SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Chegada inesperada: a construção da parentalidade e os bebês prematuros extremos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.9 no.2 São Paulo jul. 2011

 

EDITORIAL

 

A edição deste volume da Revista de Psicologia Hospitalar se inicia com o estudo de Lais Moulin Cypriano e Elzimar E. Pinto sobre a construção da parentalidade em pais de bebês prematuros em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

O artigo de Sandra Rozenblit Tiferes e Edna M. P. Kahhale aborda a importância da escuta psicanalítica, em específico, a lacaniana, em pacientes portadores do vírus da Hepatite C.

A abordagem lacaniana também foi utilizada por Cláudia Sofia Ferrão Baroni e Edna M. P. Kahhale, que buscaram uma reflexão a respeito das possibilidades diante da terminalidade na clínica de urgência.

Anna Claudia Magalhães de Queiroz e cols. realizaram uma investigação sobre o papel da mediação operado pelas crenças alimentares após a cirurgia bariátrica, por meio da Escala de Crenças Alimentares (MFH) e questionário desenvolvido pelos pesquisadores contendo 35 itens.

Finalizando esta edição, temos o artigo de Nadia Shigaeff e cols., que avaliaram o perfil de sujeitos idosos saudáveis de alta escolaridade no desempenho em medidas de atenção.

Boa Leitura!

Maria Rita Polo Gascón

Editora da Revista Psicologia Hospitalar