SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Gestação ectópica: compreensão e crenças a respeito do diagnóstico, tratamento e suas repercussões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.11 no.2 São Paulo jul. 2013

 

EDITORIAL

 

Neste volume da Revista Psicologia Hospitalar, os artigos publicados irão levar o leitor à reflexão sobre: gestação ectópica, investigação dos profissionais que trabalham em UTIs a respeito dos estilos de pensamento e da Qualidade de Vida destes profissionais, transtornos alimentares e picacismo e a excelência do atendimento em saúde.

A edição se inicia com o estudo de Glauco Heirison dos S. Rocha e cols. com a caracterização de mulheres com diagnóstico de gestação ectópica, objetivando avaliar a compreensão e as crenças sobre o tratamento realizado e as consequências reprodutivas. Ainda no tema gestação, o estudo de Amanda Maihara dos Santos e cols. apresenta uma revisão de literatura sobre transtornos alimentares e picacismo em gestantes, permitindo aquisição de conhecimento sobre o assunto.

O trabalho em UTIs envolve uma série de características específicas a esse ambiente de trabalho, Bruna Assunção e cols. se propuseram a investigar os estilos de pensamento dos profissionais de assistência à saúde que trabalham em UTIs, relacionando aspectos da personalidade desses profissionais às dificuldades e desafios enfrentados por eles em suas profissões. Tendo também como foco a UTI, o estudo de Marina Lopes Moreno e cols. investiga a qualidade de vida dos profissionais de saúde que atuam em UTIs.

Introduzindo o leitor na área de gestão hospitalar em psicologia, o manuscrito de Solimar Ferrari e cols. apresenta indicadores para qualidade dos Serviços de Assistência em Psicologia Hospitalar.

Boa leitura!

Gláucia Rosana Guerra Benute
Editora da Revista Psicologia Hospitalar