SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Apoio social entre acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma unidade de hematopediatriaAtuação do psicólogo hospitalar na insuficiência renal crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.14 no.1 São Paulo jan./jun. 2016

 

ARTIGOS ORIGINAIS

 

Comunicação sobre a morte para crianças: estratégias de intervenção

 

Communication on death for children: intervention strategies

 

 

Luciana Parisi Martins Yamaura1; Fulvia de Souza Veronez2

Centro Universitário de Adamantina - Brasil.

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Culturalmente, a comunicação da morte tem sido representada de maneiras diversas, o que parece originar consequências na organização de recursos para lidar com as perdas, principalmente pelas crianças. A presente pesquisa teve como objetivo levantar dados a respeito da comunicação sobre a morte para crianças e identificar estratégias utilizadas e recomendadas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com análise minuciosa de publicações científicas que tratam o assunto. De uma forma geral, recomenda-se a utilização de um diálogo franco e claro, através de informações verdadeiras e honestas, promovendo-se a inserção e a construção do conceito de morte, como algo natural, desde o início da infância, com um comunicador aberto para esclarecimentos de dúvidas e uma escuta sensível, que favoreça a expressão dos diversos sentimentos que acometem uma criança nesta situação. Esta interação deve ser revestida de algumas estratégias e cuidados básicos, respeitando-se as capacidades cognitivas e emocionais da criança.

Palavras-chave: Comunicação, Morte, Crianças, Psicologia.


ABSTRACT

Culturally communication of death has been represented in different ways, which seems to lead to consequences in the resource organization to deal with the losses, especially by children. This research aimed to gather data about the communication of death for children and identify strategies used and recommended. Therefore, a systematic review with detailed analysis of scientific publications dealing with the matter was held. In general, we recommend the use of a frank and clear dialogue, through real and honest information, promoting the integration and construction of the concept of death as something natural, since early childhood, with a open communicator for clarification of doubts and sensitive listening, that favors the expression of diverse feelings that affect a child in this situation. This interaction should be covered with some strategies and basic care, respecting the cognitive and emotional capabilities of the child.

Keywords: Communication, Death, Child, Psychology.


 

 

INTRODUÇÃO

A finitude é inerente à existência de todos os seres vivos e, apesar da única certeza do homem na vida ser a morte, falar sobre ela, mesmo entre adultos, pode causar desconforto, gerar temores, angústias, medo, insegurança e resultar na esquiva a este assunto. No entanto, falar sobre a morte com crianças parece ser um pouco mais complicado. Por entender que as crianças não estão emocionalmente preparadas para abordar o tema, grande parte dos adultos não sabe como se comportar frente a esta situação, ficam ansiosos com os questionamentos da criança e sempre com medo de qual possa ser a "próxima" pergunta, acabando por desviar o assunto ou finalizar a conversa com alguma explicação sem sentido. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa buscou realizar uma investigação minuciosa de estratégias utilizadas e recomendadas na comunicação da morte para crianças, com vistas a fornecer instrumentos facilitadores que possam contribuir para a construção de crenças adaptativas no aparato psicológico da criança.

Segundo Vendruscolo (2005), os termos morte e criança parecem contraditórios, pois a morte é, muitas vezes, visualizada como distante do universo infantil, o que torna a associação entre ambos bastante desconfortante para aqueles que se encontram diante da necessidade de dialogar sobre a morte com crianças. Além disso, o termo “morte” levanta emoções e constitui-se a partir de muitos significados, o que faz, frequentemente, com que o seu uso seja evitado na presença de uma criança (Sengik & Ramos, 2013). Assim, são contadas mentiras ou histórias fantasiosas e fabulosas para esconder uma realidade sobre a qual ela irá um dia se deparar e investigar. Kovács (2002) chama a atenção para o fato de que: “Ao não falar, o adulto crê estar protegendo a criança, como se essa proteção aliviasse a dor e mudasse magicamente a realidade. O que ocorre é que a criança se sente confusa e desamparada sem ter com quem conversar.” (p.49)

A criança espera uma resposta do adulto, com a expectativa de que ele seja capaz de lhe esclarecer o que aconteceu. De acordo com Kovács (2012), falar com a criança sobre a morte de forma clara e natural permite a ela lidar com os medos que podem surgir pelo desconhecido, tendo a possibilidade de elucidar algumas dúvidas e mitos que lhe são transmitidos.

Para Piaget, a criança não possui nenhum conhecimento inato, mas constrói suas compreensões do mundo baseadas nas próprias experiências (Shaffer & Kipp, 2012). Dentro dessa perspectiva, o conteúdo dos seus pensamentos e, consequentemente, seus comportamentos são moldados pelas influências do ambiente único de cada indivíduo, podendo diferir drasticamente de pessoa para pessoa. Por isso somos diferentes.

Assim como Piaget, Watson entendia que as crianças não possuem tendências inatas e, assim como John Locke, via as crianças como uma tábula rasa a ser impressa pelas experiências. Para ele, o que elas se tornarão depende inteiramente do ambiente onde se desenvolvem e do manejo dos pais e outras pessoas importantes do seu convívio (Shaffer & Kipp, 2012). Partindo desse pressuposto, o modo como o conceito da morte lhe é apresentado ao longo do seu desenvolvimento determinará a forma como irá lidar com ele e, assim, o seu comportamento presente e futuro ao se deparar com a perda de um ente querido ou com um diagnóstico próprio que seja sombrio.

Partindo dos construtos da Teoria Cognitivo-Comportamental, a vivência da perda de alguém próximo ativa as crenças que o indivíduo tem sobre aquilo que compreende a respeito da morte, ou seja, a reação do sujeito (criança ou adulto) dependerá, dentre outras coisas, dos protótipos previamente aprendidos e internalizados, o que irá interferir e refletir, principalmente, na alteração emocional e comportamental (Basso & Wainer, 2011). Assim, erros de pensamento levam a prejuízos nos sentimentos e, consequentemente, a uma resposta inadaptada do indivíduo.

Além da influência do meio ambiente, é imprescindível considerar a forte dependência entre o nível de desenvolvimento cognitivo e a capacidade de abstração da criança. Speece e Brent (1984) concentram a compreensão do desenvolvimento do conceito de morte a partir de três componentes básicos: irreversibilidade, não funcionalidade e universalidade. Do ponto de vista das estruturas cognitivas, os autores apontam que a maioria das crianças saudáveis consegue compreender estes 3 componentes entre 5 e 7 anos de idade, na transição dos períodos descritos por Piaget como pré-operatório e operatório concreto. Assim, por exemplo, a dificuldade, em crianças menores, de compreender a irreversibilidade da morte pode dificultar o processo de elaboração da perda, uma vez que a mesma ficará sempre à espera do retorno da pessoa que faleceu, podendo, inclusive, desenvolver sentimentos de abandono e rejeição.

Com a presente pesquisa, foram listadas contribuições que podem auxiliar os adultos a abordarem o tema da morte, com as crianças, com mais naturalidade e clareza, para que, desde cedo, elas possam construir crenças adaptativas para enfrentar situações de perdas, pois segundo Lima e Kovács (2011, p. 404): “Considerar a morte como possibilidade pessoal é tarefa do ser humano, que se inicia já na infância.”

Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo bibliográfico sistematizado, com vistas a compreender as estratégias utilizadas e/ou recomendadas no momento da comunicação sobre a morte com crianças.

Segundo Barros e Lehfeld (2007, p. 85), “a pesquisa bibliográfica é a que se efetua tentando-se resolver um problema ou adquirir conhecimentos a partir do emprego predominante de informações advindas de material gráfico, sonoro e informatizado.”

Dentro desse estudo, a revisão utilizou-se de uma avaliação sistemática dos dados. Assim como outros tipos de estudo de revisão, a sistemática é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema, possibilitando um arranjo resumido das evidências relacionadas a determinada estratégia de intervenção, através da aplicação de meios sistematizados de busca, análise crítica e síntese da informação selecionada (Mancini & Sampaio, 2007).

Segundo Galvão, Sawama e Trevizan (2004, p.550), esse tipo de pesquisa:

(...) tem como princípios gerais a exaustão na busca dos estudos analisados, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como a quantificação do efeito dos tratamentos por meio de técnicas estatísticas.

Em cumprimento aos princípios da pesquisa, foram levantados dados de publicações científicas que incluíram os descritores: morte, comunicação da morte, luto, perda, crianças, família, em bases de dados eletrônicas como Scielo, Bvs-Psi e Lilacs.

Foram analisados trabalhos que apresentaram os seguintes critérios de inclusão:

a) Publicações de 2000 a 2015;
b) Trabalhos que indicavam estratégias de comunicação sobre a morte prévia da própria criança, bem como a morte póstuma de parentes e pessoas próximas.

Após a leitura, na íntegra, das publicações selecionadas, foi empregada análise temática dos conteúdos dos artigos, com a finalidade de identificar temas predominantes na ligação entre os objetivos e o método a ser empregado. Os dados obtidos receberam tratamento estatístico e foram analisados com base na literatura.

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Por se tratar de um tema ainda tão encoberto e tido até hoje como um tabu, houve dificuldade em encontrar publicações que apontassem estratégias utilizadas na comunicação sobre a morte para crianças. Na busca, ao contrário do que se esperava, chamou a atenção o fato de que a maioria dos artigos utilizados se refere à comunicação da possibilidade da própria morte da criança e não a de um ente querido, conforme pode ser observado na tabela 1. Talvez isso se deva ao fato da comunicação prévia da própria morte da criança se tratar de uma ocorrência que acarreta uma dupla dificuldade: a do próprio adulto em aceitar o diagnóstico e a de comunicar a terminalidade à criança, tornando essa temática alvo de maior interesse dos pesquisadores.

 

 

Através da consulta dos descritores já citados, foram encontrados 49 trabalhos. Dentre esses, apenas 17 atenderam aos critérios de inclusão e foram avaliados pelas pesquisadoras. Foram excluídos 32 estudos, pois não obedeceram aos requisitos determinados.

Mesmo a busca tendo sido realizada em bases de dados eletrônicas com uma grande diversidade de conteúdo (como Scielo, Bvs-Psi e Lilacs), a única modalidade científica que se aplicou aos interesses da presente pesquisa foi o “artigo científico”, não tendo sido encontrada nenhuma monografia, tese ou dissertação que se enquadrasse dentro do período estipulado (2000 a 2015) para a coleta de dados.

A Tabela 2 mostra a caracterização dos trabalhos encontrados:

 

 

Um ponto importante a ser destacado é que a maioria dos documentos utilizados possui data de publicação recente, o que pode indicar um crescente interesse na investigação do enunciado em questão, acompanhado de uma progressiva desmistificação do mesmo, principalmente no que diz respeito à Psicologia, que compõe a maioria (64,5%) da área de conhecimento dos trabalhos encontrados.

É notável, também, o envolvimento da Enfermagem na temática estudada, pois além do seu crescente interesse na compreensão e esclarecimento do conteúdo explorado, a sua ampliada relação com o mesmo também tem sido alvo de estudo de Psicólogos.

Com relação à metodologia aplicada nos estudos, 47% utilizou-se da revisão de literatura, forma investigativa muito importante na análise do conteúdo proposto, tendo em vista que se caracteriza, conforme a definição de Marconi e Lakatos (2003, p. 248) por “uma síntese, a mais completa possível, referente ao trabalho e aos dados pertinentes ao tema, dentro de uma sequência lógica.”

Houve também uma quantidade razoável de produções que fizeram uso da entrevista e do estudo de caso(s), compreendendo cada uma delas 23,5% da metodologia empregada nos trabalhos selecionados, ambas de grande contribuição para alcançar a finalidade proposta, pois proporcionam a obtenção de dados a partir da análise do ponto de vista e compreensão dos sujeitos envolvidos na condição estudada.

É interessante apontar que a pesquisa que se utilizou da análise documental como método de investigação foi produzida por uma Professora Doutora da área científica de Língua e Literatura Portuguesa da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Portalegre, em Portugal. Para tanto, a mesma avaliou a forma em que três álbuns para crianças tratam o tema da morte, dando particular atenção à articulação intersemiótica entre texto e imagens. De acordo com o exame detalhado dos trabalhos selecionados, observa-se a existência de diversas estratégias recomendadas na comunicação sobre a morte para crianças, conforme apontado nas tabelas 3, 4 e 5:

 

 

 

 

 

 

Como pode ser verificado na análise dos dados relacionados nas tabelas 3, 4 e 5, de uma maneira geral, a maioria dos autores citados apresenta alguns pontos de intersecção nas estratégias sugeridas na comunicação sobre a morte para a criança, seja ela própria ou de um ente querido.

O diálogo deve ser franco e claro, através de informações verdadeiras e honestas. A literatura sugere, também, que o comunicador se mantenha aberto para esclarecimentos de dúvidas e promova uma escuta sensível, que favoreça a expressão dos sentimentos da criança, compartilhando essas emoções de forma empática, para que o luto possa ser elaborado. É ressaltado, ainda, que a comunicação deve ser feita respeitando-se a capacidade de compreensão da criança a respeito da morte, utilizando-se uma linguagem adequada à sua idade e maturidade cognitiva e emocional.

Apesar da importância do significado e sentido do conceito de morte ser inserido e construído como algo natural, desde o mais cedo possível, não foi encontrado um pareamento de como este tema pode ser abordado com uma criança de acordo com a sua faixa etária.

Talvez isso se deva ao fato de que cada criança possui a sua individualidade e suas particularidades, o contexto ambiental no qual cada uma está inserida é variado, assim como a relação com a pessoa falecida e/ou consigo mesma. Por esse motivo, fica inviável a formulação de um modelo fixo de como este conceito pode ser inserido no cotidiano de um ser tão pequeno, mas que vivencia situações tão diferentes dos seus semelhantes em idade.

Quando a criança se encontra frente a uma situação de perda, Batistelli (2010) aponta que, de um modo geral, um luto bem elaborado é alcançado quando, aos poucos, ela percebe que é dentro da gente que as pessoas podem reviver e continuar vivas. Por isso é tão importante auxiliá-la a construir e manter dentro de si a imagem de quem se foi, lembrando-se deste com carinho e amor. Isso porque uma pessoa amada não desaparece da mente de quem a ama quando morre, ela não é simplesmente esquecida e tentar negar sua imagem para a criança, evitando falar no assunto, por mais que possa parecer o contrário, não é a solução.

Assim, é válido que as crianças percebam que na vida há perdas, querendo nós ou não e que, por mais doloroso que possa ser, elas existem, sendo, portanto, algo natural, mas nem por isso o que foi perdido precisa deixar de existir dentro de nós. Assim, ficaria mais facilitada a formulação de crenças adaptativas para lidar com estas questões, sendo todo esse processo internalizado de forma que a explanação de Tada e Kovács (2007) seja compreendida e concretizada no psiquismo de uma criança: “A vida, de acordo com Cassorla, é o maior bem que temos, mas, para vivermos bem, temos que aceitar que a morte faz parte da vida e que todos morreremos algum dia.” (p.121)

No campo da pesquisa, o aumento de publicações nos últimos anos reforça a necessidade de se direcionar às crianças mais atenção aos assuntos delas desviados, provavelmente numa ação protetiva. Atualmente os estudos têm apostado cada vez mais nos recursos que as crianças podem fazer uso para tratar de qualquer assunto, respeitados seus limites de compreensão.

Sugere-se, assim, a ampliação das buscas de forma a sempre observar possíveis estratégias de melhoramento das expectativas daqueles que serão apresentados a uma realidade que não precisa ser tão dura, dependendo apenas da qualidade da comunicação e das condições biológicas, psicológicas e sociais.

 

REFERÊNCIAS

Almeida, M. D. & Santos, A. P. A. L. (2013). Câncer infantil: o médico diante de notícias difíceis – uma contribuição da psicanálise. Mudanças – Psicologia da Saúde, v. 21, n. 1, p. 49-54. São Paulo. Recuperado em 02 out 2015: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MUD/article/view/4060/3645

Anton, M.C. & Favero, E. (2011). Morte repentina de genitores e luto infantil: uma revisão de literatura em periódicos científicos brasileiros. Interação em Psicologia. v. 15, n.1, p. 101-110. Porto Alegre/RS. Recuperado em 02 out 2015: http://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/16992/16423        [ Links ]

Aquino, A. M. de; Conti, L. de & Pedrosa, A. (2014). Construções de significados acerca do adoecimento e morte nas narrativas de crianças com câncer. Psicol. Reflex. Crit., v. 27, n. 3, p. 599-606. Porto Alegre. Recuperado em 02 out 2015: http://www.scielo.br/scielo.php.         [ Links ]

Barros, A. & Lehfeld, N. (2007). Fundamentos de Metodologia científica. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.         [ Links ]

Basso, L. A.& Wainer, R. (2011). Luto e perdas repentinas: contribuições da Terapia Cognitivo – Comportamental. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas Rio de Janeiro, vol. 7. n° 1. Recuperado em 10 out 2015: http://www.rbtc.org.br/ detalhe_artigo.asp?id=138.

Batistelli, F. M. V. (2010). Caminhos na elaboração de um luto. J. psicanal., v. 43, n. 79.São Paulo. Recuperado em 22nov. 2015: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0103- 58352010000200010        [ Links ]

Färber, S. S. (2013). Tanatologia clínica e cuidados paliativos: facilitadores do luto oncológico pediátrico. Cad. Saúde Colet., v. 21, n.3, p. 267-271. Rio de Janeiro. Recuperado em 10 out 2015: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S1414-462X2013000300006        [ Links ]

Franco, M. H. P. & Mazorra, L. (2007). Criança e luto: vivências fantasmáticas diante da morte do genitor. Estud. psicol., vol.24, n.4,p. 503-511. Campinas. Recuperado em 10 out 2015: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000400009         [ Links ]

Galvão, C. M.; Sawama, N. O & Trevizan, M.A. (2004). Revisão Sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-am Enfermagem, v. 12, n.3, p. 549-556. Recuperado em 02ago 2015: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n3/v12n3a14.pdf.         [ Links ]

Kovács, M. J. (2002). Morte e Desenvolvimento Humano (4ª ed.). São Paulo. Casa do Psicólogo.         [ Links ]

Kovács, M. J. (2012). Educadores e a morte. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 1, p. 71-81, São Paulo. Recuperado em 15 out. 2015: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1413-8557201200010 0008        [ Links ]

Lanza, L. de F. & Valle, E. R. M. do. (2014). Criança no tratamento final contra o câncer e seu olhar para o futuro. Estud. psicol.,v. 31, n. 2, p. 289-297. Campinas. Recuperado em 12 dez 2015: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0103-166X2014000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt        [ Links ]

Lima, V. R. de & Kovács, M. J. (2011). Morte na família: um estudo exploratório acerca da comunicação à criança. Psicol. cienc. prof., v.31, n.2, p. 390-405. Brasília. Recuperado em 15 out 2015: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex t&pid=S1414-98932011000200014         [ Links ]

Mancini, M. C. & Sampaio, R. F. (2007). Estudos de Revisão Sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83-89. São Carlos. Recuperado em 02 ago 2015: http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100013&lng=en&nr m=iso&tlng=pt.         [ Links ]

Marconi, M. de A. & Lakatos, E. M. (2003) Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.         [ Links ]

Melo, L. L. & Valle, E. R. M. do. (2004). A criança com câncer em iminência de morte. Acta oncológica brasileira. Fundação Antonio Prudente, v. 24, n. 3, p. 671-675. São Paulo. Recuperado em 15 out 2015: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=487994&indexSearch=ID.         [ Links ]

Mendes, T. de L. F. (2013). A morte dos avós na literatura infantil: análise de três álbuns ilustrados. Educação e Realidade, Porto Alegre , v. 38, n. 4, p. 1113-1127. Recuperado em 14dez 2015: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/06.pdf.         [ Links ]

Tada, I. N. C & Kovács, M. J. (2007). Conversando sobre a morte e o morrer na área da deficiência. Psicol. cienc. prof., v. 27, n. 1, p. 120-131. Brasília. Recuperado em 22 out 2015: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt        [ Links ]

Pinto, C. B. & Veiga, F. M. (2005). A morte no início da vida. Nascer e Crescer. Revista do Hospital de Crianças Maria Pia, v. 14, nº 1, p. 38-44. Recuperado em 22 out 2015: http://www.hmariapia.min-saude.pt/revista/vol1401n/A%20Morte%20no% 20inicio%20da%20vida.pdf.         [ Links ]

Poles, K.; Bousso, R. S. (2009). Morte digna da criança: análise de conceito. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 215-222. Recuperado em 22 out: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/28.pdf.         [ Links ]

Salvagni, A.; Savegnago, S. D. O.; Gonçalves, J.; Quintana, A.M. & Beck, C. L. C. (2013). Reflexões acerca da abordagem da morte com crianças. Mudanças – Psicologia da Saúde. Instituto Metodista de Ensino Superior. 48-55p. Recuperado em 14 dez 2015: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MUD /article/view/4070.

Sengik, A. S. & Ramos, F. B. (2013). Concepção de morte na infância.Psicologia e Sociedade, vol.25, n.2, pp. 379-387. Recuperado em 14 dez 2015: http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs2/index.php/seerpsicsoc/article/view/3592/2224.         [ Links ]

Shaffer, D. R. & Kipp, K. (2012). Psicologia do Desenvolvimento: Infância e adolescência (8ª ed). São Paulo: Cengage Learning.         [ Links ]

Speece, M. & Brent, S. (1984). Children’s understanding of death: A review of three components of a death concept. ChildDevelopment, 55, 1671-1686.

Souza, L. F. de; Misko, M. D.; Silva, L.; Poles, K.; Santos, M. R. dos & Bousso, R. S. (2013). Morte digna da criança: percepção de enfermeiros de uma unidade de oncologia. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 30-37. Recuperado em 22 nov 2015: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-6234201 3000100004        [ Links ]

Toma, M. D.; Oliveira, W. L. & Kaneta, C. N. (2014). Comunicação de prognóstico reservado ao paciente infantil. Rev. Bioét., Brasília, v. 22, n. 3, p. 540-549. Recuperado em 14dez 2015: http://www.scielo.br/pdf/bioet/v22n3/v22n3a18.pdf.         [ Links ]

Vendruscolo, J. (2005). Visão da Criança sobre a Morte. Simpósio: Morte: Valores e Dimensões. Capítulo III, v. 38, n.1,p. 26-33. USP. Ribeirão Preto. Recuperado em 02 ago 2015: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/420/421.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência
E-mail: luyamaura@gmail.com

 

 

1Graduanda do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina, Brasil.
2Prof.ª Dr.ª do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina, Brasil.

Creative Commons License