SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Stress and coping strategies of professionals in the hospital environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

Print version ISSN 1677-7409

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.12 no.2 São Paulo Dec. 2014

 

EDITORIAL

 

Nesta edição da Revista Psicologia Hospitalar, o leitor tomará conhecimento sobre uma pesquisa realizada por Ana Paula P. M. Maturana e Tânia Gracy M. do Valle para identificar a presença de estresse e descrever situações estressoras e estratégias de enfrentamento relacionadas à atuação de profissionais em hospitais. Também terá contato com a exposição de Wilson Nascimento Almeida Jr. sobre técnicas e práticas que podem ser adotadas no ambiente hospitalar para o atendimento psicológico de pacientes que não podem se comunicar pela fala.

Niraldo de Oliveira Santos e cols. discutem a gravidez na adolescência em Maceió. Pensando sobre outra época da vida, Emy Murakami e cols. se propõem a descrever a percepção autorreferida do que é ser nonagenário, investigando as representações sociais do envelhecimento.

Por fim, temos um texto de Roberta Oliveira B. Ribeiro e cols. sobre a aplicação da intervenção terapêutica “Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade” (RIME) em pacientes com ostomia intestinal. Esperamos que apreciem!

Cláudia Fernandes Laham

Creative Commons License