SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Alterações cognitivas no período gestacional: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.13 no.2 São Paulo ago. 2015

 

EDITORIAL

 

Nesta edição da Revista Psicologia Hospitalar, começamos por apresentar uma revisão de literatura de Fabiana Chaves Maia et al. sobre alterações cognitivas em gestantes. Em seguida, Maria Lúcia Rosa Coutinho e Alessandra d’ Avila Scherer analisam a percepção de pacientes renais crônicos transplantados acerca de sua imagem corporal.

Luiz Alberto da Silva Silveira Jr. et al. discutem a ortorexia nervosa, perturbação alimentar caracterizada por uma dieta restrita a alimentos considerados puros, saudáveis e naturais, apontando sua relação com o transtorno obsessivo-compulsivo.

Temos ainda o trabalho de Patrícia Ivanca de Espíndola Gonçalves et al., abordando as percepções de profissionais que atuam na emergência de um hospital sobre comportamento suicida e a relação destas com as práticas de cuidado.

Por fim, há o artigo de Tássia de Lima Duarte et al., uma revisão de literatura cujo objetivo foi identificar as repercussões psicológicas decorrentes do isolamento de contato em pacientes hospitalizados e as estratégias para redução das repercussões negativas.

Esperamos que apreciem.

Cláudia Fernandes Laham

Creative Commons License