SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Estudo introdutório sobre transtornos de humor e ansiedade e identidade masculina em pacientes de enfermaria dermatológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.8 no.1 São Paulo jan. 2010

 

EDITORIAL

 

Nesta edição da Revista de Psicologia Hospitalar, os artigos publicados irão proporcionar ao leitor refletir sobre questões cada vez mais presentes no âmbito do hospital.

Esta edição se inicia com o estudo de Livia Maria de Araújo Cunha Bueno e cols., no qual os autores objetivaram avaliar a presença das sintomatologias depressiva e ansiosa e seus impactos na identidade masculina de pacientes internados em enfermaria de Clínica Dermatológica.

A hospitalização e o processo cirúrgico são situações que podem ser percebidas como ameaçadoras e desencadeadoras de reações psíquicas na família como aborda o artigo de Carmen Cecília Tavares Paes e cols, assim como no próprio paciente, conforme contemplado no artigo de Adriana Viana Amaral e cols.

Utilizando-se de uma Escala de Medo de Maturidade (EDI-3), Sue Ellen Ferreira Modesto e cols. avaliaram o desejo de voltar à segurança da infância em uma população não clínica na região sul e sudeste do país.

Avaliar a presença ou não de depressão, o vínculo materno-infantil em gestantes cardiopatas, bem como verificar se o vínculo materno-fetal pode ser fator de risco para depressão foram os objetivos de estudo de Fabiola Luciana de Paula Furlan e cols.

O artigo de Claudio Garcia Capitão objetiva resgatar a possibilidade de inspirar estudos que busquem evidências de validade e de precisão para o Teste dos Três Personagens, um instrumento projetivo, cuja finalidade é avaliar aspectos profundos da dinâmica da personalidade.

Finalizando esta edição, dois artigos relacionados à função atencional nos testes neuropsicológicos e sua correlação com o grau de escolaridade. Maria Rita Polo Gascón e cols. avaliaram o desempenho de uma amostra da população adulta saudável com alta escolaridade em testes neuropsicológicos atencionais e Margarete Klein e cols. verificaram o efeito Stroop, a influência da escolaridade, do QI e da idade em uma amostra de sujeitos idosos da população brasileira.

Boa leitura!

Maria Rita Polo Gascón

Editora da Revista de Psicologia Hospitalar