SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Anxiety and pain in the post-operatory of heart surgery: is there a difference between gender? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) vol.17 no.1 São Paulo Jan. 2019

 

EDITORIAL

 

Esta edição de 2019 da Revista Psicologia Hospitalar conta uma variedade de artigos de interesse da psicologia desde o entendimento das manifestações psicóticas à luz da psicologia analítica a empatia causada pelo sofrimento advindo do luto pela perda de pacientes pela equipe de saúde.

Coiro e Ruschel abordam as diferenças entre gêneros nos sintomas relacionados a ansiedade e dor na recuperação pós-cirúrgica cardíaca, ainda considerada a intervenção mais escolhida em inúmeras cardiopatias.

Ainda em relação a cardiopatias, Bolaséll e cols descrevem as características sociodemográficas, as principais estratégias de enfrentamentos e os principais motivos de solicitações para atendimentos psicológicos de mães cujos filhos possuem cardiopatias congênitas e encontram-se em internação em Unidades de Terapias Intensivas.

O atendimento psicológico a pacientes submetidos ao transplante de medula óssea pode se configurar um desafio não somente pelas questões associadas a condição de saúde física, como também da saúde emocional desses pacientes; Okumura e Doró descrevem a psicogênese de um episódio de um surto psicótico de um paciente sob o referencial teórico da psicologia analítica.

Zampirom e Doró mostraram ainda que os contos de fadas podem ser uma ferramenta psicoterapêutica eficaz na intervenção psicológica de crianças submetidas ao transplante de células-tronco hematopoiéticas.

Por fim, Silva e cols apresentam a importância de se olhar o sofrimento dos profissionais da saúde que lidam diretamente com a morte e como eles enfrentam e significam o seu próprio luto frente a perda de seus pacientes.

Boa leitura!

 

Mirian Akiko Furutani de Oliveira
Editora da Revista Psicologia Hospitalar

Creative Commons License