SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Validity evidence of IDTP through the brazilian version of TIPI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.9 no.1 São Paulo Jan. 2011

 

EDITORIAL

 

Neste volume da Revista Psicologia Hospitalar os artigos publicados irão levar o leitor à reflexão de temas frequentes no cotidiano da instituição: estresse psicológico em residentes médicos, acompanhamento psicológico de familiares, avaliação psicológica e neuropsicológica.

A edição se inicia com o estudo de Marilise Katsurayama e cols. sobre o estresse laboral em médicos residentes e não residentes de um hospital universitário. Os autores ressaltam que o estresse laboral é uma das maiores preocupações nos centros de trabalho e que suas manifestações repercutem na saúde e no bem-estar dos trabalhadores.

O artigo de Lucas de Francisco Carvalho e cols. consiste na busca de evidências de validade para o Inventário Dimensional dos Transtornos da Personalidade (IDTP) baseada na estrutura interna e em um instrumento para avaliação da personalidade, pautado no modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF).

Considerando os cuidadores como pessoas envolvidas no atendimento das necessidades físicas, emocionais e sociais do paciente, Michele Gutierres Ignácio e cols. realizaram um estudo de revisão bibliográfica acerca dos aspectos da sobrecarga de cuidadores familiares de pacientes oncológicos terminais.

Os familiares também foram objeto de pesquisa de Maribel Pelaez Dóro e cols. As pesquisadoras apresentam um relato da experiência resultante das reflexões pertinentes e aprendizagens originárias nos grupos de pacientes adultos e familiares do ambulatório de Transplante de Medula Óssea, com o objetivo de constituir um grupo informativo-reflexivo na sala de espera.

Finalizando esta edição, temos o artigo de Evelin Lisete Schaeffer e cols., que avaliaram o desempenho de sujeitos idosos saudáveis engajados em atividade física regular em medidas de memória episódica e atenção, em comparação com sujeitos controles sedentários.

 

Boa leitura,

Maria Rita Polo Gascón

Editora da Revista de Psicologia Hospitalar