SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Hyperemesis gravidarum: a case study of the psychological issues present in pregnant women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.4 no.2 São Paulo Aug. 2006

 

EDITORIAL

 

 

Nesta revista procuramos propiciar reflexão em torno das diferentes fases do desenvolvimento humano: gestação, nascimento, desenvolvimento profissional e a velhice.

A gestação é por si só, momento de intensas alterações na vida da mulher. Quando associada a uma doença, todos os sentimentos esperados para esta situação encontram-se potencializados. Procurando demonstrar uma faceta desta problemática, Miriam Tachibana e Claudia Aparecida Marchetti Duarte apresentam uma discussão clínica relacionada à hiperemese gravídica. Quando chega o momento do parto novo conflito pode ser desencadeado a partir do nascimento do bebê, dependendo de suas condições de saúde. Demonstrando as dificuldades, o envolvimento e os sentimentos vividos pelos pais, Sibelle Maria Martins de Barros e colaboradores nos fazem avaliar a paternidade e as vivências específicas dentro de uma UTI neonatal e Michele Moreira de Souza Klein e Carla Ribeiro Guedes apresentam relato de experiência sobre a intervenção psicológica com grupo de acompanhantes da pediatria

Com o passar do tempo e as questões específicas da cultura atual, tem-se as escolhas profissionais. O trabalho exaustivo e a dedicação quase exclusiva dos profissionais que atuam em Hospitais, Clínicas e Ambulatórios, podem levar a dificuldades com sua própria saúde. Desta forma, Claudio Garcia Capitão e Fabiana Pelegrino de Almeida estudam a incidência de depressão entre médicos que trabalham no Estado de São Paulo. Assim como o cuidado pessoal é importante para que os profisisonais exerçam suas atividades, suas crenças, opiniões e conhecimentos são fundamentais para bons resultados nos tratamentos dos indivíduos. Refletindo sobre esta questão, Gabriela Alves de Oliveira e Patricia Nunes da Fonseca apresentam a visão dos profissionais de saúde sobre a compulsão alimentar, considerando que são estas as pessoas que podem diagnosticar e tratar a problemática em questão.

Elisângela Arantes de Souza e colaboradores estudam a Qualidade de vida entre idosos no serviço de geriatria de hospital universitário.

A Revista finaliza com a resenha do livro Mente e Corpo: integração multidisciplinar em neuropsicologia realizada por uma de suas autoras, Kátia Osternack Pinto.

 

Boa Leitura

Gláucia Rosana Guerra Benute

Creative Commons License