SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Sexuality and breast cancer: stories of eight affected women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.6 no.2 São Paulo June 2008

 

EDITORIAL

 

 

Nesta edição da Revista de Psicologia Hospitalar, procuramos propiciar ao leitor a reflexão e atualização de temas pautados na atuação do psicólogo e profissionais da área da saúde, relacionados a sexualidade, estresse, psicoterapia breve e estudos em neuropsicologia.

Esta edição se inicia com o estudo qualitativo de Lucas de Nápoli dos Santose cols, acerca da percepção da sexualidade e vida afetiva em mulheres com câncer de mama e sua interface com a imagem corporal à partir de uma leitura psicanalítica.

A atenção ao paciente internado se fez presente, no artigo de Cristiane Santos de Macena e Elaine Soares Lange, onde as autoras buscaram a reflexão sobre as causas da incidência de estresse em pacientes internados em um hospital geral.

A preocupação com a eficácia terapêutica da interpretação teorizada da Psicoterapia Breve foi o objetivo de Angela Cristina Gebara. A autora analisou em seus resultados o graus de adaptação, situações-problemas nucleares, os diferentes setores adaptativos e os níveis de melhora dos pacientes submetidos a este tipo de intervenção psicológica.

A avaliação neuropsicológica, cada vez mais presente, no contexto da psicologia da saúde, tambím encontra-se contemplada nesta edição com os trabalhos de Michele Guiterres Ignacio e cols, que avaliaram crianças com Transtorno de Déficit de Atenção utilizando a Escala Weschler; de Tacianny Lorena Freitas do Vale e cols que abordaram o tema envelhecimento versus memória e o de  Fernanda Zanetti Cinalli e cols sobre a influência da prática de ioga no funcionamento cognitivo de idosos.

Boa leitura.

 

Gláucia Guerra Benute

Creative Commons License