SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Vocational psychology and critical feminism: from the past to the future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.14 no.1 São Paulo June 2013

 

SEÇÃO ESPECIAL

 

Revista Brasileira de Orientação Profissional: relatório de gestão 2012

 

 

Lucy Leal Melo-SilvaI; Mara de Souza LealII

IProfessora Doutora do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, editora da Revista Brasileira de Orientação Profissional, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
IIPsicóloga e mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, bolsista CAPES e foi assistente editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional

Endereço para correspondência

 

 

Este relatório, como normalmente se faz no primeiro fascículo de cada ano, objetiva apresentar dados relativos à tramitação editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP), a fim de dar visibilidade ao processo de gestão. Trata-se, portanto, do processo relativo ao ano de 2012, Informações sobre a gestão editorial de anos anteriores podem ser consultadas em Melo-Silva, Lassance, Santos e Risk (2008), Melo-Silva e Risk (2009), Melo-Silva e Risk (2010), Melo-Silva, Leal e Risk (2011), Melo-Silva, Leal e Risk (2012). Este relatório é descrito em três seções: (a) política editorial; (b) processo editorial 2012 e (c) considerações finais.

 

Política editorial

A Revista Brasileira de Orientação Profissional é uma publicação semestral da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), com apoio editorial da Vetor Editora. A revista perfaz, neste semestre, 20 fascículos publicados, contabilizados a partir de 2003, ano de sua revitalização, mudança de título e nomeação de novo corpo editorial. Informações sobre a origem do periódico, características e estruturação geral podem ser consultadas em Melo-Silva (2007).

Desde 2003 a Revista tem passado por mudanças com vistas a sua melhoria e à adequação aos novos tempos. Porém, é em 2010 que as normas para submissão passaram por mais modificações. As normas nas três línguas estão disponíveis no http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial& pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso.

A RBOP está indexada nas seguintes bases de dados: (a) Literatura Latino-americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS); (b) Index Psi Periódicos (BVS-Psi); (c) Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC); (d) CLASE, que indexa documentos publicados em periódicos de revistas latino-americanas especializadas nas ciências sociais e humanas; (e) Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP); (f) Catálogo REDALYC, que indexa revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal; (g) Catálogo LATINDEX; (h) PSICODOC, que é uma base de dados de Psicologia internacional e (i) SCOPUS (Elsevier), que é a maior base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares.

A Revista Brasileira de Orientação Profissional tem sido analisada de acordo com critérios instituídos pelo Qualis Periódicos, área Psicologia, da comissão conjunta CAPES-ANPEPP (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Em 2011 o periódico foi classificado no nível B1, o que evidencia esforço e trabalho continuado da equipe para a melhora da revista e das publicações da área. Cumpre esclarecer que, em 2012, a Revista obteve a avaliação (B1) em três áreas do conhecimento: "Psicologia", "Interdisciplinar" "Administração, Ciências Contábeis e Turismo", e B2 na área da Educação, de acordo com o Sistema integrado CAPES (SICAPES) - Webqualis. Esse dado é importante por evidenciar que docentes e pesquisadores de programas de pós-graduação de diferentes áreas estão publicando na Revista. É a partir destas informações que a CAPES avalia os periódicos. Assim, a Revista caracteriza-se como um veículo de difusão do conhecimento acessível a autores e leitores de diferentes áreas, possibilitando o diálogo interdisciplinar.

Desde o final de 2012 a RBOP está passando por um processo de transição da editoria científica da revista. Até o momento, a revista era gerida principalmente pela Profa. Dra. Lucy Leal Melo-Silva, que ao longo de uma década como editora científica, trabalhou arduamente para o desenvolvimento da revista e da área, alcançando sua indexação em diversos portais científicos importantes, para a melhora de sua classificação na avaliação da CAPES (Qualis), além de parcerias e financiamentos importantes, como a da Vetor Editora, do Programa de Apoio a publicações científicas do CNPq, e da FFCLRP/USP, local no qual a revista está sediada. O reconhecimento da revista e a sua visibilidade como um veículo de informação científica, da Psicologia e outras áreas tem tornado a editoração uma atividade relevante. É importante ressaltar que todas essas conquistas foram alcançadas com o auxílio incondicional dos membros de sua equipe editorial formada por editores associados, comissão executiva, conselho editorial, equipe técnica, assessores ad hoc, revisores, diagramadores e parceiros no processo de impressão, que a partir de seu compromisso com a ciência fez deste periódico um importante instrumento de comunicação da área. As conquistas também foram realizadas graças aos autores e leitores.

Neste momento de transição, a editoria cientifica da Revista Brasileira de Orientação Profissional esta a cargo dos professores. Dr. Marco Antonio Pereira Teixeira, Dra. Lucy Leal Melo-Silva e Dra. Maria Célia Lassance, que trabalharam e continuam trabalhando de forma dedicada para a sua melhoria. Assim, esse semestre, o primeiro de 2013, marca uma mudança histórica. Assume a função de editor principal o Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Teixeira, da UFRGS. E o novo e-mail para submissão de manuscritos passou a ser revbop@gmail.com.br. E o processo de submissão online está em teste para a implementação.

 

Processo editorial 2012

Em relação ao processo editorial ocorrido no ano de 2012, o tempo médio para aprovação de um artigo foi de seis meses. Já o tempo médio para publicação perfez dez meses, contabilizando-se a etapa de avaliação e todo o processo de finalização, uma vez que são consumidos cerca de três meses no processo de revisão dos resumos nas três línguas (português, inglês, espanhol), revisão bibliográfica, diagramação, revisão da diagramação pelo corpo editorial e os autores, impressão e preparação do fascículo em HTML para disponibilização online.

O ano de 2012 foi iniciado com 15 manuscritos submetidos e outros 39 deram início ao processo editorial, somando 54 manuscritos, em tramitação no ano de 2012 como mostra a Tabela 1.

Ao se considerar a categoria dos manuscritos submetidos em 2012, excluídos os vindos do ano anterior, verificou-se que dezenove (19) enquadravam-se na categoria "relato de pesquisa", seis (6) na categoria "revisão crítica da literatura", cinco (5) na categoria "estudo teórico", cinco (5) na categoria "relato de experiência" e quatro (4) na categoria "ensaio". Não foram recomendados, no referido ano, 15 manuscritos e foram publicados 20. O ano fechou com 19 manuscritos em processo editorial.

Observando apenas a coluna dos manuscritos publicados (n = 20) em 2012, verifica-se que dezessete (17) constituem artigos originais (relato de pesquisa, teórico e revisão crítica da literatura), totalizando 85%, os demais (15%) abarcam relato de experiência e ensaio. Vale destacar, que os volumes 13 (1) e 13(2) contém, também, a "Seção Especial" e o volume 13(1) a "Seção Documento", que registram o processo de editoração/produção científica e avanços em políticas públicas na área da Orientação Profissional e de Carreira, visando à qualificação das práticas de intervenção do orientador. São textos publicados a critério dos editores que objetivam estimular intervenções mais proativas na comunidade com perspectiva de interlocução entre diferentes atores: pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas públicas. No volume 13(1), foram publicados o relatório da gestão da Revista em 2011 e a "Seção Documento" na qual foram publicadas três sínteses de discussões de grupos de trabalho que participaram do I Fórum de Pesquisas em Orientação Profissional e de Carreira, promovido pela ABOP em 2011. No fascículo 13 (2), na "Seção Especial", foi publicado um texto de autoria de Jean Guichard do Institut Nacional d' Etude du travail et d' Orientation Professionnelle e do Conservatoire National des Arts et Métiers, que discorreu sobre os desafios para o aconselhamento em orientação profissional e de carreira para este início de século.

Com base nos artigos publicados, nota-se que os pesquisadores, predominantemente, integram prática, teoria e pesquisa no campo da Orientação Profissional, característica histórica da área tanto no cenário nacional quanto internacional. Deste modo, justifica-se o empenho do corpo editorial da RBOP em propiciar maior comunicação entre profissionais e cientistas, a fim de estimular a realização de pesquisas e sua consequente divulgação. A procedência institucional das autorias nacionais dos artigos publicados em 2012 está descrita na Tabela 2.

Nota-se predominância de autores filiados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), importante polo de produção científica na área da Psicologia, em particular, nas subáreas de Avaliação Psicológica e Orientação Profissional e de Carreira, seguidos de autores da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e da Universidade de São Paulo (FFCLRP), campus de Ribeirão Preto/SP. Há contribuições das seguintes instituições: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC, Instituto de Psicologia (IP/USP), SP, Faculdade FIA de Administração e Negócios (FIA/SP), Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração de Ribeirão Preto (INEPAD), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP), SP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP/USP), campus Ribeirão Preto, SP, Institutos Laços e Pieron de São Paulo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade Federal do Amazonas (UFA) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Como visto, apesar do predomínio de autores do Rio Grande do Sul, mais especificamente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é importante salientar que a contribuição de autores de diferentes estados brasileiros (SP, RJ, MG, AM, SC, MS, BA) mostra o alcance do periódico como veículo de produção científica da área, como também, a ampliação da rede de profissionais e investigadores da área nos diferentes estados brasileiros produzindo e divulgando conhecimento.

Por sua vez, a Tabela 3 descreve a origem institucional dos autores internacionais. Quanto às contribuições estrangeiras, nota-se que dentre as sete instituições participantes, seis são de origem portuguesa, destacando-se a Universidade do Porto e a Universidade do Minho (campus Braga). Comparando as duas tabelas anteriores observa-se que 70,90% da autoria é nacional, enquanto que 29,09% é internacional.

 

Considerações finais

A Revista Brasileira de Orientação Profissional, em circulação regular desde 2003, tem tido importante papel no contexto da Orientação Profissional brasileira e ibero-americana. Como se pode observar, a revista tem servido como veículo de divulgação de pesquisas e ideias para pesquisadores e orientadores de diversas instituições, tanto brasileiras quanto estrangeiras. Em especial, destacam-se no aspecto da internacionalização da Revista as publicações oriundas de Portugal, o que sugere um salutar processo de interesse mútuo pelas produções e intervenções em Orientação Profissional desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Além disso, a Revista também tem ampliado a sua abrangência como veículo de produção do conhecimento para profissionais da Orientação Profissional e de Carreira nas áreas de interface, em especial da Psicologia e da Administração.

Há de se destacar que o ano de 2012, marca um momento muito importante na história da RBOP, o do início da transição de uma gestão de editoração científica, que ainda continua em processo e que objetiva agregar mais melhorias à qualidade científica do periódico e com o aumento das indexações, o aperfeiçoamento do processo editorial e à distribuição dos fascículos impressos.

Muito já foi feito e alcançado, no entanto, esforços na melhoria da editoração e na ampla divulgação da produção científica qualificada continuarão a ser empreendidos. Para tal são necessários esforços tanto do corpo editorial quanto dos autores pesquisadores.

 

Referências

Melo-Silva, L. L. (2007). Histórico da Associação Brasileira de Orientação Profissional e da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 8(2), 1-9.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., Lassance, M. C. P., Santos, M. A., & Risk, E. (2008). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão dos períodos 1997-1999 e 2003-2007. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 9(1), 1-12.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., & Risk, E. N. (2009). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2008. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(1)., 1-6.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., & Risk, E. N. (2010). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2009. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 11(1), 1-4.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., Leal, M. S., & Risk, E. N. (2011). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2010. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 12(1), 1-4.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., Leal, M. S., & Risk, E. N. (2012). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2011. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(1), 1-5.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Universidade de São Paulo.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Psicologia
Av. Bandeirantes, 3900
14040-901, Ribeirão Preto-SP, Brasil
Fone: 16 3602 3789
E-mail: lucileal@ffclrp.usp.br