SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Evidências de validade do IDTP por meio da versão brasileira do TIPI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.9 no.1 São Paulo jan. 2011

 

EDITORIAL

 

Neste volume da Revista Psicologia Hospitalar os artigos publicados irão levar o leitor à reflexão de temas frequentes no cotidiano da instituição: estresse psicológico em residentes médicos, acompanhamento psicológico de familiares, avaliação psicológica e neuropsicológica.

A edição se inicia com o estudo de Marilise Katsurayama e cols. sobre o estresse laboral em médicos residentes e não residentes de um hospital universitário. Os autores ressaltam que o estresse laboral é uma das maiores preocupações nos centros de trabalho e que suas manifestações repercutem na saúde e no bem-estar dos trabalhadores.

O artigo de Lucas de Francisco Carvalho e cols. consiste na busca de evidências de validade para o Inventário Dimensional dos Transtornos da Personalidade (IDTP) baseada na estrutura interna e em um instrumento para avaliação da personalidade, pautado no modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF).

Considerando os cuidadores como pessoas envolvidas no atendimento das necessidades físicas, emocionais e sociais do paciente, Michele Gutierres Ignácio e cols. realizaram um estudo de revisão bibliográfica acerca dos aspectos da sobrecarga de cuidadores familiares de pacientes oncológicos terminais.

Os familiares também foram objeto de pesquisa de Maribel Pelaez Dóro e cols. As pesquisadoras apresentam um relato da experiência resultante das reflexões pertinentes e aprendizagens originárias nos grupos de pacientes adultos e familiares do ambulatório de Transplante de Medula Óssea, com o objetivo de constituir um grupo informativo-reflexivo na sala de espera.

Finalizando esta edição, temos o artigo de Evelin Lisete Schaeffer e cols., que avaliaram o desempenho de sujeitos idosos saudáveis engajados em atividade física regular em medidas de memória episódica e atenção, em comparação com sujeitos controles sedentários.

 

Boa leitura,

Maria Rita Polo Gascón

Editora da Revista de Psicologia Hospitalar