SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Revista Brasileira de Orientação Profissional: relatório de gestão 2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof v.10 n.1 São Paulo jun. 2009

 

EDITORIAL

 

O presente fascículo, 10 (1), 2009, foi concluído no contexto da preparação e divulgação do II Congresso Latino-americano da ABOP e do IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, que serão realizados entre 1 e 3 de outubro de 2009 em Atibaia, Estado de São Paulo. No cenário internacional, foi realizada na Finlândia, entre 3 e 5 de junho, a Conferência da IAEVG (International Association for Educational and Vocational Guidance-AIOSP, sigla em francês) intitulada Coherence, Co-operation and Quality in Guidance and Counselling. Nesse evento, um dos focos de discussão foi o papel da orientação de carreira nas economias em crise, como mostram os textos publicados na Seção Documentos, ao final do fascículo: Informe sobre o congresso e a Declaração da Finlândia: Tempos de luzes e sombras: A importância da orientação em tempos de cirses econômicas. Ainda neste ano será realizado outro congresso internacional da AIOSP na Nova Zelândia e em 2010 um na Índia.

Uma das formas de garantir a qualidade da orientação educativa e profissional, em qualquer contexto e época, é o embasamento na investigação científica e qualificada, e a disseminação do conhecimento produzido, por meio da realização de eventos e de publicações em periódicos especializados. Essa é a missão da Revista Brasileira de Orientação Profissional, que torna público mais um fascículo com a preocupação não só de difundir o conhecimento produzido, mas de estimular a formação de pesquisadores.

Na seção especial deste número disponibilizamos os resultados do trabalho editorial do ano passado, com o texto intitulado Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2008, de Lucy Leal Melo-Silva e Eduardo Name Risk, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto- SP. O relatório objetiva compartilhar informações com os autores, leitores e assessores ad hoc sobre os dados relativos à submissão, com vistas ao conhecimento dos esforços empreendidos pela Comissão Editorial e as expectativas para o futuro da revista.

Também, na mesma seção publicamos a contribuição de Mark L. Savickas, da Northeastern Ohio Universities College of Medicine, Rootstown, EUA, com um roteiro intitulado Como redigir um relatório de pesquisa: Finalidades e problemas em artigos científicos. O Professor Savickas nos brinda com uma excelente contribuição, pontuando as orientações gerais &– finalidade e estrutura de cada seção &– e os erros mais comuns na redação de um artigo científico. O objetivo é contribuir para a preparação de textos cientificamente corretos, tornando o processo editorial mais ágil e rápido, a contribuição dos revisores mais eficaz e a produção do conhecimento mais qualificada. Vale destacar que na história da orientação de carreira, a prática e a pesquisa caminharam juntas desde a origem. Assim, a disseminação do conhecimento torna-se útil com vistas à melhoria das intervenções que, por sua vez, requerem respostas científicas aos inúmeros desafios da contemporaneidade. Antigos e novos problemas estão sempre demandando compreensão aprofundada e rigor metodológico na compreensão dos fenômenos que constituem objetos de investigação na área e nas suas interfaces.

A seção de artigos originais é aberta com o estudo empírico, A influência da situação profissional parental no desenvolvimento vocacional dos adolescentes, de Joana Mafalda Sobral, Carlos Manuel Gonçalves e Joaquim Luís Coimbra, da Universidade do Porto, Portugal, centra-se no impacto da situação profissional parental, seja de emprego ou desemprego, nas trajetórias vocacionais dos filhos. Os resultados indicam que os adolescentes filhos de pais empregados manifestam significativamente mais comportamentos de investimento vocacional do que os adolescentes filhos de pais desempregados. Trata-se de uma relevante contribuição para intervenção psicológica em serviços de carreira, em especial em tempos de crise econômica.

O segundo artigo, Avaliação de uma intervenção cognitivo-evolutiva em orientação profissional com um grupo de adolescentes brasileiros, é de autoria de Maria Célia Pacheco Lassance, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Marúcia Patta Bardagi, da Universidade Luterana do Brasil, Santa Maria-RS e Marco Antônio Pereira Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS. O estudo avaliou o impacto da intervenção em orientação profissional sobre a indecisão, exploração vocacional e maturidade de carreira em 176 adolescentes atendidos por um serviço universitário. Os resultados indicam o benefício da intervenção, entretanto, segundo os autores são necessários outros estudos nessa mesma linha investigativa a fi m de se conhecer em maior profundidade quais aspectos do processo de intervenção são mais importantes, como aponta a literatura na área da avaliação de processos e resultados.

A avaliação dos processos e resultados é tão relevante quanto a avaliação de problemas e problemáticas. Desta forma os próximos artigos focalizam problemas, como: adaptação à universidade, aposentadoria, competências e questões de gênero em diferentes momentos das trajetórias de carreira.

A Adaptação à universidade de estudantes internacionais: Um estudo com alunos de um programa de convênio constitui a terceira contribuição. Trata-de do estudo de Ana Maria Jung de Andrade e Marco Antônio Pereira Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, que avaliou a adaptação e satisfação globais com o contexto de vida, as principais dificuldades percebidas e a satisfação com aspectos específicos entre alunos estrangeiros de cursos de graduação em uma universidade pública brasileira. Os autores sugerem novas pesquisas que focalizem diferentes variáveis de adaptação.

A adaptação às mudanças nas trajetórias ocupacionais contituem um dos focos da orientação de carreira. Uma dessas mudanças refere-se à transição para a aposentadoria, uma nova etapa do ciclo vital, caracterizada pela desaceleração das atividades profissionais. Nesse sentido, a quarta contribuição é o artigo intitulado Expectativas diante da aposentadoria: Um estudo de acompanhamento em momento de transição de Camila Vianna Duarte e Lucy Leal Melo-Silva, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. O objetivo desse estudo foi investigar as expectativas de um grupo de pessoas em situação de aposentadoria, em um estudo de caráter exploratório, de acompanhamento (follow-up) e descritivo, que foi conduzido segundo um enfoque de pesquisa qualitativa compreensivista. Trata-se do fim da trajetória profissional ou de um novo projeto de vida? A situação de não-trabalho, antes e depois da aposentadoria, é discutida.

Cenários diversos e populações específicas constituem objetos de investigação relevantes. Nesse sentido, o quinto artigo, As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional, de Joel Souza Dutra, Elza Fátima Rosa Veloso, André Luiz Fischer e Lina Eiko Nakata, da Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração, da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, objetiva contribuir com uma análise descritiva sobre a percepção dos trabalhadores a respeito das competências das carreiras inteligentes: sabendo como, sabendo por que e sabendo com quem. A pesquisa de clima organizacional foi realizada com 491 empresas brasileiras e contribui com as investigações sobre competências, um debate atual para a Educação, a Psicologia do Trabalho e a Orientação profissional.

Rapazes e moças percebem o trabalho de maneira similar ou diferente? Em torno dessa indagação Laila Priscila Graf e Maria Fernanda Diogo, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, conduziram o estudo Projeções juvenis: Visões ocupacionais e marcas de gênero. Os resultados indicaram que a trilogia formação/emprego/ trabalho revelou-se estruturante nos projetos dos rapazes e das moças. Nas escolhas das moças são observadas projeções profissionais e familiares enquanto que as dos rapazes circunscreverem-se mais à esfera econômica. Mais estudos sobre a influência da variável sexo/gênero são necessários.

Os problemas de jovens universitários não terminam quando a escolha da carreira é efetuada, há todo um processo de formação e construção de identidades, focalizado no relato de experiência intitulado Contribuições de uma experiência de estágio em educação a distância para a formação do profissional da informação, de autoria de uma equipe interdisciplinar: Fabio Scorsolini-Comin e Felipe José Gameiro, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, David Forli Inocente, do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, Ribeirão Preto-SP, e Alberto Borges Matias, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Este estudo, de natureza exploratória, objetivou discutir uma experiência de estágio em educação a distância e suas contribuições na formação profissional de estudantes de um curso de Ciências da Informação e da Documentação. O estudo contribui com reflexões acerca dos valores presentes no meio organizacional e o impacto da experiência de estágio na formação profissional.

O último artigo, contemplado na seção ensaio, focaliza o entrelaçamento de diversas culturas no contexto escolar e contemporâneo e suas implicações para a orientação na América Latina, em especial na Venezuela. Intitulado Magia, religión y multiculturalidad: Un reto para el orientador, de Luisa Rojas Hidalgo, da Universidad de Carabobo, Valencia, Venezuela, o ensaio objetiva descrever e analisar como fato social alguns elementos mágicos religiosos, emergentes do multiculturalismo, que marcam pauta para a construção de paradigmas na orientação educativa e profissional, desafio para o orientador.

Ainda, na Seção Documentos disponibilizamos textos históricos, o primeiro deles intitulado Desenvolvimento de políticas de orientação nas áreas de educação, formação e emprego na União Européia, de autoria de John Mc Carthy do International Centre for Career Development and Public Policy, Strasbourg, França, uma relevante contribuição para o debate sobre políticas públicas em qualquer parte do mundo, e em especial, no Brasil, nesse momento em que o tema “políticas públicas para educação, trabalho e carreira” constituirá o foco de um Grupo de Trabalho no Congreso da ABOP. Esse é um tipo de troca signficativa com base no princípio “pensar globalmente para agir localmente”. Os demais trabalhos dessa seção: Informe sobre o Congresso Internacional da IAEVG-2009: Coerência, cooperação e qualidade na orientação e aconselhamento de carreira e Declaração de Jyvaskyla-Finlandia. Tempos de luzes e sombras: A importância da orientação em tempos de crises econômicas, registram os resultados de um congresso internacional na área.

 

 

Lucy Leal Melo-Silva

Editora Científica

Creative Commons License