SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Career Attributional Scale (EAC): an exploratory study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.12 no.1 São Paulo June 2011

 

SEÇÃO ESPECIAL

 

Revista Brasileira de Orientação Profissional: relatório de gestão 2010

 

 

Lucy Leal Melo-Silva1; Mara de Souza Leal; Eduardo Name Risk

Universidade de São Paulo, FFCLRP, Ribeirão Preto-SP, Brasil

 

 

A apresentação dos dados relativos à gestão editorial do ano anterior paulatinamente tem se tornado sistemática entre os periódicos da área de Psicologia, prática que o corpo editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) tem levado a cabo nos últimos anos (Melo-Silva, Lassance, Santos, & Risk, 2008; Melo-Silva & Risk, 2009, 2010). Deste modo, o presente relatório versa sobre a tramitação editorial da RBOP em 2010, abordando os principais indicadores de produtividade e abrangência geográfica do periódico, além de estabelecer as metas da editoria para os próximos anos. O trabalho compõe-se em três seções: (a) política editorial; (b) processo editorial 2010; (c) considerações finais.

 

Política editorial

A Revista Brasileira de Orientação Profissional é uma publicação semestral da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), com apoio editorial da Vetor Editora. A revista perfaz 15 fascículos publicados, contabilizados a partir de 2003, ano de sua revitalização, mudança de título, nomeação de novo corpo editorial e obtenção de novo ISSN. Informações sobre a origem do periódico, características e estruturação geral podem ser consultadas em Melo-Silva (2007). Desde 2003 a Revista tem passado por modificações com vistas a sua melhoria, norteando-se conforme reconhecidas publicações nacionais e internacionais da área, assim como pelas diretrizes instituídas pelo Qualis Periódicos, área Psicologia, da comissão conjunta CAPES-ANPEPP (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Em 2010, as normas para publicação foram reformuladas de acordo com as orientações para submissão de periódicos nacionais e internacionais da área da Psicologia, assim como da APA (American Psychological Association), ressalvadas as características editoriais do contexto brasileiro. Ademais, a pontualidade nas publicações vem sendo mantida, a partir do intenso esforço da Editoria, Comissão Editorial, Equipe técnica e autores, diante da complexidade das diversas tarefas empreendidas no processo editorial, conforme é de conhecimento geral dos acadêmicos da Psicologia, dentre outras áreas.

A RBOP está atualmente indexada nas seguintes bases de dados: (a) Literatura Latino-americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS); (b) Index Psi Periódicos (BVS-Psi); (c) Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC); (d) CLASE, que indexa documentos publicados em periódicos de revistas latino-americanas especializadas nas ciências sociais e humanas, (e) REDALYC, (f) Catálogo LATINDEX e (g) PSICODOC. Cumpre ressaltar que 2010 foi um ano importante para a Revista Brasileira de Orientação Profissional em decorrência de quatro indexações: CLASE, LATINDEX, REDALYC e PSICODOC (Tabela 1). Essa foi uma das metas estabelecidas pelo corpo editorial nos anos anteriores, possibilitando maior visibilidade para seus artigos, assim como estímulo para que pesquisadores submetam seus trabalhos em um veículo consolidado e que paulatinamente vem alcançando expressividade em âmbito nacional e ibero-americano.

 

Processo editorial 2010

No que concerne à tramitação editorial em 2010, o tempo médio para aprovação de um artigo variou entre seis e oito meses, sendo dez meses o tempo médio para publicação de um artigo, contabilizando-se a etapa de avaliação e todo o processo de finalização, já que se consomem cerca de três meses no processo de revisão dos resumos nas três línguas (português, inglês, espanhol), revisão bibliográfica, diagramação, revisão da diagramação pelo corpo editorial e os autores, impressão e preparação do fascículo em HTML para disponibilização no PePSIC.

Em 2010, como mostra a Tabela 2, a RBOP recebeu 55 artigos, sendo que 21 não foram recomendados, 21 estão em processo editorial e 13 foram aprovados e publicados nos fascículos de 2010 complementando outros submetidos em 2009. Dentre os 55 manuscritos submetidos, predominam os relatos de pesquisa (60%), nas demais categorias os trabalho estão distribuídos entre uma e sete submissões.

Em 2010 foram publicados 29 trabalhos, (Tabela 3) sendo que 18 constituem artigos originais (pesquisa, teórico e revisão da literatura), totalizando 62,06%. O fascículo 11(1) contém a "Seção Especial" na qual foi publicado o relatório da gestão da Revista em 2009. Na "Seção Documentos" do fascículo 11(2) foram publicados dois informes, um sobre o Congresso Internacional da IAEVG-2010 que aconteceu em Bangalore, Índia, e o outro sobre a participação da ABOP no III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão - Construindo referenciais éticos, democráticos e participativos. Trata-se de seções incluídas recentemente na linha editorial da RBOP e os trabalhos nelas publicados cumprem a função de registrar o processo de editoração/produção científica e avanços em políticas públicas na área da orientação, visando à qualificação das práticas de intervenção do orientador educacional e profissional. São textos publicados a critério dos editores que objetivam estimular intervenções mais proativas na comunidade com perspectiva de interlocução entre diferentes atores: pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas públicas.

 

 

Com base nos artigos publicados, nota-se que os pesquisadores têm levado a cabo trabalhos que integram prática e teoria no campo da Orientação Profissional. Deste modo, justifica-se o empenho do corpo editorial da RBOP em propiciar maior comunicação entre profissionais e cientistas, a fim de estimular a realização de pesquisas e sua consequente divulgação. Por sua vez, a Orientação Profissional, como ciência e exercício de atividades profissionais tem passado por mudanças significativas impulsionadas sobretudo pela Revista, o que torna relevante a existência de seções diferenciadas como a "Seção Especial" e a "Seção Documentos", nas quais são publicados textos significativos para a produção do conhecimento e a qualificação da prática profissional, como mencionado anteriormente.

A procedência institucional das autorias nacionais dos artigos publicados em 2010 está descrita na Tabela 4. Por sua vez, a Tabela 5 descreve a origem institucional dos autores internacionais. Ao todo foram 29 trabalhos, contribuições de 49 autores oriundos de 17 instituições brasileiras e cinco estrangeiras.

 

 

 

 

Tal qual anos anteriores (2007, 2008 e 2009), nota-se predominância de autores filiados à Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto), importante pólo de produção científica na área da Psicologia, em particular, na subárea Orientação Profissional. A seguir destacam-se a Universidade de São Francisco (campus Itatiba) e a Fundação Getúlio Vargas. Verifica-se dominância da produção científica na área da Orientação Profissional para a região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo. É importante também ressaltar a participação de diferentes instituições de outros estados do Brasil como a Universidade Federal de Santa Catarina (SC), Universidade de Brasília (DF), Universidade Federal de Uberlândia (MG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (MG), Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Universidade Federal do Paraná (PR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS), Instituto Geist (MA), Ernesto & Associados (PB). Sobre a predominância de trabalhos originados na região Sudeste, cumpre destacar que, de acordo com Féres-Carneiro, Bastos, Feitosa, Seidl-de-Moura e Yamamoto (2010), essa região concentra 52,4% dos Programas de Pós-graduação da área de Psicologia em nível mestrado e 59,5% dos referidos Programas em nível doutorado, redundando certa concentração da região em questão na produção científica nacional, em que pese os esforços dos periódicos da área e das diretrizes do Qualis (CAPES/ANPEPP) em ampliar a participação de outras regiões do país. Neste sentido, o artigo de Féres-Carneiro et al. (2010) discute e sugere metas/diretrizes para a Pós-graduação em Psicologia nacional a fim de paulatinamente espraiar o ensino e pesquisa deste setor por todas as regiões, levando-se em consideração as características históricas e estruturais de constituição do sistema universitário brasileiro.

No que tange às contribuições internacionais, nota-se predominância da participação portuguesa, com destaque para a Universidade do Porto. A parceria entre pesquisadores brasileiros da área com profissionais estrangeiros, principalmente portugueses, tem levado a importantes trocas acadêmicas, acarretando a elevação na quantidade de artigos submetidos e publicados de origem lusitana na RBOP. Além da Universidade do Porto, há contribuições advindas da Universidade de Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Minho. Somado a esses, há colaboração de um autor da Universidad Del Salvador, Buenos Aires, Argentina. Observa-se que mais de 42,85% da autoria publicada na RBOP é internacional, número bem expressivo se comparado aos periódicos nacionais da área.

 

Considerações finais

Diante das informações supracitadas, evidencia-se a importância da RBOP no contexto da Orientação Profissional brasileira e ibero-americana. Apesar de certa concentração de artigos provenientes de instituições da região Sudeste, o corpo editorial tem trabalhado no sentido de estimular a diversificação temática e institucional da produção científica da Orientação Profissional e áreas afins, o que depende não apenas dos operadores da Revista, mas sobretudo do próprio sistema de Pós-graduação brasileiro e de suas linhas de pesquisa. Estamos cientes de que muito há que ser feito com vistas à ampliação das indexações, ao aperfeiçoamento do processo editorial, à distribuição dos fascículos impressos, assim como o fortalecimento de políticas de acesso livre ao conteúdo publicado, o que tem sido realizado via disponibilização online dos fascículos, a partir de 2007.

 

Referências

Féres-Carneiro, T., Bastos, A. V., Feitosa, M. A. G., Seidl-de-Moura, M. L., & Yamamoto, O. H. (2010). Lacunas, metas e condições para a expansão da pós-graduação em psicologia no país. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(Supl. 1), 11-24.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L. (2007). Histórico da Associação Brasileira de Orientação Profissional e da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 8(2), 1-9.         [ Links ]

Melo-Silva, L.L., Lassance, M. C. P., Santos, M. A., & Risk, E. (2008). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão dos períodos 1997-1999 e 2003-2007. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 9(1), 1-12.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., Risk, E. N. (2009). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2008. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(1), 1-6.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., Risk, E. N. (2010). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2009. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 11(1), 1-4.         [ Links ]

 

 

Sobre os autores
Lucy Leal Melo-Silva é Professora Doutora do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, editora da Revista Brasileira de Orientação Profissional, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mara de Souza Leal é psicóloga, Bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e assistente editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional.
Eduardo Name Risk é psicólogo, Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da mesma instituição, bolsista da FAPESP, é membro da Equipe técnica da Revista Brasileira de Orientação Profissional.
1 Endereço para correspondência: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia. Av. Bandeirantes, 3900, 14040-901, Ribeirão Preto-SP, Brasil. Fone: 16 36023789. E-mail: lucileal@ffclrp.usp.br

Creative Commons License