SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Can I make it?: Self-efficacy differential study among 9th graders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.11 no.1 São Paulo June 2010

 

SEÇÃO ESPECIAL

 

Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2009

 

Brazilian Journal of Vocational Guidance: Management report 2009

 

Revista Brasileña de Orientación Profesional: Informe de gestión 2009

 

 

Lucy Leal Melo-Silva* 1; Eduardo Name Risk**

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Departamento de Psicologia e Educação - Ribeirão Preto-SP, Brasil

 

 

Este relatório objetiva apresentar dados referentes à tramitação editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) em 2009, a fim de tornar pública sua gestão, assim como os principais indicadores de produtividade e abrangência geográfica do periódico, possibilitando que a comunidade acadêmica e profissional situe-o no contexto de outras publicações científicas e em seu campo de conhecimento. Informações sobre a gestão editorial de anos anteriores podem ser consultadas em Melo-Silva, Lassance, Santos e Risk (2008) e Melo-Silva e Risk (2009). Este relatório é descrito em três seções: (a) política editorial; (b) processo editorial 2009; (c) considerações finais.

Política editorial

A Revista Brasileira de Orientação Profissional é uma publicação semestral da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), com apoio editorial da Vetor Editora. Em 2009, contou com recursos do Programa de Apoio a Publicações Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A revista perfaz 13 fascículos publicados, contabilizados a partir de 2003, ano de sua revitalização, mudança de título e nomeação de novo corpo editorial. Informações sobre a origem do periódico, características e estruturação geral podem ser consultadas em Melo-Silva (2007).

Desde 2003 a Revista tem apresentado algumas mudanças com vistas a sua melhoria. Porém, é em 2010 que as normas para submissão passaram por relevantes modificações. As normas nas três línguas estão disponíveis no http://pepsic.bvs-psi.org.br/rbop.

A RBOP está atualmente indexada nas seguintes bases de dados: (a) Literatura Latino-americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS); (b) Index Psi Periódicos (BVS-Psi); (c) Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC); (d) CLASE, que indexa documentos publicados em periódicos de revistas latinoamericanas especializadas nas ciências sociais e humanas.

No que tange à avaliação dos periódicos científicos da área, a Revista Brasileira de Orientação Profissional tem sido analisada de acordo com critérios instituídos pelo Qualis Periódicos, área Psicologia, da comissão conjunta CAPES-ANPEPP (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Em 2008, novos critérios foram definidos objetivando discriminar a qualidade e especificidades das revistas brasileiras na área da Psicologia, rompendo com a sistemática até então utilizada (Bastos & Tourinho, 2008), a saber, âmbito (internacional, nacional e local) e qualidade (A, B, C), uma vez que esse sistema já não cumpria seus objetivos de identificar as características dos periódicos, segundo os autores. A nova proposta diminui o peso nos critérios formais (exigências mínimas) e amplia indicadores, ainda que indiretos, de qualidade, como por exemplo, indexação em bases de dados reconhecidas internacionalmente (Bastos et al., 2009). Neste sistema há uma escala única de oito estratos (C, B5, B4, B3, B2, B1, A2, A1), que vão sendo ocupados conforme o preenchimento de requisitos previstos para cada um. De acordo com tais diretrizes, alguns critérios foram considerados para a avaliação 2008 e outros poderão ser incorporados a partir de 2010. Deste modo, a Revista Brasileira de Orientação Profissional foi classificada no estrato B2, que contempla a presença em pelo menos dois indexadores. A meta para os próximos anos é ampliar as indexações, como mostra a Tabela 1.

Tabela 1
Cronograma de metas para solicitação de inclusão em bases de dados de textos completos e referenciais

 

 

Processo editorial 2009

No que tange ao processo editorial em 2009, o tempo médio para aprovação de um artigo variou entre cinco e sete meses. Já o tempo médio para publicação perfez dez meses, contabilizando-se a etapa de avaliação e todo o processo de finalização, uma vez que são consumidos cerca de três meses no processo de revisão dos resumos nas três línguas (português, inglês, espanhol), revisão bibliográfica, diagramação, revisão da diagramação pelo corpo editorial e autores, impressão e preparação do fascículo em HTML para disponibilização no PePSIC.

Em 2009, a RBOP recebeu 45 artigos (Tabela 2), sendo que 13 já foram aprovados para publicação (Tabelas 2 e 3). Dentre os 45 manuscritos submetidos, dezenove (19) enquadravam-se na categoria “relato de pesquisa”, quatorze (14) na categoria “relato de experiência”, cinco (5) na categoria “estudo teórico”, dois (2) na categoria “ensaio”, dois (2) na categoria “revisão crítica da literatura”, dois (2) na categoria “documentos” e um (1) na categoria “resenha”.

Tabela 2
Distribuição dos artigos submetidos e aprovados em 2009 em função das categorias

 

 

Tabela 3
Distribuição das instituições de procedência dos autores de artigos nacionais publicados (n=20)

 

 

Em 2009 foram publicados vinte e seis (26) trabalhos, sendo que dezessete (17) constituem artigos originais, totalizando 65,39%. Dentre estes, 50% é resultado de pesquisas empíricas e 11,54% provêm de pesquisas teóricas. O fascículo 10 (1) contém, também, a “Seção Especial” na qual foram publicados o relatório de gestão da Revista em 2008 e um guia para redação de texto científico de autoria de Mark Savickas. O fascículo 10 (2), na referida seção, publicou um relevante texto sobre políticas públicas em orientação de carreira no contexto internacional de autoria de John Mc Carthy. Na “Seção Documentos” do fascículo 10 (1) foi publicado um documento sobre políticas públicas e dois informes sobre congressos internacionais da International Association for Educational and Vocational Guidance (IAEVG). Por sua vez, no fascículo 10 (2) a referida seção contém o relatório do congresso brasileiro da ABOP. Esses dois formatos de seções são recentes e os textos nelas publicados cumprem a função de registrar o processo de editoração/produção científica e avanços em políticas públicas na área da orientação, visando a qualificação das práticas de intervenção do orientador educacional e profissional. São textos publicados a critério dos editores que objetivam estimular intervenções mais proativas na comunidade com perspectiva de interlocução entre diferentes atores: pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas públicas.

Com base nos artigos publicados, nota-se que os pesquisadores têm levado a cabo trabalhos que integram prática e teoria no campo da Orientação Profissional. Deste modo, justifica-se o empenho do corpo editorial da RBOP em propiciar maior comunicação entre profissionais e cientistas, a fim de estimular a realização de pesquisas e sua consequente divulgação. Por sua vez, a Orientação Profissional, como ciência e exercício de atividades profissionais, tem passado por mudanças significativas impulsionadas, sobretudo pela Revista, o que torna relevante a existência de seções diferenciadas como a “Seção Especial” e a “Seção Documentos”, nas quais são publicados textos significativos para a produção do conhecimento e a qualificação da prática profissional, como mencionado anteriormente.

A procedência institucional das autorias nacionais dos artigos publicados em 2009 está descrita na Tabela 3. Por sua vez, a Tabela 4 descreve a origem institucional dos autores internacionais.

Tabela 4
Distribuição das instituições de procedência dos autores de artigos internacionais publicados (n=12)

 

 

Assim como nos anos anteriores (2007, 2008), nota-se predominância de autores filiados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto), dois importantes pólos de produção científica na área da Psicologia, em particular, na subárea Orientação Profissional. A seguir destacam-se a Universidade de São Paulo (campus São Paulo) e a Universidade São Francisco (campus Itatiba). Além dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, observam-se contribuições dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Quanto às contribuições estrangeiras, nota-se presença de países ibéricos, com os quais os pesquisadores brasileiros da área têm estabelecido parcerias científicas. Além de Portugal e Espanha, há contribuições advindas da França, Canadá, EUA e Venezuela. Comparando as duas tabelas anteriores observa-se que mais de 50% da autoria é internacional.

 

Considerações Finais

A RBOP está em circulação regular desde 2003 e nestes anos tem tido importante papel no contexto da Orientação Profissional brasileira e iberoamericana. A diversidade na procedência dos autores, por regiões do país e por instituições, mostra a abrangência da Revista e sua capacidade de divulgação de diferentes saberes e vozes, constituídas por profissionais e pesquisadores da Orientação Profissional e áreas afins. Muito ainda há que ser feito com vistas ao aumento das indexações, ao aperfeiçoamento do processo editorial e à distribuição dos fascículos impressos. A disponibilização online dos fascículos, a partir de 2007, visou a sanar as dificuldades de localização dos exemplares impressos e, ao mesmo tempo, facilitou o acesso livre de estudantes e pesquisadores, requisito fundamental para a comunidade acadêmica na contemporaneidade. Esse, sem dúvida, foi o grande passo dado em 2007 pela RBOP. Por sua vez, em 2009, o marco histórico da RBOP refere-se à obtenção de Auxílio à Editoração junto ao CNPq. No que tange às perspectivas de consolidação científica da RBOP, em termos de divulgação a meta é ampliar a inserção em bases de dados e, em termos operacionais, pretende-se estudar a viabilidade da implementação do processo de submissão eletrônica de manuscritos, a partir da ferramenta Open Journal Systems (OJS), componente da metodologia SciELO disponível às publicações localizadas no PePSIC, objetivando reduzir o tempo dedicado à tramitação editorial, tornando o processo de publicação e avaliação dos manuscritos mais eficaz.

O ano de 2010 torna-se outro momento de especial importância para a revista e seus colaboradores: as normas foram atualizadas visando qualificar ainda mais o periódico e aumentar sua indexação em bases de dados. Esforços na melhoria da editoração e na ampla divulgação da produção científica qualificada continuarão a ser empreendidos.

 

REFERÊNCIAS

Bastos, A. V. B., & Tourinho, E. Z. (2008). Fundação CAPES. Coordenação da área de psicologia: Qualis periódicos 2008. Em Simpósio da ANPEPP, 12. Natal: Rio Grande do Norte. Recuperado em 07 agosto 2008, da BVS-PSI (Biblioteca Virtual em Saúde-Psicologia): http://www.bvs-psi.org.br/QUALIS_Periodicos_ReuniaoEditorial        [ Links ]

Bastos, A. V. B., Maraschin, C., Tomanari, G. Y., Andery, M. A. P. A., Guedes, M. C., Yamamoto, O. H., Menandro, P. R. M., Gomes, W. B. (2009). Critérios do qualis de periódicos: Área psicologia. São Paulo: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Recuperado em 15 maio 2009, de http://www.anpepp.org.br/index-aval.htm        [ Links ]

Melo-Silva, L. L. (2007). Histórico da Associação Brasileira de Orientação Profissional e da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 8(2), 1-9.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., Lassance, M. C. P., Santos, M. A., & Risk, E. N. (2008). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão dos períodos 1997-1999 e 2003-2007. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 9(1), 1-12.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., & Risk, E. N. (2009). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2008. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(1), 1-6.         [ Links ]

 

 

1 Endereço para correspondência: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.Departamento de Psicologia e Educação. Av. Bandeirantes, 3900, 14040-901, Ribeirão Preto-SP, Brasil. Fone: (16) 36023789. E-mail: lucileal@ffclrp.usp.br, eduardorisk@yahoo.com.br.

 

 

Sobre os autores
* Lucy Leal Melo-Silva é Professora Doutora do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, editora da Revista Brasileira de Orientação Profissional, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
** Eduardo Name Risk é psicólogo, Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da mesma instituição, bolsista da FAPESP. Foi assistente editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional e da Paideia.

Creative Commons License