreensão da personalidade em pacientes com indicação de transplante de medula óssea. A representação da doença e internação e os níveis de ansiedade e depressão em pacientes com hipertireoidismo, são apresentados por Tatiana Bukstein Vainboim com enfoque na qualidade de vida destes pacientes.

Na seção Em foco, apresenta-se breve comentário geral a respeito do referido Congresso e, em Resenha, Ana Lúcia Barreto Sampaio comenta sobre a obra literária "Morte", organizada por Maria Elisa Pessoa Labaki, que parte da clínica com pacientes de HIV + para pensar sobre o atendimento ao paciente terminal, inserida na Coleção Clínica Psicanalítica e editada pela Casa do Psicólogo.

Que sejam momentos de reflexão, discussão e aprimoramento do atendimento em saúde. Esse é o nosso convite!

 

Gláucia Rosana Guerra Benute

Creative Commons License