SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Un estudio sobre la madurez para la elección profesional de alumnos de enseñanza preparatoria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof v.6 n.1 São Paulo jun. 2005

 

EDITORIAL

 

 

O volume seis, número 1, da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RevBOP) é publicado por ocasião do VII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional – “Escolha e Inserção Profissionais: desafios para indivíduos, famílias e instituições” realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, e da Conferência Internacional – “Carreiras e Contextos: novos desafios e tarefas para a orientação”, realizada em Lisboa pelo Instituto de Orientação Profissional da Universidade de Lisboa e pela International Association for Educational and Vocational Guidance (IAEVG). Com a participação expressiva de orientadores brasileiros em Lisboa, a Associação Brasileira de Orientadores Profissionais se faz presente na criação da Rede Latino Americana de Profissionais da Orientação (RLPO) e nas reuniões de constituição da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). É no âmbito de reflexões acerca da orientação no cenário nacional e internacional, de critérios de qualificação do orientador no contexto brasileiro que o Conselho Editorial da RevBOP organiza o presente número.

O primeiro artigo intitulado Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio de Kathia Maria Costa Neiva, Mariita Bertassoni Silva, Vera Regina Miranda e Cristiano Esteves objetiva verificar se existem diferenças significativas no nível de maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio da cidade de Curitiba. Este estudo contribui com o avanço na produção de instrumentos qualificados de avaliação psicológica como recomendam as diretrizes internacionais e, sobretudo, porque se trata de uma pesquisa sobre a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), um instrumento aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia .

O segundo artigo intitulado Orientação Profissional no Brasil: uma revisão histórica da produção científica, de Flávia Lemos Abade, é um estudo de revisão que procura identificar práticas em Orientação Profissional publicadas no Brasil na área da Psicologia. O estudo contribui com reflexões sobre diferentes teorias e métodos utilizados no contexto brasileiro elucidando as três perspectivas teóricas mais comuns na Orientação Profissional brasileira: a psicométrica, a clínica e a psicossocial. Resgatar os paradigmas e as trajetórias da Orientação Profissional no Brasil sempre é relevante, pois experiências mais antigas são recuperadas e releituras são realizadas. Há informações que necessitam ser exaustivamente registradas para que exista o reconhecimento daqueles que fizeram a história e para que as novas gerações de orientadores conheçam as diversas trajetórias da prática profissional.

A cada artigo de revisão, antigos e novos elementos são agregados ou questionados; assim cada qual contribui resgantando seus registros e memórias e a história coletiva é contada a partir de diferentes olhares. Buscar compreender o passado e o presente da orientação é útil no sentido de auxiliar no delineamento de perspectivas de futuro neste domínio do conhecimento teórico e prático.

A terceira contribuição, de Cynthia Borges de Moura, Ana Claudia Paranzini Sampaio, Kelly Regina Gemelli, Ligia Deise Rodrigues e Mirtes Viviani Menezes, trata da Avaliação de um programa comportamental de orientação profissional para adolescentes. Neste estudo o objetivo consiste em avaliar a efetividade de um programa de Orientação Profissional segundo os pressupostos da Análise do Comportamento quanto à produção de mudanças comportamentais que possam indicar possíveis avanços nas etapas de resolução do problema de escolha profissional. O estudo contribui apresentando uma forma de intervir em Orientação Profissional no paradigma behaviorista. Orientar jovens em programas face a face continua sendo relevante, porém, analisar sistematicamente e publicar tais experiências tornam-se de fundamental importância.

Se no Brasil a necessidade de orientar jovens sempre foi consenso, o ajustamento do adulto ao trabalho é cada vez mais uma realidade. A satisfação no desempenho do papel de trabalhador e sua relação com outros papéis da vida adulta é tema em pauta na atualidade. Assim, o artigo Adultos com dificuldades de ajustamento ao trabalho: ampliando o enquadre da orientação vocacional de abordagem evolutiva de Maria Célia Pacheco Lassance contribui com a proposição de um modelo de intervenção para Orientação Profissional de adultos a partir de uma abordagem evolutivo-cognitiva, utilizando técnicas derivadas da terapia cognitivo-comportamental.

Considerando a carreira no espaço e ao longo da vida, a aposentadoria também é tema relevante no domínio da Orientação Profissional. No Brasil, particularmente, a pirâmide demográfica está se modificando rapidamente, estima-se que o país de crianças e adolescentes em poucas décadas será um país de envelhescentes. Quais as estratégias que os profissionais das áreas da saúde, educação e trabalho estão implementando para o atendimento a este novo contingente de pessoas? Para contribuir com o debate Milena Rodrigues, Noelle Harumi Ayabe, Maria Cristina Frollini Lunardelli e Luiz Carlos Canêo apresentam o artigo A preparação para a aposentadoria: o papel do psicólogo frente a essa questão. Propor programas de reflexão e preparação para a aposentadoria pode auxiliar nas reflexões acerca das alternativas de enfrentamento desta etapa do desenvolvimento humano.

O manuscrito Orientação Profissional online: uma experiência em andamento, de Maria Elci Spaccaquerche, se enquadra na categoria relato de experiência. O estudo oferece uma oportunidade sine qua non de refletir sobre a oferta de serviços online de Orientação Profissional no Brasil. O tema é atual e relevante considerando que a informação digital é prática recorrente entre os jovens. Desta forma, orientar adolescentes por meio de programa mediado por computador consiste em uma estratégia relevante. Trata-se da experiência no desenvolvimento de um programa online aplicado em 851 adolescentes trabalhadores atendidos por uma universidade e por uma instituição governamental. A sistematização dos dados relativos à experiência contribui com a produção do conhecimento de forma a qualificar o trabalho.

É com imensa satisfação que o Conselho Editorial disponibiliza à comunidade científica e aos profissionais da orientação as experiências descritas por meio dos trabalhos publicados neste número. Agradecemos a confiança e o apoio dos autores e assessores ad hoc nesta profícua tarefa.

Desejamos uma leitura proveitosa a todos, assim como esperamos contribuir com a ampliação dos debates no domínio da orientação!

 

Lucy Leal Melo-Silva

Editora

Creative Commons License