SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Como redigir um relatório de pesquisa: finalidades e problemas em artigos científicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof v.10 n.1 São Paulo jun. 2009

 

SEÇÃO ESPECIAL

 

Revista Brasileira de Orientação Profissional: relatório de gestão 2008

 

Brazilian Journal of Vocational Guidance: management report 2008

 

Revista Brasileña de Orientación Profesional: informe de gestión 2008

 

 

Lucy Leal Melo-Silva * 1; Eduardo Name Risk **

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Departamento de Psicologia e Educação - Ribeirão Preto-SP, Brasil

 

 

O presente relatório objetiva apresentar a gestão editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) no ano de 2008. A revista tem periodicidade semestral e conta com 12 fascículos publicados, contabilizados a partir de sua origem com o nome atual em 2003, quando foi revitalizada e padronizada conforme as mais reconhecidas publicações seriadas de Psicologia no Brasil. A RBOP é mantida pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), com patrocínio da Vetor Editora Psico-Pedagógica, responsável pela produção gráfica, diagramação, arte final e impressão. O apoio e parceria em infraestrutura para todo o processo editorial, preparação, distribuição e indexação dos fascículos provém do Departamento de Psicologia e Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo e da Biblioteca Central do campus da USP de Ribeirão Preto. Neste ano, a revista foi agraciada com recursos do Programa de Apoio a Publicações Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A RBOP disponibiliza todos seus artigos na Base de Dados de Textos completos PEPsic (Portal de Periódicos Eletrônicos da Área da Psicologia). Também está indexada em duas Bases de Dados Referenciais, que contém os dados essenciais dos artigos. A primeira dela é a LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), do Centro Latino-americano y de Caribe de Informaciones em Ciências de la Salud, e a segunda, o Index Psi Periódicos, parceria do Conselho Federal de Psicologia com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No que tange à avaliação dos periódicos científicos da área, a Revista Brasileira de Orientação Profissional tem sido analisada pelos critérios instituídos pelo Qualis de Periódicos, área Psicologia, da comissão conjunta CAPES-ANPEPP (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia), desde 2005, ano em foi classificada como Nacional C (referente aos fascículos publicados em 2004). Em 2007, a partir da análise dos números editados em 2005 e 2006, foi classificada como Nacional A. Em 2008, os critérios elaborados por esta comissão foram revistos, passando-se a dar grande relevância à indexação dos periódicos em bases de dados reconhecidas internacionalmente, as publicações foram hierarquizadas em estratos (A1, A2; B1, B2, B3, B4, B5), sendo a Revista Brasileira de Orientação Profissional classificada no estrato B2.

O processo de arbitragem dos manuscritos submetidos à RBOP pauta-se no critério de revisão cega (double blind review) por pares da comunidade científica, ou seja, tanto a identidade de autores, como de assessores ad hoc mantêm-se incógnitas. A tramitação editorial desta revista é resumida na Figura 1.

Tramitação Editorial Revista Brasileira de Orientação Profissional

 

 

Figura 1. Fluxograma da tramitação editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional.

análise dos processos referentes ao trabalho editorial de 2008, efetuada no primeiro semestre de 2009, revela que o tempo médio para aprovação de um artigo é de seis meses. Até o momento, dentre os 50 manuscritos submetidos em 2008, 13 foram aprovados e publicados em 2008, 14 rejeitados, dois (02) não devolvidos pelos autores, e 21 ainda estão em processo de avaliação. Os manuscritos submetidos (n=50) em 2008 enquadram-se nas seguintes categorias: pesquisa, relato de experiência profissional, estudo teórico, ensaio e resenha, como mostra a Tabela 1.

Tabela 1
Categoria dos manuscritos submetidos (n=50) à Revista Brasileira de Orientação Profissional em 2008

 

 

Em 2008 foram publicados 19 artigos, sendo 13 relatos de pesquisa e seis relatos de experiência profissional (Tabela 2), além dos editoriais e seção especial que não entram no cômputo geral por sua natureza diversa.

Tabela 2
Categoria dos manuscritos aprovados (n=19) e publicados na Revista Brasileira de Orientação Profissional em 2008

 

 

Quarenta autores lotados (Tabela 3) em universidades/ centro-universitários/faculdades nacionais publicaram artigos no ano em questão, provenientes de 15 instituições de seis estados, como se observa na Tabela 4. Contudo, nota-se predominância de autores filiados a instituições das regiões sul e sudeste como a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Minas Gerais, o que também se observa em outros periódicos.

Tabela 3
Procedência institucional dos autores nacionais (n=40) dos manuscritos aprovados submetidos à Revista Brasileira de Orientação Profissional no ano de 2008

 

 

Tabela 4
Procedência institucional dos artigos nacionais publicados na Revista Brasileira de Orientação Profissional em 2008

 

 

Nove autores (Tabela 5) lotados em instituições internacionais publicaram artigos na RBOP em 2008, provenientes de cinco universidades diferentes, sendo quatro de Portugal e um da Venezuela, como demonstra a Tabela 6.

Tabela 5
Procedência institucional dos autores internacionais (n=9) dos manuscritos aprovados submetidos à Revista Brasileira de Orientação Profissional no ano de 2008

 

 

Tabela 6
Procedência institucional dos artigos internacionais publicados na Revista Brasileira de Orientação Profissional em 2008

 

 

No que tange às perspectivas de consolidação científica da RBOP, em termos operacionais, pretende-se instituir a submissão eletrônica de manuscritos, a partir da ferramenta Open Journal Systems (OJS), componente da metodologia SciELO disponível às publicações localizadas no PEPsic, objetivando reduzir o tempo dedicado à tramitação editorial, tornando o processo de publicação e avaliação dos manuscritos mais eficaz. A Revista Brasileira de Orientação Profissional encontra-se em processo de avaliação para inclusão nas Bases de Dados Referenciais: PSICODOC e CLASE e na Base de Dados de Textos Completos: SciELO, a fim de aumentar sua visibilidade e as possibilidades de acesso dos pesquisadores.

Diante das considerações aqui tecidas e dos dados supracitados, nota-se a gradativa inserção da RBOP no âmbito internacional, sobretudo em Portugal e países da América Latina. O intercâmbio entre produções nacionais e estrangeiras possibilita que pesquisadores e profissionais de diferentes nacionalidades tomem contato com a diversidade do conhecimento forjado em diferentes contextos culturais, podendo-se refletir a respeito da fundamentação teórico-prática na área da Orientação Profissional e, em suas interfaces com a Psicologia, a Educação e a Administração, por exemplo. Desta maneira, a Revista Brasileira de Orientação Profissional se constitui como polo aglutinador do debate em torno da área, propiciando não apenas a divulgação do conhecimento, mas também seu questionamento crítico, desafio que se pretende cada vez mais ensejar aos pesquisadores e profissionais da área.

 

 

1 Endereço para correspondência: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia e Educação. Av. Bandeirantes, 3900, 14040-901, Ribeirão Preto-SP, Brasil. Fone: (16) 36023789. E-mail: lucileal@ffclrp.usp.br, eduardorisk@yahoo.com.br.

 

 

Sobre os autores
* Lucy Leal Melo-Silva é psicóloga, docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do curso de Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Editora da Revista Brasileira de Orientação Profissional, autora de livros na área da Orientação Profissional e Formação em Psicologia, pesquisadora do CNPq.
** Eduardo Name Risk é psicólogo e bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia desta instituição, membro da equipe técnica da Revista Brasileira de Orientação Profissional.

Creative Commons License