SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Estudo introdutório sobre transtorno de humor e a autoestima de mulheres com doenças dermatológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.8 no.2 São Paulo jul. 2010

 

EDITORIAL

 

Neste volume da Revista Psicologia Hospitalar os artigos publicados irão levar o leitor à reflexão de temas frequentes no cotidiano da instituição: depressão, aspectos psicossociais, cuidar de cuidadores e avaliação neuropsicológica.

A edição se inicia com o estudo de Cristiana Mara Ribeiro e cols. sobre o impacto das doenças dermatológicas na autoestima e no estado de humor em mulheres internadas na enfermaria de Dermatologia de um hospital universitário.

O artigo de Gláucia Rosana Guerra Benute e cols. consiste em uma revisão de literatura sobre gestação gemelar. A gravidez de gêmeos na vida da mulher é considerada um período de mudanças fisiológicas, emocionais e psicossociais ainda mais intensas do que em uma gestação de feto único.

Considerando a internação hospitalar como um fator que pode influenciar no estado de humor, Claudia Emi Regis e cols., em seu artigo, buscam identificar a percepção sobre a doença cardiovascular em idosos internados e a relação com a ocorrência de depressão.

Quem cuida também adoece? Esta foi a pergunta que norteou a pesquisa de Fabiana Pouza Augusto e cols. em uma unidade de Pediatria de um hospital geral.

Finalizando esta edição, temos o artigo de Fernanda Ota Alves e cols., que avalia o desempenho das funções atencionais em uma amostra da população brasileira adulta e com alta escolaridade.

 

Boa Leitura!

 

Maria Rita Polo Gascón
Editora da Revista Psicologia Hospitalar