SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The philosophical view of the body author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escritos sobre Educação

Print version ISSN 1677-9843

Escritos educ. vol.4 no.2 Ibirité Dec. 2005

 

EDITORIAL

 

Caro leitor,

Nossas conquistas têm sido marcadas pelo esforço de colegas, dos mais diferentes segmentos acadêmicos nacionais e internacionais, que, sem hesitar, têm apostado na sobrevivência da revista Escritos Sobre Educação, sendo incansáveis em colaborar, das mais diferentes formas, não deixando de nos atender, sempre que solicitados.

Com o apoio incondicional dos competentes e parceiros colegas do Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia - p@psic, a revista Escritos Sobre Educação, inicia nova etapa na trajetória de sua existência. Temos, a partir de agora, e como acontece com tantas outras revistas cientificas importantes para a divulgação da ciência, sua indexação na forma eletrônica em base de dados de alcance internacional - o veículo mais democrático para se divulgar conhecimento gerado por Universidades, Centros de Pesquisas e outras instituições que, nos dias atuais, apresentam proposta semelhante.

Na forma de apresentação eletrônica, a revista Escritos sobre Educação, busca maior abrangência de público, embora consciente das limitações próprias de um país em desenvolvimento, que ainda não alcançou níveis de acessibilidade da ferramenta eletrônica desejada por muitos, uma vez que pequena parcela da população brasileira tem hoje acesso à Internet. Partimos do pressuposto que, ao disponibilizarmos a revista na modalidade eletrônica, poderemos atingir um maior número de pessoas interessadas no conhecimento científico, atingindo os mais diferentes segmentos da sociedade.

Sendo assim, gostaríamos de reafirmar que, apesar de sua nova formatação, a Escritos sobre Educação continua tendo a intenção primeira de ser um espaço de debate permanente, no qual colegas podem expressar suas inquietações científicas nas mais diversas formas de fazer circular o conhecimento, como vem sendo feito desde a criação da revista em 2002.

Finalizando, gostaria de, sinteticamente, deixar registrado que este número conta com a colaboração de colegas que, ao abordar conteúdos temáticos relevantes à proposta da linha editorial da revista, primam pelas divergências acadêmicas próprias à promoção do crescimento profissional. Assim sendo, podemos registrar o artigo A Visão Filosófica do Corpo, escrita por Dumont e Preto, passando pelo registro que Guzzo e Euzébios Filho fazem sobre Desigualdade Social e Sistema Educacional Brasileiro: a urgência de uma educação emancipadora, percorrendo ainda o artigo de Leite, o qual revela importantes dados coletados para sua Dissertação de Mestrado denominada A Forma Escolar e a Produção das Disciplinas Escolares como Objeto de Investigação Sócio-histórica. Tendo ainda, a contribuição de Sanguinetto ao propor a adoção de horários em blocos nas escolas, como contribuição à mudança de paradigmas de pensamento linear e reducionista para um pensamento mais sistêmico e orgânico. Finalizando a sessão dos artigos, temos a contribuição de Campos e colaboradores, com relevante relato de pesquisa documental, contextualizando a história da Psicologia e da Educação, por meio do resgate dos dados preliminares do acervo do Serviço de Orientação e Seleção Profissional - SOSP do Instituto de Educação de Minas Gerais, no período compreendido de 1949 a 1994. Nas outras modalidades de comunicação científica, temos na Sessão Comunicação, o enunciado aos estudos De Fontes de Memória à Proposta de Pesquisa de Formação de Professores assinado por, Silva, Silva, Garcia e Nunes. Na sessão Resenha, foi indiscutível a contribuição de um dos pilares da Psicologia da Educação no Brasil, Drª. Geraldina Porto Witter.

 

Atenciosamente,
Prof. Dr. Sebastião Rogério Gois Moreira
Editor da Revista

Creative Commons License