SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Apresentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Psicol. USP v.16 n.1-2 São Paulo  2005

 

EDITORIAL

 

 

A Psicologia Ambiental consiste em um domínio do conhecimento de alta relevância para a compreensão da temática sócio-ambiental, principalmente considerando-se os ideais de construção de sociedades sustentáveis. No entanto, dada a complexidade em que se inscreve esta problemática, não há uma correspondente clareza no entendimento do papel da Psicologia Ambiental como uma atividade científica articulada a esta compreensão, nem uma precisa definição de seu objeto de estudo e de suas fronteiras relativas.

O Simpósio Internacional Psicologia e Ambiente (The Role of Environmental Psychology in the Study of Environmental Issues), realizado de 18 a 21 de novembro de 2002, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, sob promoção do Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do International Association for People Environment Studies, teve por objetivo fundamentar este entendimento. A partir do estudo dos usos particulares dos instrumentos da Psicologia Ambiental na investigação científica, conduziu a uma identificação de suas funções, para se chegar a formulações sobre o seu papel no estudo da temática ambiental. Esse evento foi subsidiado pela Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior

Congregando conceituados participantes da Europa, das Américas e da África, visou, portanto, a subsidiar a busca criteriosa de instrumentais de intervenção para a transformação, local e global, de realidades ambientais indesejáveis e para o fortalecimento das desejáveis. Ao término do Simpósio, um fórum Olhando para o Futuro, realizado com participantes pertencentes a secretarias de governo e organizações da sociedade civil, culminou na redação de uma carta de resoluções, na qual foram descritas as conclusões do Simpósio e a sua aplicabilidade na solução da problemática sócio-urbana.

Este número da revista Psicologia USP é uma memória textual das apresentações e debates que se desenrolaram no transcorrer deste Simpósio Internacional, formando um panorama contemporâneo da Psicologia Ambiental. Foi considerado o mais importante evento de Psicologia Ambiental realizado no mundo, no transcorrer de 2002, e o mais importante já realizado no Brasil. Para a sua organização, colaboraram, na qualidade de co-editores, os professores David Uzzell (IAPS), Gabriel Moser (IAPS), Sheila Walbe Ornstein (USP) e Elaine Pedreira Rabinovich (LAPSI).

Devido ao seu caráter de memória sob forma de texto, os artigos que compõem este número da revista Psicologia USP apresentam uma grande diversidade, não apenas no que se refere ao conteúdo, mas, também, quanto à forma. Enquanto alguns dos participantes apresentaram artigos com referências bibliográficas, outros conceberam suas participações como respostas às questões elaboradas pela Comissão Científica do Simpósio, que foram norteadoras das apresentações e debates e, nesse caso, não foram referenciadas com citações bibliográficas. Outros, ainda, foram diretamente transcritos de falas e discussões, utilizando-se, por vezes, linguagem coloquial.

Tal diversidade ilustra, a nosso ver, a produção de conhecimento como uma ação não concertada, mas díspare e criativa, constituindo-se em um retrato vivo de seu próprio processo de construção.

 

Eda Terezinha de Oliveira Tassara