SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A atuação do psicólogo no tratamento de pacientes terminais e seus familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.11 no.1 São Paulo jan. 2013

 

EDITORIAL

 

Neste volume da Revista Psicologia Hospitalar, os artigos publicados irão levar o leitor à reflexão sobre: pacientes terminais e seus familiares, câncer e cigarro, assistência psicológica ao trabalhador de saúde e em gestantes de alto risco e atividade física e envelhecimento.

A edição se inicia com o estudo de Glaucia Regina Domingues e cols. resultante de leituras e reflexões acerca da atuação do psicólogo no tratamento de pacientes terminais, pautado pela seguinte problemática: Qual a importância de um profissional de psicologia em situações de luto iminente?

O estudo de caso realizado por Brunna Lisita Chaves e Tatiane Nicolau Mendes propôs-se a investigar as principais estratégias de enfrentamento utilizadas por dois sujeitos com câncer de cabeça e pescoço para parar de fumar após receberem o diagnóstico da doença.

Considerando a assistência psicológica hospitalar, relatou-se o atendimento ao trabalhador de saúde e os procedimentos realizados para implantação do Serviço de Psicologia no ambulatório pré-natal de alto risco em hospital geral.

Finalizando esta edição, temos o artigo de Simone Alves Araujo Costa e cols., que avalia o desempenho de sujeitos idosos saudáveis, engajados em atividade física regular, em medida de função executiva.

 

Boa Leitura!

 

Gláucia Rosana Guerra Benute
Editora da Revista Psicologia Hospitalar