SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Psicólogo escolar e educação infantil: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escritos sobre Educação

versão impressa ISSN 1677-9843

Escritos educ. v.5 n.1 Ibirité jun. 2006

 

EDITORIAL

 

Sabemos do compromisso profissional e ético que temos com a periodicidade das revistas científicas. Infelizmente, como editor da Escritos Sobre Educação, não tenho conseguido assegurar este princípio que é básico em uma publicação. Apesar de termos recebido um significativo fluxo de artigos de notórios colegas contribuintes, tivemos um atraso expressivo, devendo, claro, me redimir junto à comunidade científica.

Muitos foram os motivos que justificam este atraso, porém, ao invés de elencá-los, optei por trabalhar incansavelmente para retomar a periodicidade assumida, na tentativa de cometer uma 'ética do mal menor', como citado por Morin.

Neste número registramos com honra e em dois momentos a sempre presente colaboração de Guzzo: ao lado de Faria no artigo “Sujeito: uma organização complexa?” e ao de Costa, apresentando um significativo estudo de caso sobre "O psicólogo escolar e educação infantil”. Peres, inaugurando entre os professores de matemática do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, publica um artigo-debate denominado “Atividade investigativa na formação de professores das série iniciais do Ensino Fundamental”. O tema inclusão foi contemplado por Moreira, Michels e Colossi, três grandes estudiosos da área, que certamente presentearam aos leitores da revista com suas competentes reflexões. Jeber, como sempre, profundo e astuto leitor da subjetividade humana, reflete à luz de Reich e da poesia, o tema Educação pela autonomia.

Neste número gostaria de agradecer de público a postura e a paciência da comunidade cientifica frente aos atrasos da revista Escritos Sobre Educação e, em especial aos amigos da ABECIP, dos Periódicos Eletrônicos em Psicologia - Pepsic, da Associação Brasileira de Editores Científicos, da EDUBASE da Faculdade de Educação da UNICAMP, e também aos autores que poderiam ter seus artigos publicados em outras revistas expoentes no país, mas aguardaram o nosso número, ainda que em atraso e, em especial, aos editores de diferentes revistas científicas brasileiras que não cessaram o envio de suas preciosas colaborações em forma de revistas de diferentes áreas de conhecimento. A todos o meu muito obrigado.

 

Sebastião Rogério Gois Moreira,

Editor Responsável pela Escritos Sobre Educação

Creative Commons License